Buscar

Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1884260-teoria-funcionalismo-pensador-%C3%A9mile-durkheim/#ixzz33m2znPie
DUAS TENDÊNCIAS TEÓRICAS NO ESTUDO DA SOCIEDADE:
ELEMENTOS E CARACTERÍSTICAS DO FUNCIONALISMO E DO
MATERIALISMO DIALÉTICO
  
Com as revoltas e transformações que ocorreram na sociedade no século XIX surge a Sociologia para explicar fatos sociais. 
Teoria do Funcionalismo do pensador Émile Durkheim, para as crises eram causadas por aspectos morais e não econômicos. Comparava a sociedade a um organismo composto de várias partes integrantes que funcionando em harmonia. |Se desse problema em uma parte acarretaria problemas as demais. 
Durkheim apresentava três fatos sociais:
- Coerção Social: como o indivíduo era frágil, então seguiria as regras impostas pelos fatos sociais;
- Fatos sociais são exteriores ao indivíduo: quando a pessoa nasce já existem regras, fatos na sociedade, que aprendem a seguir, respeitar, sem criticá-lo, sem questionar;
- Generalidade: um fato social seria normal quando ocorresse para a maioria da sociedade, algo comum a todas as pessoas.
Enfim para Durkheim a sociedade deveria ser estável, pronta, organizada e que não permitisse grandes mudanças. Deveríamos seguir o que vem sendo imposto, sem tentar questionar ou sugerir uma mudança.
Teoria do Materialismo Dialético dos pensadores Karl Marx e Friedrich Engels, para eles nada está pronto, acabado, as coisas, o mundo, as pessoas estão sempre mudando, se transformando e essas transformações ocorrem por meio de contradições e de conflitos. Se preocupavam com as desigualdades sociais, a má distribuição de rendas.
Princípios do materialismo dialético: 
Princípio da Totalidade: tudo se relaciona dentro de um conjunto, os componentes estão ligados entre si influenciando-se uns aos outros.
Princípio da Mudança Qualitativa: como as mudanças não ocorrem num mesmo ritmo, pequenas mudanças quantitativas levam a uma mudança qualitativa que gera grandes transformações.
Princípio da Contradição Universal: mudanças ocorrem porque as forças contrárias ao mesmo tempo em que se unem se opõem.
Princípio do Movimento: nada está pronto, tudo se transforma constantemente. E os conflitos, as contradições é que movem essas mudanças.
As duas teorias se opõem, pois a do funcionalismo nada muda, deve ser seguido as coisas como são porque sempre foram assim, não devem ocorrer conflitos, tudo deve estar em harmonia, enquanto que a materialista dialética, tudo muda, se transforma através das contradições, dos conflitos, sendo possível através das lutas trabalhistas ocorrerem mudanças, permitindo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 
Fonte: http://pt.shvoong.com/social-sciences/1884260-teoria-funcionalismo-pensador-%C3%A9mile-durkheim/#ixzz33m2XbHZQ

Outros materiais