Buscar

Aspectos Jurídicos da Atuação Policial VA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

GABARITO
		 
	Questão 1
Considerando a noticia de que uma equipe policial tenha praticado o crime de tortura, julgue os itens a seguir, marcando “C” para as afirmações CORRETAS e “E” para as alternativas “ERRADAS”:
 
	         O crime de tortura se consuma com a provocação do sofrimento físico ou mental, independentemente da finalidade visada.
 
	         Na tortura-castigo é importante que fique evidenciado o intenso sofrimento físico ou mental causado na vítima. Assim, o investigador tem que apurar o grau da intensidade. Caso contrário, fica configura o crime de maus tratos.
 
	         Aquele que se omite em face da tortura, quando tinha o dever de evitá-las ou apurá-las, responde penalmente pela omissão, na forma da Lei 9.455/1997.
 
	         Doutrina e Jurisprudência majoritárias entendem que na Lei de Tortura a perda do cargo é automática com a condenação, dispensada a fundamentação na sentença. Contudo, a perda do cargo não é perpétua, podendo o agente, quando cumprir a pena, com prazo de reabilitação, prestar novo concurso.
 
	         Não se aplica a Lei de Tortura quando a conduta não tenha sido cometida em território nacional, mesmo que a vítima seja brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – C – C – E (em 30/11/2017 22:32:37)
	 
	Questão 2
Marque a alternativa CORRETA em uma situação de oposição à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça por parte de um indivíduo em face de uma busca pessoal realizada por um policial:
Sua resposta: O delito de resistência se consuma quando uma pessoa se utilizar de violência ou ameaça (não precisa ser grave) para impedir ou obstruir um procedimento legal, realizado pelo profissional de segurança pública competente, como por exemplo, para evitar uma prisão ou uma reintegração de posse. (em 30/11/2017 22:33:56)
	 
	Questão 3
Levando em consideração os ensinamentos sobre os aspectos jurídicos da abordagem policial, como estratégia de prevenção à violência urbana, resgate da paz social e instrumento para instrução criminal, marque “V” para as alternativas “VERDADEIRAS” e “F” para as alternativas “FALSAS”:
 
	         A abordagem policial realizada em uma ocorrência, considerando a “fundada suspeita”, pode basear-se em parâmetros unicamente subjetivos (ex.: tirocínio policial, baseado na experiência), sendo desnecessários os elementos concretos. Assim, o simples fato de um indivíduo trajar determinados vestuários (ex.: “kit peba”), ou se locomover em uma região na qual não reside, autoriza a busca pessoal.
 
	         A busca pessoal independe de ordem judicial apenas para o caso de prisão em flagrante delito, necessitando de determinação judicial para os casos de fundada suspeita.
 
	         a abordagem pode ser empregada para fins educativos ou instrutivos, na medida em que o agente busca promover a orientação do público sobre determinados aspectos de comportamento, de acordo com as regras de ordem pública, seja no trânsito, em vias públicas, parques, praças, meio ambiente, dentre outros.
 
	         Devido a primazia do direito à liberdade de locomoção, a busca pessoal somente existe em casos de fundada suspeita envolvendo a prática de um delito.
 
	         A abordagem policial constitui o procedimento de aproximação a uma pessoa, ou a um grupo de pessoas, ou ainda a um veículo ou residência, com o fim de confirmar um fato, a evidência de uma infração penal, bem como investigar, orientar, advertir, prender ou assistir.
 
 
O resultado é:
Sua resposta: F – F – V – F – V (em 30/11/2017 22:54:40)
	 
	Questão 4
De acordo com os aspectos jurídicos da abordagem policial, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Considerando que o Estado detém o monopólio do uso da força legítima, o poder público não está obrigado a fornecer aos agentes de segurança pública instrumentos de menor potencial ofensivo, alternativos ao uso letal da força. (em 30/11/2017 22:55:53)
	 
	Questão 5
As ações dos profissionais de segurança são construídas para garantir e resguardar uma situação de paz social, um ambiente de normalidade almejada pela coletividade, protegendo os bens mais caros para a sociedade, consoante às normas jurídicas vigentes, estabelecendo um grau adequado de coexistência pacífica entre as pessoas. Dentro desse contexto, destacam-se os direitos e garantias fundamentais, normas constitucionais que limitam o exercício do dever-poder de polícia, com o objetivo de evitar os desvios e as arbitrariedades durante a atuação policial. Sobre o tema marque “C” para os itens CERTOS e “E” para os ERRADOS:
 
	         Para garantia da segurança pública e independente da existência de lei, todo cidadão é obrigado a portar documento de identidade, sob pena de praticar infração penal.
 
	         Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal.
 
	         Excepcionalmente, para garantia da segurança da coletividade, considerando ainda a relatividade dos direitos e garantias fundamentais, nos casos de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e crimes hediondos, permite-se obter informação, declaração ou confissão do autor dos crimes, através do emprego de força física ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental.
 
	         É autorizada a detenção de indivíduo que será conduzido imediatamente à delegacia de polícia, com o objetivo de se verificar a existência de mandado de prisão, mesmo que não tenha praticado flagrante delito.
 
	         A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou à pessoa por ele indicada.
 
O resultado é:
Sua resposta: E – C – E – E – C (em 30/11/2017 22:56:47)
	 
	Questão 6
Marque a alternativa CORRETA, perante uma ocorrência em que haja desacato praticada por cidadão em face de uma atuação policial:
Sua resposta: São casos comuns de desacato os sinais ofensivos de empurrão ou de xingamentos ao policial durante uma abordagem, bem como a reação de amassar, rasgar e jogar no chão um mandado de intimação ou de notificação de infração de trânsito. (em 30/11/2017 22:57:45)
	 
	Questão 7
Durante uma abordagem policial, uma pessoa desobedeceu à ordem legal do profissional de segurança pública. Diante dessa situação, marque a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: Recusar ao policial dados ou indicações sobre a própria identidade, estado, profissão, domicílio e residência configura o crime de desobediência. (em 30/11/2017 22:58:10)
	 
	Questão 8
Ao se recordar da ideia de que nenhuma ocorrência é igual a outra, ainda que envolva a mesma pessoa, o mesmo lugar, o mesmo horário, dentre outros fatores, considere os aspectos discricionários da atuação policial para julgar os itens abaixo, marcando “C” para as afirmações “CORRETAS” e “E” para as afirmativas “ERRADAS”:
	         A previsão legal e regulamentar do dever-poder de polícia é abrangente, permitindo ao profissional de segurança pública escolher as medidas oportunas e convenientes para se atingir o fim público.
 
	         Para legitimar as ações discricionárias, aqui é de se aplicar a ponderação de valores, mediante emprego do princípio da proporcionalidade com seus requisitos de adequação, necessidade e razoabilidade ou proporcionalidade em sentido estrito.
 
	         Discricionariedade não se confunde com arbitrariedade. Discricionariedade é liberdade de agir dentro dos limites legais; arbitrariedade é ação fora ou excedente da lei, com abuso ou desvio de poder.
 
	         Caracteriza-se discricionariedade durante a atuação policial quando o profissional de segurança pública tem uma margem de liberdade para adotar uma decisão, optando por uma medida, dentre as várias soluções possíveis (ex.: abordar, intervir, verbalizar, empregar dispositivo eletrônico de controle, mobilizar, algemar, etc.).
 
	         Afaixa de opção do ato discricionário encontra limitações no cumprimento do interesse coletivo, devendo se observar ainda os elementos do ato administrativo: competência, finalidade, forma, motivo, objeto.
 
O resultado é:
Sua resposta: C – C – C – C – C (em 30/11/2017 22:59:18)
	 
	Questão 9
Tendo em vista as garantias constitucionais para defesa da liberdade, assinale a alternativa CORRETA:
Sua resposta: É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa. (em 30/11/2017 23:01:11)
	 
	Questão 10
Um dos direitos fundamentais mais afetados com a intervenção estatal, em especial, através da atuação dos órgãos de Segurança Pública, durante uma busca pessoal, no exercício do dever-poder de polícia, é o direito de ir, vir e permanecer. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA:
Sua resposta: A prisão, como hipótese de cerceamento da liberdade de locomoção, quando ilegal, somente será suspensa pela autoridade policial, até que sejam colhidas provas da autoria e materialidade do crime. (em 30/11/2017 23:02:29)

Outros materiais