Buscar

Caso concreto 11 - Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A imposição da idade de 18 anos foi uma opção política do Poder Constituinte Originário. Quando foi estabelecido a maioridade penal mínima de 18 anos foi absolutamente política, não tendo relação com a capacidade ou incapacidade de entendimento do agente, argumento muito batido entre os que defendem a redução.
Eles dizem que há uma imaturidade intrínseca ao adolescente menor de 18 anos, devido á formação da sua mente, dos seus valores. O adolescente está em mudanças constantemente. E que a maioridade penal não resolveria os problemas ligados á criminalidade, e até poderia contribuir para agravá-los, estimulando o crime organizado a recrutar jovens de uma faixa etária cada vez mais baixa
A impunidade é alguém cometer algum crime e não pagar pelo erro e inimputabilidade é por exemplo, um indivíduo menor de dezoito anos, é imputável perante o Código Penal, mas não fica impune, responde pelos seus atos perante o ECA.
A delinquência infanto juvenil é um problema social, que deve ser tratado pelas famílias dos jovens, pela comunidade e pelo governo, constituindo uma equipe como o escopo de educar e socializar os jovens, afim de que eles sejam tratados como cidadãos. Muitos infratores não são apenas os autores, mas também são vítimas de seus próprios atos.
4) Razões jurídicas: A Redução da maioridade penal não diminui a violência. O debate está focado nos efeitos, não nas causas da violência, e ao redução da maioridade penal tornaria mais caótico o já falido sistema carcerário brasileiro e aumentaria o número de reincidentes
Razões psicológicas: A violência não é solucionada pela culpabilização e pela punição, antes pela ação nas instâncias psíquicas, sociais, políticas e econômicas que a produzem. Agir punindo e sem se preocupar em revelar os mecanismos produtores de violência tem como um de seus efeitos aumentar a violência. A adolescência é uma das fases do indivíduo e por ser um período de grandes transformações, deve ser pensada pela perspectiva educativa. A sociedade tem o desafio de educar os jovens para que eles tenham um desenvolvimento .
Texto 2
As crianças e os adolescentes como um todo, tem seus características, seu lado bom. Quando a criança se depara com o mundo lá fora, o outro lado para a ser mais instigado, tem que ter uma sobrevivência, esperteza, para viver. E outro lado passa a ser esquecido, o dever do governo de tirar essas crianças e esses adolescentes da rua e os colocarem em alguma oficina, ele acaba tomando outro rumo, tendo outros objetivos.

Outros materiais