Buscar

Prova PPEI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201702162225)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Art. 2º A educação é direito de todos e será dada no lar e na escola. Parágrafo único. À família cabe escolher o gênero de educação que deve dar a seus filhos. (Lei 4.024/61) Este é um dos artigos de nossa primeira LDB, aprovada em 1961. Contextualize esta lei, mostrando sua relação com o Regime Militar (1964 a 1984):
	
Resposta: Durante a ditadura militar a política brasileira, culminou com o pais sob o controle político - ideológico em todos os níveis de ensino; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital e o descompromisso do Estado com o financiamento da educação pública e a reforma das universidades, proposta do governo federal, que foi antecedida por vários estudos e documentos, que de certa forma, contribuíram e influenciaram na elaboração da reforma universitária de 1968.
	Gabarito: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que teve início nas discussões da Constituinte de 1946, foi finalmente aprovada em 1961. Tal demora demonstra a disputa de poder no aparelho estatal e em conflito com a sociedade, pois o período de 46-61 foi marcado pelo populismo de Vargas e o desenvolvimentismo de JK. Contudo, algumas questões vigoraram para o ensino superior, tal como a expansão do número de vagas. Sobre esta lei cairão as reformas do Ensino Superior determinadas pelo Regime Militar.
	 ��2a Questão (Ref.: 201702149015)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Como está organizado o Sistema de Ensino Brasileiro?
	Resposta: A organização do Sistema de Ensino Brasileiro ocorre por meio dos sistemas de ensino da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. A Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional (LDB). A atual estrutura de ensino educaional regular consiste na educação básica - educação infantil, ensino fundamental e ensino médio - e a educação superior.
	Gabarito:1. Educação Básica composta pelas modalidades; - Educação Infantil (Creche e Pré-escola); - Ensino Fundamental (9 anos); - Ensino Médio (formação geral e profissional). 2.Ensino Superior
	
	 ��3a Questão (Ref.: 201702038935)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As reflexões e os debates teórico-práticos problematizados nos encontros-aula da disciplina PPE I, no Curso de Pedagogia, compreendem:
	
	
	Formar pedagogo competente para ministrar aulas sobre a Pesquisa em Educação/Conhecimento Científico no ensino médio.
	
	Contribuir para uma ação docente eficaz e liberal, pois não é importante uma atitude reflexiva e investigativa.
	 
	Ressignificar saberes sobre a prática da Pesquisa em Educação e a sua contribuição curricular para desnaturalizar a ideia de senso comum e promover desejos e fazeres a partir do conhecimento científico.
	
	Ampliar as ideias reflexivas sobre a Pesquisa em Educação e relacioná-las a uma concepção de Educação Positivista.
	
	Formar o pedagogo na visão tecnicista e limitada na perspectiva da pesquisa, reforçando a reprodução ideológica do sistema dominante.
	
	 ��4a Questão (Ref.: 201701528943)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Percebe-se a universidade em suas três dimensões de trabalho: ensino, pesquisa e extensão. Desta forma podemos afirmar que o conhecimento científico produzido é extremamente importante para a sociedade. Por quê?
	
	
	Há transformação ecológica. O conhecimento limita as bases sustentáveis.
	 
	Há transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado proporciona progresso.
	
	Há transformação social, os processos gerados proporcionam desgastes
	
	Não há transformação social, o conhecimento científico gera progresso tecnológico
	
	Não há transformação, o conhecimento científico limita a geração de benefícios e progresso.
	
	 ��5a Questão (Ref.: 201702138928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
		2. O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Nesse contexto a universidade passa por sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval. O renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Assinale a alternativa que NÃO é coerente com esse momento:
	
	
	a) Evidencia-se o declínio dos valores teocêntricos e a ascensão dos valores antropocêntricos.
	
	c) Valorização da cultura greco-romana. Para os artistas dessa época os gregos e romanos possuíam uma visão completa e humana da natureza, ao contrário dos homens medievais;
	
	d) Surge a confiança no poder da razão humana (racionalismo cartesiano e empirismo inglês), bem como a noção de subjetividade humana como sendo o lugar da certeza e da verdade
	
	a) Evidencia-se o declínio dos valores teocêntricos e a ascensão dos valores antropocêntricos;
	 
	e) Evidencia-se o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística que considera Deus o centro do Universo.
	
	 ��6a Questão (Ref.: 201701562458)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A LDBEN 9394/06 determina que os docentes de educação básica possuam o curso superior, ou seja, que a formação de nossos professores aconteça em cursos de graduação. Ao estudar a história da universidade no Brasil, encontramos nos educadores escolanovistas uma preocupação com os estudos superiores e a precária formação de professores existente. A frase abaixo confirma esta afirmativa:
"A falta de estudos superiores de tipo acadêmico havia de tornar extremamente precária a formação dos professores para os colégios secundários de que o Imperial Colégio Pedro II era o modelo e o padrão".
Esta frase faz parte da análise que um dos principais educadores e intelectuais escolanovistas fez sobre as escolas superiores oficiais que o Brasil teve até o final do Império em 1889 e o início da República. Podemos afirmar que o autor desta análise foi:
	
	
	Plínio Leite
	
	Dermeval Saviani
	 
	Anísio Teixeira
	
	Darcy Ribeiro
	
	Paulo Freire
	
	 ��7a Questão (Ref.: 201701563912)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"Um dos problemas da escola é que ela está desvinculada da realidade social, ao invés de ser uma extensão da vida dos alunos ela desconsidera os saberes que eles tem ..." Vivian Moré (Vídeo Ser ou não ser?)
Ao refletirmos sobre a formação acadêmica no ensino superior brasileiro durante a ditadura militar, percebemos que este período negou aos educadores o direito de expor sua concepção de mundo, e consequentemente de ensino, distanciando cada vez mais a formação acadêmica de um olhar crítico sobre a realidade política e econômica vigente.
O estudo sobre a organização das universidades brasileiras durante o período militar apresenta a existência de 03 (três) eixos que compunham a política educacional em nosso país. São eles:
	
	 
	O controle político ideológico; a submissão do projeto educativo aos interesses do capital; o descompromisso com o financiamento da educação pública.
	
	A existência de um currículo controlado; o comprometimento com o financiamento educacional; manutenção das propostas escolanovistas.
	
	A responsabilidade com a formação do educador; a formação crítica e a autonomia profissional; o desenvolvimento de projetos sociais.
	
	A reforma das universidades; o estímulo à realização de descobertas científicas; o compromisso do Estado com uma formação docente autônoma e de qualidade.
	
	O incentivo à pesquisa; a demissão dos interventores educacionais e contratação de reitores; o estímulo à autonomia financeira e administrativa.
	
	 ��8a Questão (Ref.: 201701892765)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O educador brasileiro Paulo Freire em sua obra ¿A importância do ato de ler¿(dentre muitas outras obras), faz uma análise profunda sobre a coerência entre a prática e o discurso. Podemos afirmar, que o pensamento deste autor relaciona-se com:
	
	 
	A - A compreensão de que é possível o exercício de uma prática pedagógica baseadanuma perspectiva libertadora da educação, ou seja, de uma prática que supera a opressão e a dominação da prática tradicional, autoritária e bancária que predominou no modelo de escola da sociedade moderna.
	
	D - A leitura de um texto, deve ser tomada como a descrição de e um objeto e feita no sentido de memorizá-la.
	
	B - O entendimento de que todo ser humano não sabe ler, antes de conhecer e dominar a palavra escrita .
	
	E ¿ O entendimento de que a quantidade de leitura ( leitura de muitos livros) está diretamente relacionada à compreensão dos textos.
	
	C - A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica não implica na percepção das relações entre o texto e o contexto. Uma criança aprende a ler mesmo sem entender o contexto.
	
	 ��9a Questão (Ref.: 201701591496)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Decreto no: 6.303, de 12 de dezembro de 2007 estabelecia a Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) como responsável por:
	
	
	Formular, propor, planejar e avaliar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular e propor políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular, propor e planejar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	Formular políticas e programas de Educação a Distância.
	 
	Formular, propor, planejar, avaliar e supervisionar políticas e programas de Educação a Distância.
	
	 ��10a Questão (Ref.: 201702064497)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Pedagogia visa a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país. Na Universidade Estácio de Sá, a organização curricular do curso de Pedagogia obedece aos seguintes princípios;
	
	
	Unidade, flexibilidade e diversidade;
	 
	Flexibilidade, contextualização e interdisciplinaridade;
	
	Flexibilidade, unidade e interdisciplinaridade;
	
	Contextualização, diversidade e interdisciplinaridade
	
	Estabilidade, contextualização e flexibilidade;

Outros materiais