Resumo básico- Dinâmica das relações interpessoais e Introdução ao Introdução
5 pág.

Resumo básico- Dinâmica das relações interpessoais e Introdução ao Introdução


DisciplinaAgroindústria e Agronegócio80 materiais1.346 seguidores
Pré-visualização1 página
DINÂMICA DAS RELAÇÔES INTERPESSOAIS
As relações interpessoais surgem quando iniciamos o processo de autoconhecimento, estudando nossos sentimentos e nossos conflitos internos, podemos modificar o ambiente de trabalho, nosso mundo exterior e resolver conflitos e problemas que enfrentamos no dia-a-dia, seja na empresa, no ambiente organizacional ou em família.
Relações interpessoais significa então, agir com interação, agir mutuamente, o que nos leva a crer que não se possa existir uma organização sem o tema proposto.
http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/o-que-e-relacoes-interpessoais-conceitos-tecnicas-aplicacoes-em-dinamicas.php
A COMUNICAÇÃO
Um ponto muito importante a se observar é como o processo de comunicação pode interferir nas relações interpessoais, esse é um ponto fundamental, dentro de um grupo ou equipe de trabalho é necessário que haja comunicação, indivíduos muito fechados e introvertidos sentem uma grande dificuldade durante a execução de tarefas e estão mais propícios ao erro por não se comunicarem adequadamente com seus colegas trocando informações que auxiliam na eficiência de todo o processo.
A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento, sendo processada em todo tempo, independentemente da forma ou da localização. O sucesso de toda a atividade profissional é uma comunicação eficaz.
Comunicar significa transmitir e receber mensagens e pode ser realizada por meio de:
-Linguagem falada ou escrita,
-Linguagem de sinais,
-Ideias,
-Comportamentos e atitudes.
De acordo com o tipo de comunicação é que o administrador demonstrará aos seus subordinados o que se almeja na empresa, quais os projetos a serem executados e como executá-los, porém deve se tomar cuidado porque no modo de se comunicar é que se caracateriza o chefe ou o líder.
Os elementos essenciais para que ocorra uma comunicação eficiente são:
Considerando-se ainda o dom de comunicar-se é que surgem os líderes, pessoas que se destacam e conseguem que sejam admirados por seus subordinados, pessoas que querem seguí-lo.
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/marketing/os-elementos-do-processo-de-comunicacao/36849
https://sites.google.com/site/revolucaodosmeiosdecomunicacao/o-processo-de-comunicacao
LIDERANÇA NA EMPRESA
O estilo de liderança aplicado a empresa Dupont Pioneer, é a liderança ''Democrática''. Este perfil de gestor estimula a colaboração e participação dos liderados, debatendo ideias e desenvolvendo alternativas que possam chegar a um objetivo comum do grupo. Sabendo assim utilizar com maestria a ferramenta de feedback, considerando o desenvolvimento contínuo de cada membro da equipe e focando sempre em melhorias constantes.
http://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/lideranca-nas-empresas-modernas/
INTRODUÇÃO AO AGRONEGÓCIO
CARACTERÍSTICAS DO NEGÓCIO-CADEIAS PRODUTIVAS
Art. 681. Agronegócio é a rede de negócios que integra as atividades econômicas organizadas de fabricação e fornecimento de insumos, produção, processamento, beneficiamento e transformação, comercialização, armazenamento, logística e distribuição de bens agrícolas, pecuários, de reflorestamento e pesca, bem como seus subprodutos e resíduos de valor econômico.
No momento de desaceleração da economia, o agronegócio tem elevado sua participação no Produto Interno Bruto. O PIB Setor cresceu, conforme projeções da MB Associados, 14,6% no período de 2013 a 2016, enquanto o PIB Brasil registra 4,9% mesmo período. Ao mesmo tempo, o setor está sofrendo com uma certa restrição de crédito, que prejudica os agentes mais alavancados. Nesse contexto e período, tornou-se evidente para a população urbana a importância estratégica do \u201cagro\u201d para a economia nacional, o que importa atualmente conhecer adequadamente seu conceito atual.
O processo de transformação da agricultura acompanhou a evolução do setor agrícola norte-americano. Nesse contexto, devido aos estudos dos professores da Universidade de Harvard, John Davis e Ray Goldberg, surgiu em 1957, o termo agribusiness, que coloca a derivada da utilização de diversos processos produtivos e de serviços na nova realidade da agricultura. Segundo esses autores, agribusiness é \u201ca soma das operações de produção e distribuição de suprimentos, das operações de produção nas unidades agrícolas, do armazenamento, processamento e distribuição dos produtos agrícolas e itens produzidos a partir deles.\u201d
O conceito visa dar amplitude ao termo agricultura, para antes da porteira até o após a porteira em todas suas relações e desdobramentos de mesmo sentido econômico. Em síntese, o agronegócio é composto por inúmeros sistemas ou cadeias agroindustriais (SAGs, termo em inglês, ou CAIs). Nas cadeias agroindustriais participam todos os envolvidos na produção, processamento e marketing e distribuição de produto específico. Assim, no antes da porteira estão envolvidos todos os insumos, em sentido latu, necessários a produção e no segmento depois da porteira: composto por etapas de processamento, logística e distribuição de produtos até o consumo final.
A DuPont Pioneer mantém o perfil de uma companhia inovadora, focada na ciência e tecnologia das sementes, antecipando novos conceitos de qualidade e elevando os níveis de produtividade no campo, através de informações úteis levadas aos agricultores a fim de auxiliá-los a obter maior rentabilidade com os produtos da empresa.
Uma cadeia de produção é definida a partir da identificação de determinado produto final, em que são utilizados processos técnicos, comerciais e logísticos necessários. Procurando sistematizar as características da cadeia industrial, podemos destacar: sucessões de operações de transformação encadeadas, passíveis de serem separadas ou ligadas entre si por um procedimento técnico; conjunto de relações comerciais e financeiras que estabelecem, entre todos os estágios de transformação, um fluxo de troca; conjunto de ações econômicas que permitem a valorização dos meios de produção e assegurem a articulação de operações.
Cadeia produtiva é um conjunto de etapas consecutivas, ao longo das quais os diversos insumos sofrem algum tipo de transformação, até a constituição de um produto final (bem ou serviço) e sua colocação no mercado. Trata-se, portanto, de uma sucessão de operações (ou de estágios técnicos de produção e de distribuição) integradas, realizadas por diversas unidades interligadas como uma corrente, desde a extração e manuseio da matéria-prima até a distribuição do produto.
https://banco.bradesco/html/pessoajuridica/parcerias-e-oportunidades/cadeias-produtivas.shtm
http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/um-moderno-conceito-de-agronegocio/