Buscar

04 04 SIPAT

Prévia do material em texto

SEMANA INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES/SIPAT
A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é uma semana voltada à prevenção, tanto no que diz respeito a acidentes do trabalho quanto a doenças ocupacionais. É uma das atividades obrigatórias para todas as CIPAS (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e deve ser realizada anualmente.
A Legislação da SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214, NR-5, item 5.16 “Atribuições da CIPA“, letra O: “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT”.
OBJETIVOS: 
- Orientar e conscientizar os funcionários da organização sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho; 
- Fazer com que os funcionários tenham noção de segurança e pratiquem segurança (valores geralmente esquecidos no dia-a-dia). 
Na SIPAT, os assuntos relacionados com saúde e segurança do trabalho são evidenciados, buscando a efetiva participação dos funcionários e envolvendo também os diretores e gerentes e, se possível, os familiares. É fundamental que ela não seja vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, onde a lucratividade está na promoção da saúde, aumento da produtividade e valorização da vida.
ORGANIZAÇÃO:
Para organizar a SIPAT, é necessária a observação de alguns aspectos gerais, tais como o foco do evento e os objetivos principais. Isso deve ser feito em parceria com a CIPA da organização.
Para a realização da SIPAT, deve-se verificar as principais ocorrências de acidente de trabalho ou doença ocupacional dentro da empresa para direcionar pelo menos um dia da SIPAT a esse assunto. Por exemplo: acidentes com mãos, acidentes de trajeto, estresse ocupacional etc. Além disso, deve-se atender aos temas determinados na NR5, que exige que as empresas promovam campanhas de combate às DST/AIDS.
Como se trata de uma semana, é importante tentar realizar o evento de modo completo, de segunda a sexta-feira. O evento deve ser divulgado de forma ampla e com antecedência, para que a participação possa ser maciça. 
É indispensável que haja amplo registro, lista de presença, fotografias, assinatura dos instrutores e certificado de realização do evento quando há a contratação/convite de alguma empresa ou palestrante para realizar o evento.
Sempre que uma SIPAT é realizada, para que seja mais fácil a elaboração do material de divulgação e das ações que serão desenvolvidas, é necessária a escolha de um tema, de preferência com alguma relação com a realidade do ambiente de trabalho da organização em que o evento será realizado.
PRINCIPAIS AÇÕES DESENVOLVIDAS: 
Palestras: devem ser ministradas por profissionais específicos de acordo com o tema, para obter um melhor aproveitamento e assim não gerar dúvidas. Recomenda-se que o tempo seja de no máximo 50 minutos, para não fadigar as pessoas que estão assistindo.
Teatro: Peças teatrais favorecem uma melhor fixação da informação e entendimento do assunto, mas deve-se tomar muito cuidado para que a apresentação não fuja do foco do evento. 
 Intervenções: Intervenções para SIPAT são normalmente aplicadas nas empresas em que não se pode parar a produção. Assim, profissionais específicos circulam pelos setores com o objetivo de informar detalhadamente sobre o tema escolhido.
Serviços de Saúde: durante a SIPAT, pode-se contratar alguns profissionais para enriquecer mais o evento, como enfermeiros para realização de medição de pressão, exames de diabetes, exames de sangue etc. Também é comum que professores e estudantes de Educação Física ou de Fisioterapia participem, realizando Ginástica Laboral e dicas de postura.
Jogos para SIPAT: a realização de jogos (concurso de perguntas e respostas, gincanas, caça-palavras etc.) é uma estratégia que promove a integração entre os participantes e chama a atenção de todos para o tema, de maneira agradável e divertida. 
Sorteio de Brindes: pode ser realizado após as palestras e teatros. Essa estratégia ajuda a atrair as pessoas para o evento, mas deve-se sempre deixar claro para todos que o maior prêmio que se pode ganhar é a informação para a preservação da saúde e qualidade de vida no trabalho.

Continue navegando