Buscar

SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL. 05

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SEMINÁRIO EM SERVIÇO SOCIAL
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201501625417)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A respeito do terceiro setor, analise as afirmativas abaixo, classificando-as como verdadeiras ou falsas. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta: ( ) Integram o terceiro setor as pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, que exercem atividades de interesse público, não exclusivas de Estado, recebendo fomento do Poder Público. ( ) As entidades do terceiro setor integram a Administração Pública em sentido formal. ( ) O terceiro setor coexiste com o primeiro setor, que é o próprio Estado e com o segundo setor, que é o mercado. ( ) Integram o terceiro setor as organizações sociais de interesse público e as organizações sociais.
		
	
	V,V,V,F
	
	V,V,F,V
	
	F,F,V,V
	
	V,F,F,V
	 
	V,F,V,V
	
	 2a Questão (Ref.: 201501641705)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O sentido de uma nova cidadania e democracia participativa tem conduzido à caracterização de um novo perfil do sujeito social, que se percebe não só como titular de direitos e deveres individuais ou coletivos, mas principalmente como responsável socialmente pelo mundo em que vive. Ao mesmo tempo, o Estado contemporâneo tem se revelado insuficiente para atender todas as demandas pós-modernas. Sobre o conceito de Terceiro Setor, é correto afirmar que:
		
	
	diz respeito às atividades individuais como o mercado
	
	corresponde à atuação do Estado no trato das questões sociais
	
	iniciativa pública com vistas à realização do interesse privado
	 
	corresponde à atuação da sociedade civil organizada em políticas sociais
	
	prestação de serviços públicos exclusivos do Estado e sem fins lucrativos.
	
	 3a Questão (Ref.: 201502042109)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Três teorias políticas se configuraram na construção do mundo moderno entre os séculos XVI e XVIII e caracterizaram os Estados Modernos do período. Está correta a associação da teoria com seu teórico a afirmativa:
		
	
	Teoria Social de John Locke
	
	Teoria Absolutista de Jean-Jaques-Rousseau
	
	Teoria Absolutista de John Locke
	 
	Teoria Social de Jean- Jaques-Rousseau
	
	Teoria Liberal de Thomas Hobbes
	
	 4a Questão (Ref.: 201501625358)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH): proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1948, pós 2ª Guerra, este documento constitui o fundamento universal contra todas as formas de opressão. Trata-se de:
		
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, dependente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	 
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e essenciais, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, mas não do credo.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como inalienáveis e facultativos, dependente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	reconhecer os Direitos Humanos como alienáveis e facultativos, independente de cor, sexo, nacionalidade, orientação sexual, credo, etc.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201501632290)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	Complete as lacunas: Podemos dizer que o Terceiro Setor corresponde à _________ da sociedade civil organizada em _________de prestação de serviços públicos não exclusivos do ______ e sem fins lucrativos.
		
	
	Atenção; políticas sociais; capital
	
	Configuração; políticas assistenciais; Estado
	
	Criação; políticas educacionais; Estado
	
	Atuação; políticas civis; Mercado
	 
	Atuação; políticas sociais; Estado
	
	 6a Questão (Ref.: 201502042108)
	 Fórum de Dúvidas (1)       Saiba  (0)
	
	Com o fim da sociedade medieval, por volta do século XV, tem-se início a chamada transição moderna, que compreende os séculos XVI, XVII e XVIII. Durante esse período, grandes transformações ocorreram na estrutura social. Podemos citar, como exemplo:
		
	 
	no plano ideológico, o teocentrismo (a vontade de Deus como responsável pelo mundo) cede lugar ao antropocentrismo (a Razão como explicação para o mundo).
	
	na esfera econômica, a industrialização introduziu o trabalho escravo.
	
	no plano ideológico, o antropocentrismo (a Razão como explicação para o mundo) cede lugar ao teocentrismo (a vontade de Deus como responsável pelo mundo).
	
	no plano social, a mudança mais significativa foi a do status de súdito (em que ser reconhece direitos) para o status de cidadão (em que só se estabelece deveres ao indivíduo).
	
	a formação do Estado moderno, que passa a apresentar um sistema político descentralizado com origem na democracia.
	
	 7a Questão (Ref.: 201502042111)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	O sentido de uma nova cidadania e democracia participativa tem conduzido à caracterização de um novo perfil do sujeito social, que se percebe não só como titular de direitos e deveres individuais ou coletivos, mas principalmente como responsável socialmente pelo mundo em que vive. Ao mesmo tempo, o Estado contemporâneo tem se revelado insuficiente para atender todas as demandas pós-modernas. Assim, cresce uma nova consciência social em que, ao lado do Estado e do mercado, as ações coletivas assumem um papel efetivo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. Essa participação ativa da sociedade civil organizada na implementação e parceria com políticas públicas sociais tem sido chamada de:
		
	
	movimentos sociais.
	
	consórcio público.
	 
	terceiro Setor.
	
	empresa privada.
	
	parceria público e privado.
	
	 8a Questão (Ref.: 201502042106)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 1)       Saiba  (0)
	
	A relação entre o Estado e a Sociedade caracteriza o desenvolvimento moderno da humanidade. A partir desta relação o status e o papel social do indivíduo mudam de súdito e passivo para cidadão e agente histórico. Ao longo desse processo evolutivo, o indivíduo foi considerado apenas como devedor de obediência às ordens do Estado, em seguida passou a ser credor de direitos e finalmente assume também uma responsabilidade social. Essa assunção de responsabilidade vai caracterizar:
		
	
	o chamado Segundo Setor
	
	o chamado Quarto Poder
	 
	o chamado Terceiro Setor
	
	o chamado Primeiro Setor
	
	o chamado Quarto Setor

Outros materiais