Buscar

matematica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Bruna Eduarda Santos 
RU: 1401525
Equilibração
É o processo da passagem de uma situação de menor equilíbrio para uma de maior equilíbrio. Uma fonte de desequilíbrio ocorre quando se espera que uma situação ocorra de determinada maneira, e esta não acontece.
Assimilação
É o processo cognitivo de colocar novos eventos em esquemas existentes. Processo pelo qual o indivíduo cognitivamente capta o ambiente e o organiza possibilitando, assim, a ampliação de seus esquemas.
Acomodação
É a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado.
Abstração reflexiva
Informações retiradas a partir da análise da ação sobre o objeto, o sujeito extrai as propriedades de sua ação sobre o objeto, e não do objeto em si Produz o conhecimento “lógico-matemático”, pois ultrapassa o observável e resulta em organização mental.
Abstração empírica
 Informações retiradas de objetos do conhecimento, tamanho, cor, aparência, medidas físicas, ações sobre o objeto, manipulação, experimentos. Podemos pensar sobre a maneira de agir sobre o objeto.
Abstração reflexionante
A abstração reflexionante consiste em retirar as informações não dos objetos, mas da coordenação das ações sobre os objetos. 
  Abstração pseudo-empririca
A abstração pseudo-empirica consiste em retirar dos objetos serváveis não suas características, mas aquilo que o sujeito colocou neles.
Abstração refletida 
 A abstração refletida consiste em dois momentos: o reflexionamento e a reflexão, onde a palavra “reflexionamento” tem o sentido de refletir, ou melhor, projetar, da mesma forma que um projetor de “slides” transfere uma imagem para a tela. Isso significa transpor a um patamar superior o conhecimento que colhe no patamar precedente. Assim, o sujeito abstrai o que para ele teve significado, elevando a um nível superior. Já a reflexão é o processo de reconstrução mental do conhecimento já projetado no patamar superior, ou seja, ocorre a (re)significação do conhecimento anteriormente abstraído.
Referências: 
http://penta.ufrgs.br/~marcia/teopiag.htm
http://stoa.usp.br/podo/files/672/3519/Aula+4+-+A+Teoria+Gen%C3%A9tica+de+Piaget..
http://seminarioavancadotomadadeconsciencia.pbworks.com/w/page/26752500/Abstra%C3%A7%C3%A3o%20reflexionante_abstra%C3%A7%C3%A3o%20refletida
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/126295?locale-attribute=en

Outros materiais