Buscar

AV1 ETICA NA SAUDE (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201101183149)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	
	coletivismo ético.
	
	altruísmo ético.
	
	servidão ética.
	
	filantropismo ético.
	 
	egoísmo ético.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101183140)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
		
	 
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de extinguir a conduta humana.
	
	O campo ético deveria preparar para a felicidade.
	
	O campo ético deveria impor a conduta humana o conceito de felicidade
	
	O campo ético por ser um conjunto de normas e regras, deve ser utilizado somente quando for estritamente necessário.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101186017)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101221515)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do(a) _____________.
		
	
	Biopoluentes
	
	Biovida
	
	Biologia
	 
	Biodireito
	
	Biodança
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101186027)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101186030)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Brasil, a regulamentação das pesquisas envolvendo seres humanos teve seu marco inicial com a Resolução N° 01 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no ano de 1988. Regulamentou o credenciamento de centros de pesquisas no país e recomendou:
		
	
	que as instituições de saúde tivessem um professor especialista.
	
	que as instituições de saúde tivessem um intérprete de libras.
	 
	a criação de comitês externos nas instituições de saúde.
	 
	a criação de comitês internos nas instituições de saúde.
	
	instituições de saúde tivessem um intérprete de braile.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101308844)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
		
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
	 
	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101369894)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
		
	
	São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
	 
	São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
	
	São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
	
	São direitos que estão assegurados por legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
	 
	São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101186080)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doaçãode gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
		
	
	a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
	
	O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
	
	com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
	
	hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
	 
	este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101221540)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Saúde Bovina
	 
	Doença Mental
	 
	Saúde Coletiva
	
	Aquecimento Global
	
	Intervenção Animal

Outros materiais