Buscar

ESTUDO DIRIGIDO 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO 2- EXAMES COMPLEMENTARES
PROF. DR. KLEBER ALVES GOMES
Como é chamada a incidência radiológica de RX de tórax realizadas na terapia intensiva?
Sobre a densidade radiológica das estruturas avaliadas na Radiografia, qual a sequência crescente da densidade das estruturas corporais?
Sobre o estudo da radiologia covencional, do que se trata a tomografia computadorizada? Como é produzida a imagem e quais suas diferenças para radiografia?
Identifique os efeitos biológicos e deletérios da radiação ionizante.
A tomografia computadorizada é um bom método complementar de diagnóstico por imagem para a identificação dos sangramentos cerebrais. Os achados tomográficos para estes casos vão se mostrar brancos. Aponte de acordo com a terminologia da TC, o padrão de cor encontrado na lesão supracitada.
Cite duas vantagens da tomografia computadorizada.
O estudo de uma disciplina na formação de qualquer profissional somente terá validade na medida em que ficar reconhecido o desenvolvimento de sua aplicação prática, que deverá ser conduzida com coerência com as competências a serem alcançadas pelo profissional em questão. Neste sentido, também a especialidade médica Radiologia e Diagnóstico por Imagem pode colaborar na formação do fisioterapeuta, a ele fornecendo subsídios para que possa executar funções descritas nas diretrizes curriculares do curso de graduação em Fisioterapia. Baseado nesta premissa, aponte, a relação estabelecida entre conhecimento radiológico e de imagem e exercício profissional do fisioterapeuta
Qual critério é usado para avaliar uma radiografia de tórax com inspiração adequada?
A realização de um método complementar de diagnóstico por imagem deverá considerar alguns fatores que em função do desenvolvimento tecnológico, em particular da engenharia mecânica, poderão se modificar ao longo do tempo. Em certas ocasiões o paciente terá seu exame contra-indicado, por isso mesmo vindo a ser impedido de fazer seu exame. Considerando a premissa, qual a condição que pode impedir o paciente de fazer o exame em tomografia computadorizada ou mesmo em ressonância magnética ou ainda em densitometria óssea? 
Qual o aspecto que está vinculado à postura fundamental que faz referência a utilização do método complementar de diagnóstico por imagem, seu custo e seu benefício, lembrando que um resultado diagnóstico deve ser obtido com um exame de menor custo, sem perder o foco na segurança do resultado?

Outros materiais