Buscar

Psicologia Social Moderna I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Psicologia Social Moderna
Fundamentos e História I
*
*
*
Um Fenômeno Caracteristicamente Americano
“Embora as raízes da psicologia social possam ser encontradas no solo intelectual de toda a tradição ocidental, seu atual florescimento é reconhecido como sendo um fenômeno caracteristicamente americano” (Allport, 1954)
 
Período compreendido como posterior à 2ª guerra mundial;
*
*
*
Há um impulso para o desenvolvimento da psicologia social após a 2ª guerra muito semelhante ao desenvolvimento da psicometria (psicologia aplicada) na 1ª guerra; (pensar acerca do Funcionalismo/ pragmatismo)
Os cientistas sociais passam a fazer levantamentos sociais sobre a adequação de soldados à vida no exército, solução de problemas técnicos relacionados à mensuração das atitudes e à predição do comportamento;
O que podemos pensar sobre este florescimento?
*
*
*
As Instituições de Ensino e suas Pesquisas
Harvard, Yale, Michigan, Columbia, Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) etc.
Yale: 
Comunicação e Mudança de Atitude.
O experimento como estratégia de pesquisa. 
Estudo experimental da comunicação de massa. 
Efeitos dos meios massivos de comunicação.
Mensuração de atitudes.
Controle sobre a forma e conteúdo da mensagem em laboratório para obtenção ou não de mudança de atitude. 
*
*
*
Desempenhou um papel importante no estabelecimento da psicologia social como ciência experimental.
Os pesquisadores tentaram estabelecer alguns poucos princípios gerais de persuasão que seriam universalmente verdadeiros, independentemente do assunto implicado ou do meio empregado para a transmissão da mensagem. O que acontece se mudarmos a credibilidade da fonte da qual provém a mensagem? É mais eficaz apresentar ambos os lados dos tópicos ou apenas o lado que o comunicador deseja que o público–alvo aceite? De que forma posso exercer maior influência sobre o outro? Estratégias de persuasão. 
Tais estratégias de pesquisa podem nos remeter a alguma característica do contemporâneo?
*
*
*
As Influências da Gestalt
MIT : Centro de Pesquisas para Dinâmica de Grupo
Kurt Lewin / Gestalt
Seu papel foi vital no desenvolvimento de uma psicologia social cognitiva.
O gestaltismo surge como uma reação ao estudo estrito das sensações: seus conteúdos e representações. A gestalt se interessa por um estudo da experiência psicológica que extrapole a noção de sensação. 
“[...] o gestaltismo propriamente dito, investiga a experiência psicológica tomando como referência não a noção de sensação, mas sim aquilo que aparece na experiência perceptiva do sujeito ingênuo [...] Nossa experiência é marcada por relações de sentido e de valor e não apenas por um acúmulo de sensações.” (MORAES, p.306)
Inaugura-se o mundo percebido como um espaço legítimo de conhecimento e não as estruturas e elementos básicos de percepção dos estímulos externos que se traduzem em sensações.
Gestalt possui dois significados: unidade concreta per se e caráter imanente e autóctone da organização.
Para o gestaltismo, a experiência é imediatamente organizada.
Há uma nova relação entre ciência e vida e/ou vivência.
Parte/todo; figura/fundo. Uma parte articulada em um todo é diferente dessa mesma parte isolada ou em outra totalidade. Tal questão ressignifica a ideia de que o todo é a soma das partes. 
*
*
*
Lewin e a Teoria do Campo
Segundo a teoria do campo, “o comportamento humano é função tanto das características da pessoa quanto daquelas do meio onde a pessoa está inserida. Isso indica que nós não agimos apenas em função de nossos impulsos, mas em função também do meio no qual estamos inseridos.” (MORAES, p. 315)
“Um dos méritos do trabalho de Lewin foi o de ter deslocado as pesquisas em psicologia do espaço restrito dos laboratórios para o contexto social. Centrado da tese gestaltista que afirmava a importância do todo sobre as partes, os trabalhos de Lewin produziram grande impacto na psicologia social norte-americana [...] No entanto, vale destacar que diferentemente da proposta de Lewin de afirmar a importência de uma psicologia vinculada ao contexto social, a psicologia social americana desenvolveu-se em boa parte como psicologia social a-histórica e individualista. “ (MORAES, p. 315)
Tensão-locomoção-alívio... Quando surge uma tensão, em função de um desequilíbrio entre a pessoa e seu ambiente, há um movimento para restauração do equilíbrio. Necessidade-atividade-alívio. Motivação, modelos autoritários e democráticos; empresa... 
*
*
*
Fundador: Comte?
Allport considera o positivismo a principal orientação filosófica da Psicologia Social, contudo, outros autores criticam tal afirmação.
Cartwright indica que a pessoa com maior impacto neste campo foi Adolf Hitler, visto que garantiu a migração dos psicólogos da Gestalt da Áustria e da Alemanha para a América, dando suporte para o desenvolvimento de uma psicologia social cognitiva nos EUA. Contudo, precisamos ponderar que suas raízes devem ser buscadas na fenomenologia, o que era uma forma de filosofia claramente distinta do positivismo que se tinha estabelecido na América na forma de behaviorismo no período entre guerras. 
*
*
*
Psicologia Social Cognitiva e Ciência Cognitiva
A ciência cognitiva comporta um sistema artificial de comunicação, isto é, a teoria da informação. Engenheiro de telecomunicação e cientista da computação;
 A psicologia cognitiva deriva de uma perspectiva fenomenológica de mundo. A linguagem como um modo intrinsecamente social de comunicação;
“Titchener alertou os psicólogos na América de que se eles aceitassem o behaviorismo, poderiam estar trocando uma ciência(isto é, a ciência da mente) por uma tecnologia. Após a segunda guerra mundial, eles trocaram uma tecnologia (isto é, o behaviorismo) por outra (isto é, a ciência cognitiva). As linguagens da tecnologia e da fenomenologia são profundamente estranhas entre si.” (FARR, p. 27)
Sempre foi assim antes da segunda guerra? 
Mead -------- Yale
*
*
*
A Psicologia Social Psicológica
A psicologia social que se desenvolveu nos EUA foi a sua forma psicológica. O que isso significa?
Experimentos realizados num vácuo cultural e histórico: no laboratório;
Individualização do Social / Socialização do Indivíduo;
A tradição psicológica dominante da moderna psicologia social se espalhou tanto ao norte, como ao sul, dentro das Américas.
*
*
*
A Historiografia Positivista
Os documentos/ manuais produzidos nos EUA foram importantes para transmitir as formas dominantes de psicologia social psicológica. No momento em que a Psicologia Social se constitui como ciência experimental (de laboratório), o positivismo desempenhou um papel central neste processo: tanto na conformação metodológica, quanto nas explicações históricas disponíveis. 
Alguns autores importantes da psicologia social norte-americana crêem que as formas sociológicas de psicologia social são menos científicas que a tradição americana. Que reflexão podemos fazer disso? 
O positivismo é uma força importante tanto dentro como sobre a história da psicologia social. O behaviorismo é a forma que ele assumiu na história da psicologia social.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais