Buscar

APOL DE GEOGRAFIA 100

Prévia do material em texto

APOL DE GEOGRAFIA 100
Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem a ampla participação na produção proposta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer (1997) vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento, que é a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural, os quais permeiam toda e qualquer ação humana, e, ao serem ignorados, fazem com que qualquer iniciativa, torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor. (p. 71)
	
	E
	F – V – V – V
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois a crise levou a três caminhos diferenciados: o primeiro foi o da especialização. Já que a geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria não era prioridade, a saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos. O segundo caminho da renovação foi o da geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática. O terceiro caminho de renovação do pensamento, a geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais. (p. 48 a 51).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Para cumprir os objetivos do ensino da Geografia, sintetizados na ideia de desenvolvimento do raciocínio geográfico, é preciso que se selecionem e se organizem os conteúdos que sejam significativos e socialmente relevantes”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.] p. 25.
Os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente aos eixos:
I) Compreensão dos conceitos.
II) A formação de conceitos.
III) Alfabetização cartográfica.
IV) Problematização da realidade.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e III estão corretas, pois os conteúdos das aulas são os meios para desenvolver o raciocínio geográfico, organizado em dois grandes eixos que são: a formação de conceitos (relativos ao espaço geográfico – por exemplo: lugar, território, paisagem, região, rede, sociedade, natureza) e a alfabetização cartográfica. (p. 24)
	
	B
	I e IV apenas.
	
	C
	I e III apenas.
	
	D
	III e IV apenas.
	
	E
	I, II, IV apenas.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HENRIQUES, M. H. et al. Para aprender com a terra: memórias e notícias das geociências no espaço lusófono. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012. p. 142.
A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
Nota: 20.0
	
	A
	Materialidade, relações políticas e relações antropológicas.
	
	B
	Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais.
Você acertou!
A alternativa “B” é a correta, pois de acordo com Santos (1996a) citado por Fantin (2010) esse espaço geográfico é composto de materialidade (natural e construída), relações sociais, políticas, econômicas e culturais (p. 21).
	
	C
	Relações econômicas e transversais.
	
	D
	Relações políticas, antropológicas e materialidade.
	
	E
	Materialidade e relações transversais.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Mesmo no período atual da ciência geográfica, a região continua uma das pautas mais importantes nas discussões geográficas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponívelem: GODOY, P. R. T. de (Org.). História do pensamento geográfico e epistemologia em geografia. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 67. 
Nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada. Analise as alternativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: como era entendida essa região?
Nota: 20.0
	
	A
	Organismo secundário.
	
	B
	Organismo superado.
	
	C
	Organismo submetido.
	
	D
	Organismo autônomo.
Você acertou!
A alternativa “D” está correta, pois nos currículos, nos livros didáticos e na sala de aula, o conceito de região marcou o ensino da geografia por muitas décadas, por meio de uma abordagem descritiva e compartimentada entendendo a região como um organismo autônomo, caracterizado internamente pela relação entre os fatores naturais e socioculturais próprios. (p. 44)
	
	E
	Organismo primário.
APOL ETNICO RACIAL 100
Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia a citação a seguir: 
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	as regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
Você acertou!
“Essas regras não se transmitem naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social. A família e a escola são as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 16)
	
	C
	existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	as regras sociais são imutáveis, por isso independem das instituições sociais para existir.
	
	E
	socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere a citação a seguir: 
“Na última década, a pobreza no Brasil declinou sensivelmente. Mais de 28 milhões de brasileiros suplantaram a ‘linha de pobreza’. O contingente de pobres caiu de 36% para 22% da população total”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FAGNANI, Eduardo. Notas sobre o desenvolvimento social recente no Brasil. Texto para discussão. IE/Unicamp, Campinas, n. 198, 2011. p. 2 
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social. E, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	fatores coletivos de mobilidade social estão ligados à movimentação de pessoas ou grupos, por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento das atividades econômicas e de novas forças produtivas ocorre a demanda por novos tipos de profissionais dotados de novas competências e capacitações. Nesses casos, verifica-se o aparecimento de novas profissões e ocupações possibilitando, por força das determinações estruturais, a mobilidade social de pessoas e grupos. [...] as vagas nos diversos níveis da estrutura social abrem-se pela criação de novos empregos ou pela saída de indivíduos de posições existentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 36)
	
	B
	fatores coletivos de mobilidade social são explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	fatores coletivos de mobilidade social promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	fatores coletivos de mobilidade social mantêm os extratos sociais inalterados, pois não têm força para isso.
	
	E
	fatores coletivos de mobilidade social dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o trecho de texto a seguir: 
“Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VELOSO, Caetano; GIL, Gilberto. Haiti. Tropicália 2. WEA, 1993 <https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/haiti.html>. Acesso em 21 de out. 2016.
O trecho da letra acima foi retirado da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esta música trata da desigualdade racial, que é um tipo de desigualdade social. Sobre as características básicas das desigualdades sociais e, tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os termos a seguir às suas características: 
Desigualdade como fenômeno social.
Desigualdade como fenômeno onipresente.
Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações.
Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida. 
(  ) Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades.
(  ) Está presente em todas as sociedades humanas.
(  ) Não tem origem em condições biológicas e naturais.
(  ) Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo.
Agora, selecione a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 4 – 1
	
	C
	4 – 2 - 3 - 1
	
	D
	1 – 3 – 2 - 4
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
A sequência correta é 4-2-1-3:
a desigualdade é um fenômeno social – as desigualdades de gênero raça e etnia não são fatores biológicos ou naturais, mas sim artificiais no sentido de serem uma criação humana.
a desigualdade é um fenômeno onipresente – pode ser verificado em todas as sociedades humanas.
a desigualdade adquire diferentes configurações – as desigualdades mudam de forma e de conteúdo em cada época histórica e tipo de sociedade.
a desigualdade influencia as condições de vida das pessoas e dos grupos sociais – isso implica reconhecer que as desigualdades potencializam conflitos e contradições entre pessoas e coletividades distintas. Com base no que vimos até o momento podemos concluir que as desigualdades sociais poderiam ser diminuí- das se os bens socialmente valorizados fossem melhor distribuídos.
(Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 15).
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democráticode Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2,  2008. p. 111.
Tendo em vista o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	foi a Revolução Francesa o movimento que consagrou, pela primeira vez, os direitos das mulheres.
	
	B
	as revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres, conquistados um século antes, motivo pelo qual foram criticadas.
	
	C
	de ideologia liberal, a declaração dos direitos universais da Revolução Francesa não incluiu direitos para as mulheres, razão pela qual foi criticada.
Você acertou!
“Podemos afirmar que o feminismo surgiu no fim do século XVIII, com as revoluções democráticas. Curiosamente, o ponto de partida desse movimento foi a contestação da exclusão das mulheres na proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa, em 1789. Assim, pode-se dizer que o feminismo emergiu como centro de uma contundente crítica às origens da democracia, ao mesmo tempo em que se aliou ao ideal democrático e liberal na busca de direitos políticos civis”.  (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 66)
	
	D
	o feminismo surgiu como um movimento antiliberal e de apoio à proclamação dos direitos universais na Revolução Francesa.
	
	E
	as revoluções liberais do século XVIII retardaram o surgimento do feminismo, que só viria ter força na segunda metade do século XX.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
Você acertou!
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 32) As demais alternativas estão incorretas pois a ideia de estratificação social pressupõe a de mobilidade, é uma condição anterior; a luta de classe é uma outra categoria, que de certo modo confronta-se com a de mobilidade social; a ascensão social é apenas uma das formas de mobilidade, neste caso é do tipo ascendente. Mas há, por exemplo, a mobilidade descendente. E o sistema de castas pressupõe imobilidade social (livro-base, p. 35)
	
	C
	Luta de classes.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Sistema de castas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes