Buscar

FILOSOFIA AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação:CCJ0100_AV_201707037108»FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
1-Segundo François Laplantine, em Aprender Antropologia, a prática etnográfica consiste em "impregnar-se dos temas de uma sociedade, de seus ideais, de suas angústias. O etnógrafo é aquele que deve ser capaz de viver nele mesmo a tendência principal da cultura que estuda". No entanto, não é nada fácil vivenciar uma outra cultura diferente da nossa. Por quê? Justifique utilizando os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural 
R=Geralmente estabelecemos a nossa cultura como o padrão, a norma. Assim tudo que é diferente é concebido como estranho, e mesmo errado. Tal postura é o que denominamos etnocentrismo. Relativismo Cultural "É a postura de buscar compreender a lógica da vida do outro. Parte do pressuposto de que cada cultura se expressa de forma diferente. Dessa forma, trata-se de pregar que a atividade humana individual deve ser interpretada em contexto, nos termos da cultura em que está inserida 
2-Karl Marx destaca que no capitalismo os trabalhadores vivenciam um processo de Alienação. Explique o conceito de Alienação do trabalho em K. Marx.
R=O trabalho na sociedade capitalista é considerado algo sobre o qual o trabalhador não possui controle, ele não se reconhce naquilo que produz. Na lógica de produção capitalista, a concepção do trabalhador é fragmentada, ele acaba se alienando, perde a noção de totalidade, não se vê no processo de trabalho. Há uma fragmentação entre elaboração e execução. Relação entre Trabalho intelectual x trabalho Manual, onde saber é fragmentado. O trabalhador é coisificado 
3-Observe a frase: " NÃO SE NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER. " A partir de tão conhecida frase de Simone de Beauvoir e dos conhecimentos acerca do modo como as Ciências Sociais abordam a questão do comportamento de gênero, assinale a alternativa correta sob o ponto de vista sócioantropológico:
R=Ser mulher é um comportamento apreendido através de um processo de socialização 
4-Quando se comparam as Ciências Sociais com as Ciências Naturais, constatamos várias diferenças, entre elas:
R=Ao contrário das Ciências Naturais, nas Ciências Sociais a objetividade é mais difícil de ser atingida.
5-(Unioeste 2012) A cultura de um povo não é estática, desligada do tempo, ela é dinâmica, transforma-se por necessidades internas ou por influências externas, é influenciada por fatores como:aculturação, difusão, assimilação, socialização, entre outros. Assim, a cultura conhecida por gerações anteriores apresenta características diferentes da cultura conhecida pela geração atual, características estas que serão diferentes das que serão conhecidas pelas gerações futuras. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que:
R=existe um processo de condicionamento consciente ou inconsciente pelo qual um indivíduo assimila, ao longo da sua vida, as tradições do seu grupo e age somente em função delas.
R=(UFU, 2012) Nas Ciências Sociais, particularmente na Ciência Política, definir o Estado sempre foi uma tarefa prioritária. As tentativas nesta direção fizeram com que vários intelectuais vissem o Estado de formas diferentes, com naturezas diferentes. Numa palestra intitulada Política como vocação, Max Weber nos adverte, por exemplo, que o Estado pode ser entendido como uma relação de homens dominando homens. No trecho da canção d´O Rappa, Tribunal de Rua, dominação é o que se percebe, também, na relação entre cidadãos e policiais (braço armado do Estado). [A viatura foi chegando devagar / E de repente, de repente resolveu me parar / Um dos caras saiu de lá de dentro / Já dizendo, aí compadre, você perdeu / Se eu tiver que procurar você tá fodido / Acho melhor você ir deixando esse flagrante comigo [...] (O Rappa. Lado A Lado B. Warner, 1999). A partir da perspectiva weberiana, relacionada ao trecho da canção acima, evidencia-se que a dominação do Estado.
6-Para esse pensador francês, a sociologia possuía um desígnio que era a reconciliação entre a ordem e o progresso, pregando a necessidade mútua destes dois elementos para a nova sociedade . Estamos falando de qual pensador?
R=Augusto Comte 
7-Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:
R=Comte e Durkheim 
8-Vivenciamos dos problemas sociais que nos afetam. Isso mostra não só a importância que damos à experiência cotidiana, mas também, que observamos a sociedade e os fenômenos que a constituem. As redes sociais, por exemplo, Surgem como meio de atuação através da internet, e por ela nova forma de fazer amigos, de criar grupos com diferentes objetivos e diversas percepções da realidade, mas todo este novo e enorme universo ganha força no dia-a-dia graças a esta necessidade intrínseca dos seres humanos de estabelecer: Assinale a Única alternativa correta ao que se pede:
R=Relações sociais 
10-Observe a imagem do quadro de Portinari e a letra escrita por Chico Buarque, consagrado cantor brasileiro, e responda a questão. "Uns têm saudade E dançam maracatus Uns atiram pedra Outros passeiam nus Mas há milhares desses seres Que se disfarçam tão bem Que ninguém pergunta De onde essa gente vem (Brejo da Cruz , Chico Buarque/ CD TERRA 1997)
� 
Assinale a única alternativa verdadeira: 
R=às populações migrantes,

Outros materiais