Buscar

PCC Criptogramas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PCC – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (Criptógamas – liquens) 
O que são liquens?
Os liquens são estruturas decorrentes de uma associação simbiótica entre fungos (micobiontes) e algas ou cianobactérias (fotossimbiontes). Nesta associação as algas realizam a fotossíntese e produzem carboidratos para seu próprio uso e para o fungo, este fornece proteção física e suplemento de água e minerais para a alga. Os liquens não possuem raízes e cutículas em sua estrutura, por isso dependem totalmente da atmosfera para conseguir nutrientes e exercer suas funções vitais.
Eles são encontrados principalmente nos troncos de árvores e outras plantas, tanto em áreas urbanas como campestres, e possuem a característica de serem capazes de acumular elementos minerais.
Como os liquens podem ser utilizados como bioindicadores?
	Uma vez que são dependentes da atmosfera para obter nutrientes e possuem capacidade de acumular elementos minerais presentes no ar, os liquens são estruturas que podem servir como bioindicadores, indicando a boa ou má qualidade do ar. De que forma? 
Sabendo-se que alterações morfofisiológicas nos liquens têm sido atribuídas à poluição do ar – uma das formas de utilizá-los como bioindicadores seria contabilizar a amostragem de liquens em determinada área urbana e analisar estas características: coloração, crescimento, etc. Após certo tempo, voltar a observar as amostras e identificar mudanças neste sentido: branqueamento da clorofila ou o desenvolvimento de áreas pardas nos cloroplastos.
Outra forma de utilizá-lo como bioindicador seria analisar as espécies encontradas em uma área urbana no que se refere à quantidade e variedade das mesmas e a intensidade do tráfego de veículos ou atividade industrial.
Se espera encontrar menor número de espécies onde há maior concentração de indústrias, trânsito, etc., dada a sua sensibilidade à poluição, que pode até causar a extinção das espécies. 
Assim, os liquens são um meio simples – por serem facilmente encontrados – para se analisar a boa ou má qualidade do ar e, assim, podem contribuir positivamente para o aprimoramento das políticas públicas de controle da poluição atmosférica para o aumento da qualidade de vida da população.
	
FONTES: 
MARTINS et al., 2008 (Liquens como bioindicadores)
COSTA E MINEO et al., 2013 (Liquens como indicadores de poluição)

Outros materiais