Buscar

Texto (Inside the human body)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Nutrição
	Turno: Noite
	Campus: Barra
	Disciplina: Morfofisiologia
	2014.I
	Professores: Eduardo C. Alves
	Data: 27 / 03 / 2014
	Aluno:
	Matrícula:
INSIDE THE HUMAN BODY (Creation) - BBC
	O vídeo começa contando a história de Diane que engravidou de trigêmeos, naturalmente. Seu corpo, excepcionalmente produziu e liberou 3 ovócitos maduros que foram fecundados por 3 espermatozóides, simultaneamente. Isso fez com que Diane, carregasse em seu útero três embriões totalmente independentes um do outro, todos com sua própria placenta e sacos amnióticos. A partir daí o vídeo começa a ilustrar, usando tecnologia gráfica, como ocorre a fecundação até o momento do nascimento.
	O homem, quando ejacula, libera em média 250 milhões de espermatozoides no sistema reprodutor feminino, o que em tese, seria mais do que suficiente para fecundar muitos ovócitos, acontece que, o caminho a percorrer é longo e existem muitos obstáculos até que o espermatozoide chegue as trompas e encontre o ovócito, sem levar em consideração que muitos espermatozoides são ineficazes, pois durante seu processo de formação ou amadurecimento, algo errado pode ter acontecido.
	O primeiro obstáculo encontrado pelo espermatozóide vem logo após o ato sexual, isso porque ao ser lançado no canal vaginal, ele encontra o colo do útero obstruído por muco, que protege o útero de infecções, mas durante o período fértil da mulher esse muco é amolecido por hormônios, o muco amolecido forma uma ponte que auxilia a locomoção do espermatozóide até o útero, por esse motivo o espermatozóide precisa ser lançado no canal vaginal na época certa, senão eles ficarão presos no canal vaginal e morrerão ali mesmo. Para saber quando é a época certa para a reprodução, alguns animais enviam sinais aos seus parceiros, alguns dançam, outros liberam odor atraente a seus parceiros e outros enviam sinais mais espalhafatosos. O fato é que nós seres humanos também fazemos isso, só que de uma maneira imperceptível. Um estudo foi feito, pegando 18 dançarinas e registrando seu faturamento durante dois meses, e depois comparando seus resultado com seu ciclo menstrual, com isso atestaram que durante seu período fértil seus rendimentos quase dobraram.
Partindo do princípio que os espermatozoides foram liberados na época certa, e somente os saudáveis chegaram ao útero, o que representa mais ou menos 1% do total que foi ejaculado, eles enfrentarão o sistema imunológico da mulher, que será acionado para destruí-los. Os sobreviventes chegam nas trompas e, um por um, são atraídos até as paredes das trompas onde ficam adormecidos até que haja um ovócito disponível, lembrando que eles só sobreviverão por 5 dias à espera de um ovócito.
Diferentemente do homem, a mulher já nasce com uma quantidade pré-estabelecida de gametas, que serão amadurecidos e liberados ao longo de sua vida. Quando amadurecido, um ovócito é liberado pelo ovário e captado pelas trompas, com isso os espermatozoides que estavam dormentes acordam, e são atraídos por hormônios liberados pelo ovócito. Ao chegar em seu destino o espermatozóide começa a lutar contra as células que rodeiam o ovócito, quando ele finalmente o penetra, o ovócito libera uma substancia para ficar impenetrável, pois se outro espermatozóide penetrá-lo ele morrerá. Agora temos uma única célula, chamada óvulo que começará a se multiplicar e dará origem a um embrião. 
Em algum momento próximo aos 12 dias o embrião pode se dividir, dando origem a gêmeos univitelinos. Ocasionalmente, o embrião não consegue se separar totalmente, dando origem a gêmeos siameses, é quando o vídeo dá o exemplo de dois irmãos xipófagos, isso quer dizer que eles nasceram ligados pelo tronco e compartilham alguns órgãos.
	É também na segunda semana, que o embrião inicia dois processos muito importantes para seu desenvolvimento sadio: a gastrulação (processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é transformado em um disco embrionário trilaminar que dará origens aos diversos tecidos do corpo), e a neurulação (formação do sistema nervoso central). 
A partir daí o embrião se desenvolve retirando da corrente sanguínea de sua mãe todos os nutrientes necessários, e rapidamente aquele aglomerado de células se torna um reconhecível feto humano. Agora tudo se resume a crescer cada vez mais, para isso o útero se dilata em até mil vezes seu tamanho normal, em 9 meses, isso acontece para que haja espaço suficiente para o desenvolvimento do cérebro humano. Desenvolver um cérebro maior do que outros animais exige uma grande quantidade de nutrientes e espaço. O vídeo usa como comparação o avestruz que se desenvolve dentro de um ovo, que além de espaço limitado, só é capaz de fornecer 2000 kcal por todo seu desenvolvimento, enquanto a mulher grávida é capaz de fornecer em mais de 2000 kcal por semana, pelo tempo que for necessário. O problema de ter um cérebro grande é que pode causar complicações na hora do parto é por isso que a espécie humana morre mais do que qualquer outra espécie durante esse processo. Na Ruanda, por exemplo, um em cada 260 partos resulta na morte da mulher. 
A cabeça do feto cresce até, quase o tamanho da pélvis de uma mulher grávida, para abrigar um grande cérebro que precisa de todo tempo possível para amadurecer, mas os trigêmeos de Diane, não terão todo esse tempo, pois seu útero já dilatou tudo o que podia, então eles terão que ser retirados em um cesariana. 
O parto é resultado de 9 meses de uma jornada árdua para o feto, que começou com o encontro de um ovócito e um espermatozóide. Um caminho cheio de obstáculos foi percorrido, e mesmo contra todas as adversidades, a espécie humana vive superando as probabilidades. Assim viemos ao mundo, pequenos milagres que fizeram de nós seres únicos e complexos.

Outros materiais