Buscar

Análise Economica - Curva de Demanda e Oferta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Antes de iniciar a análise dos gráficos, é importante definir o conceito de oferta e demanda, levando em conta que situações do cotidiano podem levar a uma interpretação errônea. A oferta é a quantidade de um determinado bem que os produtores desejam vender, e não a quantidade de bens ofertados. Já demanda é a quantidade que os consumidores almejam adquirir. Ambas as variáveis, oferta e demanda, possuem uma relação de dependência com o fator preço, onde nos gráficos em questão, está sendo referido no eixo y (vertical).
Os produtores desejam ofertar uma maior quantidade de determinado bem quando este tem seu preço elevado, em contrapartida, quanto mais elevado for o preço de tal bem, menos os consumidores planejarão adquirir, levando em conta as limitações da renda e a possibilidade de aquisição de bens concorrentes.
A dinâmica microeconomica é representada nos 3 gráficos, onde nos gráficos 1 e 2, podemos observar os efeitos da adoção do preço mínimo e máximo que o bem pode possuir, respectivamente. Quando adotado o preço mínimo de 5.00, a oferta também é a mínima que se pode ter, 100; adotando o preço máximo de 10.00, a demanda aproximasse da origem da função (100) e a oferta atinge 800. O gráfico 3 represta o equilibrio entre a oferta e demanda, que é o momento onde a quantidade que os consumidores desejam comprar é exatamente igual à quantidade que os produtores desejam vender. Não há excesso ou escassez de oferta ou demanda.

Outros materiais