Buscar

Microbiologia (roteiro)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Roteiro 1 - Normas de Segurança para as Aulas Práticas de Microbiologia
Procedimento 
Neste roteiro a professora explicou, com muito clareza, quais são as normas de segurança em especial nas Aulas de Prática de Microbiologia, além de métodos de descarte, manipulação de instrumentos, limpeza, esterilização.
Conhecimentos adquiridos
Compreendi que para as aulas em laboratório existem normas de segurança e são necessários alguns cuidados. No que diz respeito à vestimenta, deve-se trajar o avental longo abotoado, com mangas compridas e punho. Não é permitido comer, beber ou fumar no laboratório.
Os objetos pessoais devem ser conservados longe das bancadas de trabalho, pois são de uso exclusivo ao trabalho prático. Em caso de qualquer acidente deve-se comunicar imediatamente o responsável pela aula prática. 
O material infectado deve ser descartado em recipientes próprios: as placas de Petri deverão ser deixadas tampadas juntamente com as lâminas sobre a bancada e os tubos com culturas deverão ser deixados nas estantes. 
Ao final, se deve fazer uma limpeza e passar o “pente fino”: flambar alças e fios de platina; averiguar se as torneiras de gás estão fechadas; desligar lâmpadas dos microscópios; tirar o avental e guardar; lavar cuidadosamente as mãos. 
Roteiro 2 - Meios de Cultura
Procedimento
Foi explicado como fazer o preparo de meios de cultura, que são meios nutritivos preparados em laboratório, visando o crescimento de microorganismos. Para tal foi utilizado o meio Ágar MacConkey e Ágar nutriente. Conforme as instruções do fabricante foram pesados e diluídos em água destilada. Acrescentado a um erlenmeyers e autoclavados. Posteriormente, adicionados às placas de Petri estéreis, identificados com nome do meio de cultura e data de preparo e guardados devidamente em uma estufa bacteriológica até o momento do uso. 
Conhecimentos adquiridos
Neste roteiro aprendi que um meio de cultura consiste em um material nutritivo, preparado em laboratório, que se destina ao cultivo dos microrganismos, devendo, portanto, fornecer os nutrientes indispensáveis ao seu crescimento. Podem ser líquidos, sólidos ou semissólidos.
Existem vários tipos de meios de cultura: sintéticos ou definidos; complexos; seletivos; diferenciais e de enriquecimento. 
Roteiro 3 - Técnica de Semeadura
Procedimento
Foram demonstradas duas técnicas de semeadura: primeiro a técnica de esgotamento em estrias em dois meios de cultura sólidos divididos em duas placas de Petri, com os preparos de Ágar MacConkey e Ágar Nutriente respectivamente. A técnica de picada central em meio semi-sólido. Foi empregada a bactéria Escherichia coli introduzida no meio de cultura através da pinça bacteriológica e a alça de platina, levadas ao bico de Bunsen até chegar o rubor antes e depois do procedimento. 
Conhecimentos adquiridos
A técnica de semeadura é indispensável para a detecção e a quantificação de diferentes microrganismos, compreendendo regras de assepsia e segurança para impedir a contaminação dos meios de cultura com microrganismos do ambiente e, assim, impetrar culturas puras e evitar acidentes laboratoriais.
Conheci também a utilização de materiais próprios a semeadura, bem como o importante papel esterilizador do fogo: a alça de platina, da agulha e a boca do frasco devem ser flambados antes e depois de qualquer operação de semeadura, esfriando-os quando necessário em local esterilizado; o tampão de algodão deverá ser conservado seguro pelo dedo mínimo da mão que está segurando a alça, nunca pousando-os sobre a bancada. As placas de Petri precisarão ser abertas próximas ao bico de Bunsen para evitar contaminação com microrganismos do ar. Uma vez semeadas, as placas devem ser incubadas em estufas com tampa voltada para baixo. 
Roteiro 4 - Coloração de Gram
Procedimento
Neste roteiro aprendemos a técnica de coloração Gram. Foi preparado o esfregaço da cultura em lâmina de microscopia. Com a devida preparação utilizando-se do calor, fixação com solução de Violeta de Genciana e o esgotamento do corante de Lugol. Utilizou-se o álcool para diferenciação e lavou-se em água corrente. O mesmo processo foi feito com a solução de Fucsina. Por fim, após a secagem da lâmina, foi feita a observação em microscópio com objetiva de imersão.
Conhecimentos adquiridos
A morfologia individual e as reações tintoriais, juntamente com o exame microscópio direto, constituem um importante critério preliminar para identificação das bactérias e sua posterior classificação; além disso facilitam sua observação e permitem a visualização de determinadas estruturas.
Especificamente o método de coloração de Gram permite: colocar as bactérias em dois grandes grupos: Gram-positivas e Gram-negativas. Seu mecanismo de coloração está ligado à permeabilidade da parede celular, que retém o complexo iodopararrosanilina (composto da Violeta de Genciana + Lugol), permitindo ou não a descoloração pelo álcool.

Outros materiais