Buscar

avaliando pedi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402939528)
	sem. N/A: Fatores de risco do RN
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Segundo Tecklin (2002), os fatores de risco para disfunções neurológicas, podem ocorrer decorrentes de condições: neurológicas, respiratórias, metabólicas, cardiopatias congênitas, infecções virais no feto e neonato e exposição a substancias intra útero. Pensando nisso, assinale (V) para as sentenças verdadeiras e (F) para as falsas:
		
	
	São exemplos de cardiopatias congênitas acianóticas a tetralogia de Fallot e a transposição dos grandes vasos.
	
	As infecções congênitas do tipo TORCH, são pouco preocupantes, pois não causam seqüelas no bebê.
	
	A asfixia é resultado de uma troca inadequada de oxigênio e dióxido de carbono e pode ter várias causas como eventos que ocorrem durante a gravidez e no momento do parto.
	
	A aspiração de mecônio causa obstrução das vias aéreas, retração da parede torácica, roncos, taquipnéia e cianose
	
	A retinopatia da prematuridade é a principal causa de cegueira infantil e acredita-se que seja causada pelo acúmulo de quantidades excessivas de bilirrubina no sangue.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402444175)
	3a sem.: Desenvolvimento do Recém Nato e da Criança no 1º ano de vida
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Caroline tem 6 meses e o pediatra ao avaliá-la em uma consulta de rotina, fez o encaminhamento para que um fisioterapeuta realizasse a avaliação quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor. É esperado que Caroline, por ser uma criança normal e sem comprometimentos consiga:
		
	
	Engatinhar e ficar na postura de semi ajoelhada com apoio
	
	Passar para a postura de pé com apoio e ficar de Puppy
	
	Arrastar e adotar a postura de gatas sem auxílio
	
	Engatinhar e rolar de decúbito dorsal para ventral
	
	Rolar de decúbito ventral para dorsal, ficar na postura ajoelhada com apoio
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402992685)
	sem. N/A: CONTROLE MOTOR
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Controle motor é definido como a habilidade de regular ou direcionar os mecanismos essenciais do movimento. Com relação ao controle motor e aos fatores que influenciam a natureza do movimento humano, Assinale V para alternativa VERDADEIRA e F para FALSA. 
		
	
	Dentre os fatores que influenciam a natureza do movimento, pode-se destacar os fatores ligados ao indivíduo, considerando que o movimento surge a partir da interação de processos múltiplos como ação, percepção e cognição.
	
	Dentre os fatores ligados à tarefa que influenciam o controle do movimento, podemos citar as tarefas de estabilidade ou estáticas, que incluem, por exemplo, atividades como andar e correr. 
	
	Não são somente os fatores relacionados ao indivíduo que influenciam a natureza do controle do movimento, mas também fatores ligados à da tarefa e ao ambiente. 
	
	Os sistemas que controlam a percepção tem seu papel na determinação das nossas ações. Estes sistemas incluem receptores sensoriais periféricos que enviam aferências para diferentes regiões do encéfalo. As regiões do encéfalo correspondem a níveis de processamento mais elevados, onde as informações sensoriais são integradas. 
	
	A Teoria dos Sistemas, apesar de ser considerada mais abrangente, não considera o sistema musculoesquelético e nem a ação da gravidade no controle do movimento.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402945130)
	1a sem.: Desenvolvimento motor
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Criança de 8 meses de idade cronológica, nascida de parto prematuro com 24 semanas de idade gestacional, permaneceu em UTIN por aproximadamente 3 meses. Na alta hospitalar, foi encaminhada para o tratamento fisioterapêutico. Ao exame, observa-se que a criança eleva a cabeça em prono a 45º por curtos períodos, mas não mantém o controle, voltando a cabeça lateralmente para a direita. Em supino, interessou-se principalmente pela face humana, mas teve dificuldades para acompanhar os objetos. Não leva as mãos à linha média para alcançar o brinquedo, mas as toca eventualmente no centro do corpo. Puxada para sentar, não acompanha o movimento, participando apenas nos últimos 15º da manobra. Sentada com apoio do terapeuta, eleva a cabeça à posição vertical, mas não mantém. De pé, observa-se intensa extensão em membros inferiores, desfaz a posição com flexão de joelhos. Assinale a alternativa correta após identificar a idade corrigida e com que idade o comportamento motor é compatível. 
		
	
	6 meses de idade corrigida e 3 meses de comportamento motor.
	
	4 meses de idade corrigida e 2 meses de comportamento motor.
	
	4 meses de idade corrigida e 6 meses de comportamento motor.
	
	8 meses de idade corrigida e 2 meses de comportamento motor.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402448071)
	3a sem.: Controle motor normal
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Renato é uma criança de 6 meses de idade. Sua mãe resolveu levá-lo, a pedido do pediatra, a uma consulta com um fisioterapeuta pediátrico. Durante a consulta, o fisioterapeuta comparou Renato a crianças de 6 meses de idade com desenvolvimento neuropsicomotor normal, e percebeu que Renato está com atrasos motores. Podemos afirmar que a importância do conhecimento do DNPM normal pelo fisioterapeuta está nos aspectos:
		
	
	Determinar, antes do primeiro ano de vida, se a criança vai ou não deambular normalmente.
	
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico precoce e planejamento do tratamento.
	
	Traçar o prognóstico do paciente desde a primeira sessão.
	
	Planejamento do tratamento sem a necessidade do diagnóstico médico.
	
	Identificação de anormalidades, diagnóstico fisioterapêutico e médico precoce.

Outros materiais