Buscar

Mercado e Sociedade.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Mercado e Sociedade
Mercado: o termo mercado designa um local, físico ou não, no qual os compradores e os vendedores se confrontam para estabelecer o preço e a quantidade de um determinado bem.
Sociedade: é um conjunto de indivíduos que partilham uma cultura com as suas maneiras de estar na vida e os seus fins, e que interagem entre si para formar uma comunidade.
Abordagem do Mercado e Sociedade
Consolida no início dos anos 80 a abordagem de Business & Society (Mercado e Sociedade), permeada por disputas de poder, está época ocorre a teoria dos stakeholders, com a ideia de que as empresas não possuem responsabilidades em relação aos acionistas que deve ser substituídas pela relação fictícia da empresa com conjunto de suas partes interessadas. 
 A década de 1980 foi marcada por altas taxas inflacionárias e baixas taxas de crescimento econômico. A economia não evolui, acompanhada das elevadas taxas de inflação que levaram à queda do emprego, à elevação das taxas de desemprego, ao crescimento de ocupações assalariadas sem registro resultou na redução do padrão de vida das classes trabalhadoras, consequentemente no agravamento da pobreza. A pobreza e o desemprego marcam o cenário norte-americano quanto o europeu, e também espalham para os países menos desenvolvidos e traz as consequências ambientais que é tema em diversas conferências internacionais. Nos anos 1990, após a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética, e o capitalismo disseminou por todo o planeta. A revolução causada pelas novas tecnologias impulsiona a globalização e a economia. Este período caracteriza pela diversificação das correntes teóricas destinadas ao questionamento ético e social das empresas.
A abordagem contratual: essa abordagem traz a sociedade para o primeiro plano, a Responsabilidade Social Empresarial se baseia na dependência entre empresas e sociedade, que espera que a sociedade construa expectativas em relação ao comportamento e aos resultados das corporações. O foco da teoria é a democratização das relações entre sociedade e empresas, em substituição ao foco tradicional na capacidade da empresa atender aos interesses dos acionistas. 
Relação entre mercado e sociedade
	São instituições intimamente relacionadas, são dinâmicas, um processo que resulta na união entre as pessoas e grupos por meio da relação comercial, com maiores chances de sobrevivência em relação à autossuficiência, um maior grau de bem estar de gerar segurança e paz social. Essa razão de viver em sociedade atender nossas necessidades humanas de forma mais eficiente. O mercado é a própria sociedade, se for considerado como um processo espontâneo, de interações humanas complexas, moldado em preços e movido pela função empresarial. A intervenção no mercado é infundada e prejudicial ao próprio mercado e sociedade, causando grave dano à sua eficiência. A política governamental impede que o próprio mercado execute de forma eficaz. Portanto, a origem das desgraças humanas supostamente advindas do livre mercado não origina do mesmo mas sim de forma espontânea. 
Como a sociedade é influenciada pelo mercado consumista?
O mercado está cada vez mais competitivo hoje em dia com o avanço da tecnologia e com o amplo poder de divulgação que a internet possui, podendo ser um espaço de publicidade imenso. E é disso que hoje em dia as grandes empresas aproveitam para associar de maneira positiva á sua marca. Algumas empresas acabam provocando o excesso de consumo, que se manifesta como resposta ao apelo de suas publicidades. Pessoas comprando produtos dos mais variados tipos e funções em formas de pagamentos cada vez mais facilitados, favorecendo o endividamento. Além de fazer com que as pessoas iludidas pelas propagandas acumulando itens não prioritários às suas vidas. O objetivo disso é apenas um formato que usam para moldar as sociedades e definir atributos que alguém deve cumprir seja ele de vestimenta, corte de cabelo, forma de expressar com o objetivo de “estar na moda” e com isso atrelar a felicidade ao fato de estar sempre comprando e assim se sentir como uma pessoa que está antenada nas tendências musicais e da moda apenas pelo fato de estar comprando, consumindo algo.
Valores Éticos
 	Dentro ou fora da família os princípios adquiridos na infância estarão sempre presente na relação do homem com o homem. O conjunto de normas regulamentadoras rege o comportamento ético em sociedade e estarão entrelaçando e interligando, educação, cultura, tradição e cotidiano. O todo aprendido na infância forma um indivíduo que prima pela honestidade, à humildade, a moral, o respeito ao próximo e as leis, ao meio ambiente, a solidariedade. Para VÁZQUES (1984, p. 195) O individuo, enquanto ser social faz parte de diversos grupos sociais. O primeiro ao qual pertence e cuja influência sente, sobretudo na primeira fase da sua vida (infância e adolescência), é a família. Um valor é uma experiência transmitida ou vivida que escolhemos para dar sentido à nossa vida cotidiana. Esse valor é considerado uma menção justa, verdadeira e, portanto, necessária. Todo indivíduo possui seus valores particulares e intransferíveis. A noção do certo ou errado e suas próprias convicções, ideais, opiniões sobre as pessoas e bens materiais, que influenciam e manifestam nos relacionamentos sociais. Portanto, é necessário ressaltar a importância de bons exemplos na sociedade, consistindo na base de um futuro mais pacífico e ao mesmo tempo sustentável a comunicação de importantes valores humanos.
Lucro paga o prejuízo futuro
 	A empresa tem lucro pela atividade exercida, para isso ela utiliza recursos do meio ambiente, para que esse lucro seja continuo as empresas deveriam usar parte do lucro para a renovação e reutilização dos recursos extraídos do meio ambiente. Se a empresa utilizar recursos e renovar de forma sustentável o lucro que ela terá não compensará o prejuízo que ela terá com as gerações futuras. As empresas devem destinar parte de seu lucro para o meio ambiente, para que a matéria prima utilizada seja renovada e reutilizadas gerando assim empregos de forma sustentável para que parte desse lucro seja utilizada de forma consciente para a sociedade e meio ambiente nas gerações futuras.

Outros materiais