Buscar

Resumo das AVs de Contabilidade de Custos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo de Contabilidade de Custos_ AVs 
Investimentos Representam gastos ativados em função de sua vida útil ou benefícios vinculados a períodos futuros.
A contabilidade financeira condiciona às imposições legais e requisitos fiscais.
As empresas comerciais tem como suas principais atividades a compra e venda de mercadorias prontas para revendas. 
 Na fábrica, desenvolvem­se os trabalhos dos operários e máquinas, a fim de transformar a matéria­prima (MP) em produtos disponíveis para venda.
Além das atividades comerciais, que são a venda de seus produtos, as empresas industriais exercem também atividades de fabricação dos produtos que são posteriormente vendidos.
 Quando da venda do produto acabado, apura­se o lucro bruto pela diferença entre a receita líquida e o custo dos produtos vendidos (CPV).
Numa economia inflacionária, os custos das matérias­primas tendem sempre a aumentar.
Considerando este impacto causado no CPV (Custo do Produto Vendido) na comparação entre os critérios PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair), CMPM (Custo Médio Ponderado Móvel) e UEPS (Último a Entrar, Primeiro a Sair): 
A adoção do critério PEPS tende a causar menor impacto sobre o Custo do Produto Vendido em comparação com os critérios CMPM e UEPS.
 Métodos UEPS de avaliação do estoque
 "As últimas compras que entram são as primeiras que saem. Por consequência, o valor do estoque final do período é valorizado pelas primeiras compras."
A soma da mão de obra direta e custos indiretos forma o custo de transformação
Sobre o custo de transformação, seria correto afirmar que Corresponde à soma da mão de obra direta com os gastos indiretos de fabricação
Quanto a classificação das despesas operacionais, temos as despesas comerciais que são remunerações destinadas ao apoio para a realização das vendas, elas são, Comissão dos vendedores e frete da entrega.
Um custo cujo montante seja incrementado quando cresce o volume de produção, mas seja constante para cada unidade produzida é conhecido como custo variável.
O desembolso é o Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço. 
Pode ocorrer concomitantemente com o Gasto (pagamento à vista) ou depois deste (pagamento a prazo).
Exemplos: Pagamento de energia elétrica, pagamento de prêmios de seguro; Pagamento de fretes; Pagamento de compra realizada a prazo.
O método de separação do custo misto nos seus elementos fixos e variáveis, pela determinação do custo entre os níveis máximo e mínimo da atividade, é conhecido como Métodos dos pontos altos e baixos.
O regime contábil para registro de receitas e despesas obrigatório para que as entidades empresariais no Brasil sofram tributação é a competência.
Custos Indiretos: Depreciação das máquinas da produção, Aluguel da fábrica e Salário do supervisor da produção.
EX: 
	Energia elétrica
	Salário dos supervisores
	Aluguel da Fábrica
	Depreciação dos equipamentos
Os custos indiretos devem ser rateados segundo os critérios julgados mais adequados na associação dos mesmos aos produtos, em função dos fatores mais relevantes que se conseguir.
Sistema de Acumulação de Custos é a forma segundo a qual os custos são acumulados e apropriados aos produtos. Destinam-se a coletar os dados de custos, diretos ou indiretos. Os dois sistemas básicos de custos destinados a custear produtos e serviços são, Sistema de Custeamento por Processo e Sistema de Custeamento por Ordem de Produção.
No processo de custeio-padrão, cabe à área de Contabilidade de Custos Apurar as variações.
Despesas - Investimento, desembolso, custo, despesa, gasto ou perda. Débito: Salário da administração Crédito: Salários à pagar.
O custo-padrão é um custo médio, tomado como base para o registro da produção antes da determinação do custo real. Muitos consideram o custo-padrão como um custo ideal ou um custo mínimo que deveria ser obtido pela indústria e que deverá servir de base para a administração mediar e eficiência da produção e conhecer as variações de custo. Esse custo ideal seria aquele que deveria ser obtido pela indústria nas condições de plena eficiência e máximo rendimento. É considerada, a mais eficiente forma de se controlar custos é a partir da institucionalização do Custo-padrão, que tanto pode ser usado com o custeio por absorção como pelo variável (direto).

Outros materiais