Buscar

Biblioteca 978101

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PSICOLOGIA SOCIAL
1
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência
2
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência e agressividade são sinônimos?
A agressividade é inerente a todo ser humano; garante a sobrevivência e a disposição para vencer obstáculos.
A violência contém a marca da agressão física e ou psíquica e ultrapassa o aceitável, legal ou socialmente.
3
PSICOLOGIA SOCIAL 
A violência apresenta-se quando a pessoa não conseguiu canalizar a agressividade para atividades produtivas e denota desestabilização dos mecanismos contensores, impulsividade e baixa tolerância a frustrações" (Mangini, 2008 p. 916).
Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto. 
4
PSICOLOGIA SOCIAL 
Não há como se tratar de agressividade e violência sem se levar em consideração o contexto social e cultural em que o ato se insere. O comportamento apenas "agressivo" em um contexto pode ser considerado "ato de violência" em outro e vice-versa. 
EXEMPLO: Em uma família onde tapas e gritos acompanham os argumentos, somente atos extremamente violentos serão percebidos como tais; em outra, onde palavras de carinho representam a tônica e gestos de afeto pontuam as interações, elevar a voz pode soar como despropositado e amedrontador.
5
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência Intrafamiliar x Violência Doméstica
Quando se fala de violência intrafamiliar deve-se considerar qualquer tipo de relação de abuso praticado no contexto privado da família contra qualquer um de seus membros. 
maus-tratos físicos, psicológicos, sexuais, econômicos ou patrimoniais.
6
PSICOLOGIA SOCIAL 
é toda ação ou omissão que prejudique o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento de outro membro da família.
Pode ser cometida dentro ou fora de casa por algum membro da família, incluindo pessoas que passam a assumir a função parental, ainda que sem laços de consanguinidade, e em relação de poder à outra.
7
PSICOLOGIA SOCIAL 
A violência doméstica distingue-se da anterior por incluir outros membros do grupo, sem função parental, que convivam no espaço doméstico. Incluem aí empregados (as), pessoas que convivem esporadicamente (enfermeiros, cuidadores), agregados.
Tipos de Violência 
Violência Física: causar ou tentar causar dano não acidental, por meio do uso da força física ou de algum tipo de arma que pode provocar ou não lesões externas, internas ou ambas. 
8
PSICOLOGIA SOCIAL 
 Violência Sexual: ação por meio de força física que obriga uma pessoa ao ato sexual contra a sua vontade.
A violência sexual ocorre em uma variedade de situações como estupro, sexo forçado no casamento, abuso sexual infantil, abuso incestuoso e assédio sexual.
9
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência psicológica: é toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à auto-estima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa. 
Inclui:
- insultos constantes;
- humilhação;
- desvalorização;
- chantagem;
10
PSICOLOGIA SOCIAL 
O bullying e o assédio moral são agressões muito parecidas, mas possuem uma diferença. 
Bullying:
é uma situação de agressão física e/ou psicológica, com características próprias, que acontece entre pares ( entre alunos, professores, funcionários, não importa a idade). Não existe uma relação hierárquica. O que existe é uma relação de força
11
PSICOLOGIA SOCIAL 
Assédio Moral:
Neste caso quase sempre verbal, psicológica, moral - acontece entre pessoas de hierarquias diferentes - do professor para o aluno, do chefe para com seus subordinados. 
12
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência econômica ou financeira: são todos os atos destrutivos ou omissões do (a) agressor (a) que afetam a saúde emocional e a sobrevivência dos membros da família. Inclui:
Roubo;
Destruição de bens pessoais ou de bens da sociedade conjugal;
Recusa de pagar a pensão alimentícia ou de participar nos gastos para sobrevivência da familiar;
Uso dos recursos econômicos de pessoa idosa.
13
PSICOLOGIA SOCIAL 
 Violência institucional: é aquela exercida nos/pelos próprios serviços públicos, por ação ou omissão. 
Pode incluir desde a dimensão mais ampla da falta de acesso à má qualidade dos serviços. 
Abrange abusos cometidos em virtude das relações de poder desiguais entre usuários e profissionais dentro das instituições, até por uma noção mais restrita de dano físico intencional. 
14
PSICOLOGIA SOCIAL 
15
PSICOLOGIA SOCIAL 
ECA - Art. 12. Os estabelecimentos de atendimento à saúde deverão proporcionar condições para a permanência em tempo integral de um dos pais ou responsável, nos casos de internação de criança ou adolescente.
16
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violência Estrutural
 Nega a cidadania para alguns indivíduos ou determinados grupos – acontece por meio da discriminação social contra os “diferentes”.
Violência Urbana
Tipificada como violação da lei penal, como: assassinatos, sequestros, roubos.....
17
PSICOLOGIA SOCIAL 
Violação dos direitos humanos – violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego, salários); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).
Violência Simbólica 
Nas relações sociais em que o vínculo é de domínio/submissão, os dominados, inconsciente e involuntariamente, assimilam os valores e a visão do mundo dos dominantes e desse modo tornam-se cúmplices da ordem
18
PSICOLOGIA SOCIAL 
estabelecida sem perceberem que são as primeiras e principais vítimas dessa mesma ordem. 
É por isso que:
homem não chora; 
que um menino que gosta de brincadeiras menos agressivas é um “mariquinhas”, 
que certas profissões são impróprias para homens, etc. etc. – 
19
PSICOLOGIA SOCIAL 
É preciso garantir a reprodução das estruturas de domínio. É exercida através de um conjunto de mecanismos sutis de conservação e reprodução das estruturas de domínio.
20
PSICOLOGIA SOCIAL 
21

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais