Buscar

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE PESSOAL. 07/08/2017
O departamento de pessoal é uma das áreas de maior crescimento no Brasil. Cada vez mais empresas optam por ter um departamento especifico para tratar questões como admissão, folha de pagamento, demissão, etc.
Valorizar os funcionários que atuam nesse segmento é de extrema importância. Ele é um elo, um mediador, que garante a diretoria que os controles necessários estão sendo feitos e que da segurança aos funcionários que todos os seus direitos estão em dia.
Muitas empresas acreditam que qualquer pessoa pode trabalhar facilmente nesse setor, porem isso é questão a se pensar. Lidar com pessoas não é uma tarefa para qualquer um, e lidar com os resultados obtidos pelo trabalho de alguém é mais delicado ainda. Esse profissional acima de tudo deve ser bem qualificado, erros podem acontecer porem são preocupantes, pois podem gerar certos problemas e muito transtorno. É fundamental preparar os trabalhadores deste importante departamento através de cursos que os tornem conhecedores de como prestarem um serviço excelente sem cometerem falhas, além disso, possuir informativos semanais fiscais atualizadores de procedimentos e legislação.
Os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Essa atualização pode ser em rotinas usuais, como admissão e desligamento, por exemplo. Mas também podem ser feitas para temas específicos, como participação de empregados em resultados da empresa, novas técnicas de avaliação de candidatos, legislação de contratos terceirizados e outros inúmeros assuntos. Tributação e fiscalização são também dois assuntos que abrangem várias atividades do departamento pessoal e que exigem constante atualização para que a rotina do departamento pessoal seja executada corretamente.
Investir nessa área tem sido uma prática comum no mercado de trabalho, desde pequenas e médias empresas, pois principalmente essas só irão crescer se os seus funcionários se virem crescendo dentro delas. A grande empresa normalmente já tem essa visão e por esse e tantos outros motivos, hoje é uma grande empresa.
Esta é uma área que sem duvida alguma esta em constante mudança e as empresas necessitam acompanhar essa evolução.
Este setor dentro da organização deve estar bem fortalecido, pois assim gera uma sensação de segurança tanto para o empregado quanto para o empregador que sabe que toda parte burocrática esta sendo cuidada de uma maneira correta e com qualidade.
Dado o exposto, é necessário valorizar, desenvolver e proporcionar recursos para que este departamento passa exercer um bom papel dentro da organização, contribuindo para o desenvolvimento e a assertividade de suas atividades que tem como foco a o bem estar dos colaboradores e a tranquilidade aos acionistas da empresa que necessitam dos lucros e dispensam multas por conta de erros.
Bruno Santana, Universidade de Mogi das Cruzes

Outros materiais