Buscar

Modelo de carta de advertência para funcionário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Modelo de carta de advertência para funcionário
De:  _______________________________________ 
(nome do empregador ou encarregado por apresentar a advertência)
 
Para: ______________________________________
(nome do empregado a ser advertido)
 
 
        REF.: ADVERTÊNCIA NO TRABALHO
      
        Prezado Senhor _____________________(nome do empregado a ser advertido)
 
 
        Venho por meio desta, informar que o Senhor vem apresentando comportamento não condizente com as normas internas da empresa, sobretudo, no que pertine ao descumprimento de sua jornada de trabalho e ao desrespeito às normas de segurança e medicina do trabalho obrigatórias a todos os empregados.
 
 
        Em virtude disso, fica o Senhor advertido de que não é permitido dentro desta empresa, as atitudes descritas acima e que, verificada a reincidência, esta poderá ocasionar a rescisão por justa causa de seu contrato de trabalho.
 
      
        Sem mais.
      
        Assino a presente.
 
 
(Localidade), (dia) de (mês) de (ano).
 
 
____________________________________________________
(nome e assinatura do empregador ou encarregado por apresentar a advertência)
Linguagem
É importante que a linguagem utilizada na carta siga as regras de escrita padrão e que não humilhe o funcionário. Embora a carta advertência seja amparada pela lei, ela não pode constranger o empregado.
Dicas para formular uma carta de advertência Papel
O papel deve ser preferencialmente timbrado. Isto, além de dar mais formalidade do documento, ainda deixa claro de qual empresa se trata caso, futuramente, um processo trabalhista seja aberto.
Motivo
A primeira parte da carta deve conter uma identificação de motivo. Ou seja, o motivo da carta – no caso, uma advertência – deve vir no início para informar o leitor do conteúdo que ele encontrará ao longo do texto.
Identificação
Para ter uso legal, a carta de advertência deve conter todas as informações do funcionário, como nome, documentos, número da carteira de trabalho (documento que prova a ligação do indivíduo com a empesa) e cargo e função desempenhada dentro da empresa.
Justificativa
Após a identificação é preciso informar o motivo da carta. Ou seja, explicar o porquê do funcionário estar sendo advertido. Os motivos e justificativas devem ser amparados pelas cláusulas do contrato admissional e pela lei trabalhista.
Além disso, é preciso informar quais serão as próximas consequências caso a carta não surta efeito. Se o funcionário continuar descumprindo com as regras da empresa ou agir de forma ilícita, é possível aplicar suspensão de até 30 dias e, posteriormente, demiti-lo por justa causa. Ambas as penalidades devem estar prevista na carta advertência.
Entrega
No momento de entregar a carta ao funcionário, o responsável deve imprimir duas vias. Uma fica com o destinatário e a outra com o remetente. É importante ter uma assinatura que prove o recebimento e conhecimento do conteúdo do documento. Uma assinatura na via da empresa é o suficiente..

Outros materiais