Buscar

DIREITOS HUMANOS

Prévia do material em texto

Disciplina:  DIREITOS HUMANOS
	Avaliação:  CCJ0058_AV_201512531979      Data: 16/11/2017 15:35:05 (F)       Critério: AV
	Aluno: 201512531979 - FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Professor:ALEXANDRE MOTTA TINOCO
	Turma: 9003/AC
	Nota Prova: 3,0 de 9,0      Nota Partic.: 0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 3,0 pts
	 
		
	DIREITOS HUMANOS
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 186270)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Constituição de 1988 estabelece no artigo quinto, inciso LXVII que não haverá prisão civil por dívida, salvo a do responsável pelo inadimplemento voluntário e inescusável de obrigação alimentícia e a do depositário infiel. Por outro lado, o artigo 7.º do Pacto de São José da Costa Rica autoriza apenas a prisão do devedor de alimentos. O Brasil é signatário do Pacto de São José da Costa Rica. Diante dos fatos e de acordo com a concepção brasileira de direitos fundamentais, responda, JUSTIFICADAMENTE, se a prisão do depositário infiel é constitucional ou não?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A resposta deve ser no sentido da inconstitucionalidade da prisão do depositário infiel. Com efeito, a concepção brasileira de direitos fundamentais estabelece a cláusula de abertura da Constituição prevista no artigo 5º, § 2º da nossa Carta Ápice. Tal dispositivo da CRFB/88 admite expressamente direitos fundamentais advindos dos tratados internacionais em que o Brasil seja parte. Além disso, a própria Constituição prevê que os tratados internacionais que versem sobre direitos humanos podem ser internalizados com o status de emenda constitucional, caso sejam aprovados com o mesmo processo legislativo. Tal inovação foi trazida pela EC 45/04. Portanto, é certo afirmar que a EC nº 45 de 2004 inovou a ordem jurídica pátria ao estabelecer, no seu artigo 5º, § 3º que os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. Os demais tratados têm, portanto, o status de supralegalidade.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 184597)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Uma fábrica localizada à beira do Rio Gandu lançava em suas águas diversos dejetos poluentes. O Poder Público, ciente daquela situação, determinou o fechamento da fábrica, apesar de haver no mercado um filtro que permitiria a manutenção de seu funcionamento com a eliminação da poluição. Neste caso, resta indubitável o conflito entre o direito à livre iniciativa e a proteção ao meio ambiente. Pergunta-se: Você, na qualidade de juiz da causa, aplicaria o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade para resolver o caso em tela?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A resposta deve ser no sentido negativo, pois a solução do caso em tela será obtida com a aplicação do princípio da proporcionalidade, usando a ponderação excludente quando o exegeta busca encontrar o princípio com maior dimensão de peso a partir dos elementos fáticos e jurídicos do caso decidendo. Não se aplica no caso o método clássico da hierarquia, cronologia ou especificidade, pois estamos diante de um conflito de princípios constitucionais e não de regras jurídicas. Assim sendo, trata-se da aplicação da tríade subprincipial da proporcionalidade. Ou seja, a resposta deve ser no sentido da sua inconstitucionalidade, pois apesar de ser adequada, isto é, a medida atinge seu fim, ela é desnecessária na medida em que há um outro meio igualmente eficaz e que sacrifique menos o princípio perdedor (filtro que evita a poluição não sendo necessário fechar a fábrica).
		
	
	 3a Questão (Ref.: 240918)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Sobre as fases de evolução dos direitos fundamentais, é correto afirmar que:
		
	 
	A fase de constitucionalização surge com a Revolução francesa de 1789 como forma de limitar o poder absoluto do Estado.
	 
	A fase de constitucionalização dos direitos humanos tem início com a elaboração das doutrinas juscontratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	A fixação de direitos sociais prestacionais ocorre na fase de afirmação filosófica dos direitos naturais a partir da obra de Hobbes.
	
	No constitucionalismo da Idade Média, já vigorava a ideia de Estado Democrático de Direito.
	
	A pré-história dos direitos humanos corresponde à elaboração das correntes contratualistas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 141118)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas: I  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade. II  Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional; III  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos. IV  Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I
	
	II e III
	
	I e IV
	
	I, III e IV
	 
	III e IV
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 625164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No constitucionalismo brasileiro, são direitos sociais fundamentais, EXCETO:
		
	
	alimentação,
	
	saúde,
	
	educação,
	 
	livre concorrência.
	
	trabalho e moradia
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 624984)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A norma constitucional cuja aplicação não dependa de intervenção legislativa superveniente, gerando seus efeitos de per si é considerada norma de eficácia
		
	
	contida.
	
	Compromissória.
	 
	limitada.
	
	concorrente.
	 
	plena.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 142034)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O fato de o poder judiciário não estar autorizado constitucionalmente para participar da feitura das leis orçamentárias caracteriza a:
		
	 
	reserva antidemocrática
	
	dificuldade legislativa
	
	reserva do possível fática
	
	dificuldade contramajoritária
	 
	reserva do possível jurídica
		
	
	 8a Questão (Ref.: 142047)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Aponte a única opção que é compatível com as características gerais dos direitos sociais:
		
	 
	os direitos sociais são positivados sob a forma de regras jurídicas.
	
	os direitos sociais são aplicados mediante o dogma da subsunção e da aplicação mecãnica da lei.
	
	os direitos sociais são direitos negativos de defesa que não dependem da atuação positiva do Estado.
	 
	os direitos sociais são direitos estatais prestacionais que ficam na dependência de recursos financeiros do Estado.
	
	os direitos sociais não dependem de recursos financeiros do Estado.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 633706)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as garantias constitucionais previstas na Constituição atual, destacam-se os ¿remédios constitucionais¿ assim chamados por serem os meios colocados à disposição do indivíduo para salvaguardar seus direitos diante da ilegalidade ou abuso do poder público. Sobre o tema, analise e responda a seguinte situação: O funcionário público tem direito líquido e certo a obter certidão perante a autoridade administrativa competente para requerer a sua aposentadoria. Havendo negativa, o remédio constitucional cabível é
		
	
	o habeas data.
	 
	o mandado de segurança.
	
	a ação popular.o mandado de injunção.
	
	o habeas corpus.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 160167)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O sistema interamericano de proteção dos direitos humanos tem como fundamento:
		
	
	Carta Africana dos direitos do homem e dos povos de 1981
	 
	a Declaração Americana dos Direitos e Deveres do Homem (1948) e a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (1969), conhecida como Pacto de San José.
	
	Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos de 1966
	
	Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais de 1966
	
	Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial e a discriminação contra as mulheres
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	Avaiação Parcial: CCJ0058_SM_201512531979 V.1 
	 
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Matrícula: 201512531979
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 25/09/2017 16:51:48 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513218869)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
		
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	 
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513219474)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir do século XVII a florescer a ideia de afirmação dos direitos naturais com base nas correntes contratualistas. È neste período que ocorre a superação das doutrinas teocráticas do direito divino dos reis. O século XVIII marca efetivamente a positivação dos direitos do homem em documentos solenes e dotados de hierarquia, transformando-se direitos do homem em direitos fundamentais. A fase de constitucionalização dos direitos fundamentais no século XVIII tem como importante precedente histórico:
		
	
	A edição da Magna Carta de João Sem Terra.
	
	O reconhecimento da propriedade privada.
	
	A declaração da Lei de habeas corpus.
	
	A Revolução Inglesa.
	 
	A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512726298)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É CORRETO afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira são equivalentes:
		
	
	à Medida Provisória ou Lei Ordinária federal, caso sejam aprovados com maioria absoluta
	
	Sempre à Lei Ordinária federal.
	
	Sempre à ato supralegal
	 
	à Emenda Constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
	
	Sempre à Emenda Constitucional
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513219725)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O texto constitucional que assegura que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, (...), refere-se
		
	
	à nacionalidade.
	
	aos direitos e deveres individuais e coletivos.
	
	aos direitos sociais.
	
	aos direitos individuais e sociais.
	 
	aos direitos políticos
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512727852)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação às dimensões de direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Sob a égide do Estado liberal, predomina a valorização dos direitos sociais e trabalhistas
	 
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais tem seu eixo constitucional pautado na concepção de estatalidade mínima garantidora da igualdade formal perante a lei e da prevalência da autonomia privada.
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais visa a combater o déficit econômico-social dos hipossuficientes, buscando alcançar a igualdade material.
	
	São características próprias da segunda dimensão dos direitos fundamentais a igualdade formal perante a lei e a ideia de estatalidade mínima e absenteísta.
	
	Os direitos individuais homogeneos são direitos de primeira dimensão de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513219738)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A terminologia - gerações de direitos fundamentais - é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a ideia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão dimensões dos direitos fundamentais, no lugar de gerações de direitos. Segundo a doutrina e o material de aula, os direitos de primeira geração são
		
	
	são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
	
	os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
	 
	os direitos fundamentais associados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado.
	
	os direitos individuais e sociais, e exigem uma abstenção do Estado.
	
	São direitos transindividuais, destinados à proteção do gênero humano.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513160028)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia limitada, portanto de aplicabilidade indireta, mediata, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia relativa restringível, dependendo sua aplicabilidade de integração legislativa ulterior.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512727086)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	
	Eficácia limitada de princípioinstitutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	Eficácia negativa.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513153230)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam uma ação prestacional por parte do Estado. A partir desse fato, aponte a única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais:
		
	
	Os direitos sociais são direitos negativos de primeira dimensão concebidos no âmbito do constitucionalismo liberal.
	
	A alta densidade normativa dos direitos sociais faz com que a sua efetividade não fique dependente de ação legislativa superveniente.
	
	Os direitos sociais não são aptos a gerar verdadeiros direitos subjetivos ao cidadão comum, pois dependem sempre de legislação posterior.
	 
	A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes.
	
	O caráter programático dos direitos sociais retira-lhes a condição de direitos fundamentais do cidadão comum, na medida em que dependem sempre de atuação do legislador democrático.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512727917)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a força normativa dos princípios e a garantia da dignidade da pessoa humana foram afirmadas a partir de qual momento histórico:
		
	
	Com a promulgação da Constituição de 1824
	
	Com a promulgação da Constituição de 1967
	 
	Com a promulgação da Constituição de 1988
	
	No período da ditadura militar instaurada em 1964
	
	Com a Constituição de 1937
	Avaiação Parcial: CCJ0058_SM_201512531979 V.1 
	 
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Matrícula: 201512531979
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 28/09/2017 19:11:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201512727956)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre as características dos direitos fundamentais, assinale a opção correta:
		
	
	A imprescritibilidade significa que os direitos fundamentais são inegociáveis.
	
	Pela universalidade conclui-se que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados
	 
	A complementaridade significa que o intérprete deve analisar os direitos fundamentais de forma sistêmica a partir do princípio da unidade da Constituição
	
	A irrenunciabilidade significa que os direitos fundamentais não se perdem pelo decurso do tempo sem que eles sejam exercidos
	
	A historicidade projeta a ideia de que os direitos fundamentais são consagrados a todas as pessoas, independente de sua nacionalidade, raça, sexo, convicção política, inclinação filosófica ou credo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512727971)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação à questão terminológica envolvendo os conceitos da teoria jurídica contemporânea, podemos afirmar que é a positivação em uma Constituição de um determinado Estado que transforma direitos do homem (direitos naturais) em:
		
	
	direitos da humanidade
	 
	direitos fundamentais
	
	direitos cosmopolitas
	
	direitos naturais.
	
	direitos humanos
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512726297)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do sistema brasileiro de direitos fundamentais, analise cada item abaixo e responda: I. O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está limitado aos setenta e oito incisos do artigo 5º da nossa Carta Magna; II. No Brasil, os direitos fundamentais são apenas aqueles previstos no título II da Constituição (Dos direitos e garantias fundamentais); III. O direito à saúde (artigo 196) e o direito à educação (artigo 205) são direitos fundamentais absolutos que não admitem relativização; IV. Os direitos sociais são direitos fundamentais, pois têm jusfundamentalidade material. SOMENTE É CORRETO O QUE SE AFIRMA EM:
		
	
	I e III
	
	I, II e IV
	
	II e III
	
	III
	 
	IV
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513219725)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O texto constitucional que assegura que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, (...), refere-se
		
	 
	aos direitos políticos
	
	aos direitos individuais e sociais.
	
	aos direitos e deveres individuais e coletivos.
	
	aos direitos sociais.
	
	à nacionalidade.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513219738)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A terminologia - gerações de direitos fundamentais - é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a ideia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão dimensões dos direitos fundamentais, no lugar de gerações de direitos. Segundo a doutrina e o material de aula, os direitos de primeira geração são
		
	
	os direitos individuais e sociais, e exigem uma abstenção do Estado.
	
	são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
	
	São direitos transindividuais, destinados à proteção do gênero humano.
	 
	os direitos fundamentais associados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado.
	
	os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513210340)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No constitucionalismo brasileiro, são direitos sociais fundamentais, EXCETO:
		
	
	educação,
	
	saúde,
	
	alimentação,
	
	trabalho e moradia
	 
	livre concorrência.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512759809)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As normas constitucionais que têm aplicabilidade imediata, desde a entrada em vigor da Constituição, entretanto, podem ter seu alcance restringido nos casos e na forma que a lei infraconstitucional estabelecer, são denominadas de:
		
	
	Eficácia negativa
	
	eficácia concorrente
	
	eficácia plena
	 
	eficácia contida
	
	eficácia limitada
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512727884)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No Brasil, a democratização do Estado difundiu a tese de que os direitos constitucionais são normas jurídicas e como tal devem possuir efetividade. Assim sendo, verificou-se um grande movimento de renovação jurídica da interpretação constitucional a partir do qual a Constituição passou a ter força normativa sem depender de legislação posterior. Tal movimento denomina-se:Legalismo estrito kelseniano.
	 
	Doutrina da efetividade.
	
	Doutrina axiomático-dedutiva do direito.
	
	Positivismo jurídico.
	
	Concepção tecno-formal do direito.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512727215)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A questão da falta de legitimidade democrática do poder judiciário para formular políticas públicas no lugar do legislador democrático, ou seja, o fato de que o poder judiciário não é eleito pelo povo, caracteriza o conceito de:
		
	
	Dificuldade legislativa
	
	Reserva do possível jurídica.
	
	Reserva do possível fática.
	 
	Dificuldade contramajoritária do poder judiciário.
	
	Reserva do possível flexível
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513153230)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A eficácia dos direitos sociais fica muito comprometida tendo em vista sua natureza de posições jusfundamentais de caráter positivo que demandam uma ação prestacional por parte do Estado. A partir desse fato, aponte a única resposta correta com relação à efetividade dos direitos sociais:
		
	
	O caráter programático dos direitos sociais retira-lhes a condição de direitos fundamentais do cidadão comum, na medida em que dependem sempre de atuação do legislador democrático.
	 
	A nova hermenêutica advoga a tese de que o poder judiciário não depende de interposição legislativa superveniente para concretizar direitos sociais atrelados a um núcleo essencial garantidor das condições mínimas de vida digna dos hipossuficientes.
	
	Os direitos sociais são direitos negativos de primeira dimensão concebidos no âmbito do constitucionalismo liberal.
	
	Os direitos sociais não são aptos a gerar verdadeiros direitos subjetivos ao cidadão comum, pois dependem sempre de legislação posterior.
	
	A alta densidade normativa dos direitos sociais faz com que a sua efetividade não fique dependente de ação legislativa superveniente.
	Avaiação Parcial: CCJ0058_SM_201512531979 V.1 
	 
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Matrícula: 201512531979
	Acertos: 7,0 de 10,0
	Data: 28/09/2017 19:24:53 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513219467)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Podemos afirmar que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito a vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5°, inciso XLVII, alínea a, da CRFB/88) . Assim, o enunciado é verdadeiro em razão da
		
	
	Inalienabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	 
	Relatividade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Irrenunciabilidade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Efetividade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Complementaridade como característica dos direitos fundamentais.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513202427)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
		
	
	por alcançarem a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em ¿Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos¿;
	 
	por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
	
	por  apresentarem natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais;
	
	porque a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos a efetivação dos direitos fundamentais;
	
	por não serem absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (Estado de Sítio) e também frente a interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (Princípio da Ponderação).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512830141)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a única alternativa CORRETA no que tange à concepção brasileira dos direitos fundamentais:
		
	
	A Constituição não reconhece jusfundamentalidade para os direitos sociais
	
	A Constituição brasileira somente reconhece os direitos negativos de defesa de primeira dimensão.
	
	Todos os direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição são absolutos.
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está taxativamente expresso no artigo 5º da Constituição de 1988.
	 
	Os direitos sociais são considerados direitos fundamentais.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512727200)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação ao rol jusfundamental do cidadão brasileiro, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I) A Constituição de 1988 é um sistema fechado de regras jurídicas que só admite os DIREITOS FUNDAMENTAIS EXPLÍCITOS. II) A Constituição de 1988 é um sistema aberto de regras e princípios e também admite DIREITOS FUNDAMENTAIS IMPLÍCITOS, advindos do artigo 5º, § 2º.
		
	 
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	as duas assertivas são falsas.
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	as duas assertivas são falsas, porém a assertiva I justifica a assertiva II.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512727840)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação aos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Plasmada na concepção negativista e minimalista do Estado, a ideologia liberal se atrelou apenas ao catálogo de direitos estatais prestacionais, aí incluída a busca da igualdade material
	
	Os direitos fundamentais de primeira geração não são mais aplicados hoje em dia
	 
	A expressão dimensões de direitos fundamentais é mais adequada do que gerações, PORQUE há uma relação de complementaridade entre os diferentes direitos reconhecidos ao longo da história.
	 
	Os direitos fundamentais de terceira geração se voltam precipuamente para a titularidade individual
	
	Os direitos fundamentais de segunda geração são direitos ligados às liberdades individuais e aos direitos negativos de defesa
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513209860)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação às dimensões dos direitos fundamentais, considere as seguintes assertivas e assinale a resposta correta: I ¿ A Constituição de 1988 não reconhece a segunda dimensão dos direitos fundamentais. II - A segunda dimensão dos direitos fundamentais não tem nenhuma eficácia. III ¿ A primeira dimensão dos direitos fundamentais se vincula ao paradigma da liberdade. IV ¿ Os direitos fundamentais de terceira dimensão são direitos individuais atrelados à igualdade formal. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III.
	
	I e III.
	
	III e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	III.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512727048)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A norma constitucional cuja aplicação não dependa de regulamentação por norma infraconstitucional e que tenha aplicabilidade direta, integral e imediata, é considerada de eficácia.
		
	
	contida
	 
	plena
	
	concorrente.
	
	limitada
	
	absoluta
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513160028)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	Eficácia relativa restringível, dependendo sua aplicabilidade de integração legislativa ulterior.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia limitada, portanto de aplicabilidade indireta, mediata, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201513210397)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	No âmbito do neoconstitucionalismo, prevalece a tese da força normativa da Constituição. Assim sendo, a ideia de que existe uma dificuldade financeira de o Estado garantir todo o rol de direitos sociais recebe a denominação de:
		
	
	Dificuldade exegética
	
	Reserva do Impossível.
	
	Reserva do possível jurídica.
	 
	Reserva do possível fática
	 
	Dificuldade contramajoritária.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201513210389)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Com relação ao direito constitucional do Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A Constituição brasileira de 1988 pode ser considerada um sistema fechado de regras jurídicas de aplicação silogística.
	 
	Os direitos sociais não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	A Constituição de 1988 prevê proteção jurídica apenas aos direitos fundamentais liberais.
	 
	Apesar de dependerem da reserva do possível, os direitos sociais são direitos fundamentais.
	
	Os direitos fundamentais sociais são direitos sem efetividade, pois dependem sempre de norma infraconstitucional superveniente.
		
	DIREITOS HUMANOS
1a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A1_201512531979_V1 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Data: 14/11/2017 17:19:54 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513219470)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A trajetória histórica dos direitos humanos pode ser sistematizada segundo as formulações filosóficas que embasaram sua construção teórica. Inicialmente, teve grande importância no pensamento dos filósofos gregos: Na Grécia antiga do século V a. C., podemos destacar dois pensadores que muito contribuíram com seus escritos para a trajetória dos direitos humanos, são eles:
		
	
	Protágoras e Aristóteles.
	
	Aristóteles e Sófocles.
	 
	Aristóteles e Platão.
	 
	Protágoras e Sófocles.
	
	Protágoras e Platão.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513201936)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	        A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se na doutrina a respeito da terminologia correta para designar os direitos essenciais a pessoa humana. A doutrina tem utilizado inúmeras expressões para identificar, nomear os direitos essenciais à pessoa humana. Dos significados abaixo, qual o que melhor traduz os ¿direitos do homem¿:
		
	
	    Direitos que surgem com a intenção de delimitar os direitos considerados essenciais à pessoa humana dentro de um marco positivista,  estando presa ao conceito de Estado Liberal atuando como um limite ao poder político, mas não nas relações entre particulares não conseguindo abranger, portanto, grande parte das situações em que é necessário reivindicar tais direitos;
	
	          Direitos intimamente ligados aos ¿direitos dos povos¿ e designam aqueles direitos que os povos têm de determinar seu destino, no campo político, social, cultural, econômico, o direito de se relacionar com outros Estados, direito a paz, não abrangendo, entretanto os direitos da pessoas como individuais, concretas, insubstituíveis;
	 
	           Direitos que surgem ligados à ¿liberdades públicas¿ compreendendo aqui não apenas aquelas ligadas ao Estado, mas também, com relação aos particulares, sendo públicas porque estão protegidas pelo Direito, entretanto, esta expressão não consegue abranger os direitos sociais e econômicos, por isso entende-se não ser adequado o seu uso, assim como, ¿liberdades fundamentais¿, outro termo utilizado pelos franceses não consegue abranger tais direitos;
	 
	            São os direitos humanos como a conjunção dos direitos naturais, que correspondem ao Homem pelo mero fato de existir, e dos direitos civis, vale dizer, aquele conjunto de direitos que correspondem ao Homem pelo fato de ser membro da sociedade.
	
	        Direitos cuja nomenclatura ¿direitos morais¿ possui uma conotação jusnaturalista, estando presa a uma ideia de Estado Liberal dificultando os direitos de participação política, assim como os direitos sociais, culturais e econômicos;
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512724340)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Com relação às características dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os direitos fundamentais são negociáveis, isto é, podem ser transferidos porque são direitos econômico-patrimoniais
	 
	O direito à vida é um direito relativo, pois é a própria Constituição de 1988 que admite, em caso de guerra declarada, a pena de morte
	
	A Constituição Federal assegura um direito de greve absoluto ou irrestrito
	
	Todos os direitos fundamentais são absolutos e não admitem relativização
	 
	O conjunto de direitos fundamentais é fixo e não admite a incorporação de novos direitos provenientes dos tratados internacionais
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512830139)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Leia o texto abaixo: Os jusnaturalistas compreendem que o papel do estado é garantir os direitos naturais dos indivíduos, não podendo, portanto, violá-los. Esta construção está classicamente formulada na obra de J. Locke. A partir da leitura do texto, responda a qual paradigma de estado corresponde o pacto de consentimento de John Locke?
		
	 
	Estado social
	
	Estado pós-moderno
	
	Estado absoluto
	 
	Estado liberal
	
	Welfare State
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513219468)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	De acordo com a doutrina dominante podemos citar como características dos direitos fundamentais, além de outras que possivelmente poderão ser exploradas neste artigo: universalidade, indivisibilidade, imprescritibilidade, complementaridade, individualidade, inviolabilidade, indisponibilidade, inalienabilidade, historicidade, irrenunciabilidade, entre outras. Qual o sentido da universalidade como característica dos direitos humanos?
		
	
	os direitos fundamentais não se perdem com o tempo, não prescrevem, uma vez que são sempreexercíveis e exercidos, não sendo perdidos pela falta de uso (prescrição); tal regra não é absoluta, existindo direitos que, eventualmente podem ser atingidos pela prescrição, como é o caso da propriedade, que não sendo exercida, poderá ser atingida pela usucapião.
	
	com a evolução da proteção nacional e internacional dos direitos fundamentais, após as grandes guerras e revoluções, afirma-se que hodiernamente os mecanismos para assegurar a inviolabilidade dos direitos e garantias fundamentais passaram a ter abrangência regional e mundial. Por meio de tal característica, a pessoa poderá optar por qual âmbito de proteção deseja para assegurar a inviolabilidade do seu direito fundamental, o global ou regional.
	 
	os direitos fundamentais estão vinculados uns aos outros, não podendo ser vistos como elementos isolados, mas sim como um todo, um bloco que apresenta interpenetrações; as várias previsões constitucionais, apesar de autônomas, possuem diversas intersecções para atingirem suas principais finalidades. No intuito de exemplificarmos a característica relacionada neste comando, podemos dizer que a liberdade de locomoção está relacionada à garantia do habeas corpus e ao devido processo legal.
	 
	os direitos e garantias fundamentais vinculam-se ao princípio da liberdade, conduzido pela dignidade da pessoa humana, os mesmos devem possuir como sujeito ativo, todos os indivíduos, independente da raça, credo, nacionalidade, convicção política, a coletividade jurídica em geral, podendo pleiteá-los em qualquer foro nacional ou internacional, conforme devidamente expresso no parágrafo 5 na Declaração e Programa de Ação de Viena de 1993.
	
	os direitos humanos compõem um único conjunto de direitos, uma vez que não podem ser analisados de maneira isolada, separada. Afirma-se que o desrespeito a um deles constitui a violação de todos ao mesmo tempo, ou seja, caso seja descumprido seria com relação a todos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201513219444)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Podemos dizer que a ideia dos direitos do homem está muito ligada a corrente do pensamento
		
	
	Jusnaturalista.
	
	Juspositivista.
	 
	Neopositivista
	 
	Juscontratualista.
	
	Fundamentalista
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512724338)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	A ideia de pacto de submissão que rejeita o conceito de direito de resistência e legitima o modelo de Estado absoluto deve ser associado à:
		
	 
	Hobbes
	
	Rousseau
	
	Montesquieu
	
	Locke
	 
	Aristóteles
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512727965)
	 Fórum de Dúvidas (20)       Saiba  (1)
	
	Com relação à teoria filosófica do contratualismo, a ideia de Estado anti-leviatã deve ser associada ao conceito de:
		
	 
	Estado de Direito
	
	Concepção medieval de Estado
	
	Estado absoluto
	
	Estado corporativista
	 
	Concepção da Polis Grega
		
	DIREITOS HUMANOS
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA 
	Data: 14/11/2017 17:20:17 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201512830141)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Assinale a única alternativa CORRETA no que tange à concepção brasileira dos direitos fundamentais:
		
	 
	Os direitos sociais são considerados direitos fundamentais.
	
	Todos os direitos fundamentais previstos no artigo 5º da Constituição são absolutos.
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro está taxativamente expresso no artigo 5º da Constituição de 1988.
	
	A Constituição não reconhece jusfundamentalidade para os direitos sociais
	
	A Constituição brasileira somente reconhece os direitos negativos de defesa de primeira dimensão.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512726299)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	O sistema brasileiro dos direitos fundamentais é dinâmico e aberto, voltado nitidamente para a proteção da dignidade da pessoa humana. Assim sendo, assinale a única alternativa que se coaduna com tal sistema:
		
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º e do título II da Constituição Federal
	 
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não podem ser implícitos, pois, devem ser positivados no texto constitucional
	 
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º).
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão no rol taxativo dos direitos positivados ao longo da Constituição
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512726295)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Acerca do sistema de direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo uma constituição compromissória porque consagra exclusivamente os valores da democracia liberal em detrimento da social democracia
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	 
	Um sistema constitucional puro composto apenas de princípios apresenta alto grau de segurança jurídica
	 
	Existem direitos fundamentais implícitos que decorrem do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º)
	
	Nossa Carta Magna de 1988 pode ser classificada como sendo um sistema fechado de regras jurídicas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512759799)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais são apenas aqueles positivados no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal II - Os direitos sociais não são considerados direitos fundamentais
		
	 
	as duas assertivas são falsas
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	a assertiva I é verdadeira e justifica a assertiva II
	 
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513219732)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Na Constituição de 1988, os direitos referentes à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados¿, encontram-se formalmente previstos no rol dos direitos
		
	 
	Individuais e Sociais.
	
	Políticos e Sociais.
	
	Solidários e Individuais.
	
	Individuais.
	 
	Solidários e Coletivos.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512726294)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas: I  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade. II  Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais,independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional; III  Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos. IV  Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88. Somente é CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e IV
	
	II e III
	
	I, III e IV
	 
	III e IV
	
	I
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513209296)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	As Constituições Mexicana (1917) e Alemã (1919) são historicamente relevantes para os direitos humanos porque
		
	 
	elevaram os direitos trabalhistas e previdenciários ao nível de direitos fundamentais.
	
	enfatizaram a prevalência dos direitos individuais sobre os coletivos.
	
	incorporaram ao direito interno as normas da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	 
	restabeleceram o paradigma da dignidade humana, abalado pelos eventos da Segunda Guerra Mundial.
	
	inspiraram a elaboração da Declaração dos Direitos do Povo Trabalhador e Explorado.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512759795)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 6)       Saiba  (1)
	
	Tema de particular importância no estudo dos direitos humanos está relacionado com a posição hierárquica ocupada pelos tratados internacionais ratificados pelo Brasil em nosso ordenamento jurídico. Isto porque, a Emenda Constitucional n. 45 de 2004 regulou expressamente a incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos. É neste contexto que se pode afirmar que os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna brasileira:
		
	
	equivalem sempre à lei ordinária, independentemente da forma de aprovação
	
	não necessitam de referendo do Congresso Nacional, desde que celebrados pelo Presidente do próprio Congresso Nacional
	
	assumem sempre o status de norma supralegal
	 
	equivalem à emenda constitucional desde que aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros
	 
	equivalem sempre à norma metaconstitucional, independentemente da forma de aprovação
		DIREITOS HUMANOS
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A3_201512531979_V1 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVATOS HUMANOS
3a aula
	Data: 14/11/2017 17:23:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513219738)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	A terminologia - gerações de direitos fundamentais - é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a ideia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão dimensões dos direitos fundamentais, no lugar de gerações de direitos. Segundo a doutrina e o material de aula, os direitos de primeira geração são
		
	
	os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
	
	São direitos transindividuais, destinados à proteção do gênero humano.
	 
	os direitos fundamentais associados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado.
	
	são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
	
	os direitos individuais e sociais, e exigem uma abstenção do Estado.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512727837)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	O primeiro modelo de Estado de Direito, na versão liberal, que, com rigor, veio favorecer os interesses da burguesia, a nova classe ascendente, somente surgiu com:
		
	 
	A Revolução francesa de 1789
	
	A Constituição de Weimar de 1919
	 
	O Congresso de Viena de 1815
	
	A Paz de Vestfália de 1648
	
	A Constituição do México de 1917
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512726473)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Analise as afirmativas abaixo: I  As dimensões dos direitos fundamentais são estáveis, não se admitindo o aparecimento de novas gerações com o passar do tempo. II  A divisão em gerações revela o momento histórico de surgimento de determinado grupo de direitos fundamentais, e não sua importância. III  Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos de defesa ou negativos. Estão corretas:
		
	 
	I e III
	
	III
	
	I, II e III
	 
	II e III
	
	I e II
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513219756)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	A terceira geração ou dimensão dos direitos fundamentais também é conhecida como a dimensão dos direitos de fraternidade e de solidariedade, na medida em que a titularidade dos direitos transcende o homem-indivíduo para alcançar determinados grupos humanos. São direitos de terceira geração ou dimensão:
		
	
	segurança e vida.
	
	vida e igualdade.
	
	propriedade privada e consumidor.
	 
	igualdade e meio ambiente.
	 
	meio ambiente e consumidor;
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513218874)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Sobre os direitos fundamentais e suas dimensões, analise as afirmações e marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	a) Os direitos fundamentais de primeira dimensão são predominantemente diretos negativos de não intervenção do Estado no domínio privado. Em regra, não demandam ações estatais positivas para a sua concretização.
	
	d) Direitos fundamentais de primeira e segunda geração foram contemplados, pela primeira vez, na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, na França.
	 
	c) Os direitos fundamentais de terceira dimensão podem ser considerados como direitos da igualdade, a exemplo dos direitos à educação e à saúde.
	
	e) A evolução das dimensões dos direitos fundamentais conduz à substituição de direitos, em decorrência do atingimento de novos estágios de proteção.
	
	b) Os direitos fundamentais de segunda dimensão possuem um viés promoção da fraternidade e da integração entre os povos, sendo algumas de suas expressões o direito à paz e ao meio ambiente sadio.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512726472)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Sobre as gerações de direitos fundamentais, é correto afirmar que:
		
	 
	Há uma relação de complementaridade entre as 3 gerações, de maneira que nenhuma delas pode ser apontada como mais importante do que a outra. Da mesma forma, uma geração de direitos não substitui a outra, daí a opção da doutrina pela expressão dimensões de direitos no lugar da expressão gerações de direitos.
	
	Os direitos de segunda geração surgiram com as revoluções liberais e estabeleceram direitos civis e políticos
	
	Há uma sucessão no tempo, de maneira que a segunda geração substitui a primeira e assim sucessivamente, vale dizer, a aplicação da segunda geração substitui com vantagens a aplicação da primeira geração, da mesma forma que a terceira geração substitui a segunda geração de direitos.
	
	Os direitos de primeira geração surgem no início do séc. XX e correspondemaos direitos difusos e coletivos
	 
	Os direitos de terceira geração nascem abraçados ao princípio da livre iniciativa e da livre concorrência
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512727858)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	São características do Estado Liberal acoplado à primeira dimensão dos direitos fundamentais:
		
	
	Busca da Igualdade material
	
	Proteção dos hipossuficientes e direito dos trabalhadores
	 
	Busca da igualdade formal e das liberdades individuais
	
	Liberdade por intermédio do Estado
	 
	Garantia de vida digna para todos e direitos positivos
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512726476)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (2)
	
	Com relação aos direitos fundamentais e suas três dimensões, assinale a resposta correta:
		
	 
	Os direitos de segunda geração surgem com o objetivo de garantir a busca pela igualdade material e pela justiça social.
	
	Os direitos de segunda geração são geralmente descritos como direitos negativos e absenteístas, na medida em que garantem as liberdades individuais dos cidadãos comuns.
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração nascem atrelados à busca da igualdade formal e são direitos individuais.
	 
	As dimensões dos direitos fundamentais podem ser atreladas à trilogia da Revolução francesa, ou seja, a expressão fraternidade fica atrelada à primeira dimensão e a expressão liberdade fica associada à segunda dimensão de direitos.
	
	Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos positivos, pois, normalmente, demandam ações prestacionais positivas do Estado.
		DIREITOS HUMANOS
4a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A4_201512531979_V1 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Data: 14/11/2017 17:22:52 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201513210196)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	A norma constitucional que garante que será concedido habeas corpus sempre que alguém sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção, por ilegalidade ou abuso de poder pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
		
	
	concorrente.
	
	limitada.
	 
	contida.
	
	Negativa.
	 
	plena.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512726997)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	O art. 7o, inciso XXVII, da Constituição Federal, que assegura aos trabalhadores urbanos e rurais proteção em face da automação, na forma da lei, pode ser considerado uma norma constitucional de eficácia
		
	
	plena
	 
	limitada
	
	positiva ou simétrica
	
	autoexecutável
	 
	contida
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512727048)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	A norma constitucional cuja aplicação não dependa de regulamentação por norma infraconstitucional e que tenha aplicabilidade direta, integral e imediata, é considerada de eficácia.
		
	
	limitada
	
	contida
	
	concorrente.
	 
	plena
	 
	absoluta
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513210205)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	A norma constitucional que garante que a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei pode ser considerada como sendo uma norma de eficácia:
		
	
	Negativa.
	
	concorrente.
	 
	plena.
	 
	limitada.
	
	contida.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512759805)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	As normas constitucionais com aplicabilidade imediata, direta, integral, desde a entrada em vigor da Constituição, sem a necessidade de regulamentação por uma norma infraconstitucional editada posteriormente pelo poder constituinte derivado, são denominadas de:
		
	 
	eficácia plena
	
	eficácia concorrente
	
	eficácia limitada
	
	eficácia contida
	 
	eficácia irradiante
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512727080)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais:
		
	
	Carecem de legislação ordinária integradora de eficácia.
	 
	Têm aplicação imediata.
	
	Dependem de edição de lei delegada.
	
	Necessitam de regulamentação através de lei complementar.
	 
	Dependem de edição de medida provisória.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512727086)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	A regra inserida no art. 2º da Constituição da República Federativa do Brasil: São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário, é uma norma de:
		
	
	Eficácia limitada de princípio institutivo, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, dependendo de integração legislativa para dar corpo a instituições, entidades e órgãos.
	
	Eficácia limitada de princípio programático, portanto de aplicabilidade indireta, mediata e reduzida, estabelecendo programa de natureza governamental a ser desenvolvido através de integração legislativa, visando à realização dos fins sociais do Estado.
	
	Eficácia negativa.
	 
	Eficácia plena, portanto de aplicabilidade direta, imediata e integral.
	 
	Eficácia contida, portanto de aplicabilidade direta e imediata, mas que pode ter reduzido o seu alcance pela atividade do legislador infraconstitucional.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512759809)
	 Fórum de Dúvidas (6)       Saiba  (1)
	
	As normas constitucionais que têm aplicabilidade imediata, desde a entrada em vigor da Constituição, entretanto, podem ter seu alcance restringido nos casos e na forma que a lei infraconstitucional estabelecer, são denominadas de:
		
	 
	eficácia contida
	
	Eficácia negativa
	
	eficácia concorrente
	
	eficácia plena
		DIREITOS HUMANOS
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A5_201512531979_V1 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Data: 14/11/2017 17:22:34 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201512727220)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	O fato de o poder judiciário não ser eleito pelo povo caracteriza a chamada:
		
	
	reserva antidemocrática
	
	dificuldade executiva
	 
	reserva fática
	 
	dificuldade contramajoritária
	
	reserva do impossível
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513210373)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	Com relação aos direitos sociais, é correto afirmar que sua efetividade:
		
	 
	Fica na dependência da reserva do possível, exceto na garantia do núcleo essencial cuja eficácia é positiva.
	
	Não existe pois os direitos sociais não são direitos fundamentais.
	
	É contida, pois já entra no mundo jurídico com eficácia plena, sem a necessidade de regulamentação superveniente do legislador ordinário.
	
	É plena, pois não depende de formulação de política pública.
	 
	É facilitada, pois os direitos sociais são direitos negativos de defesa de primeira dimensão.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado3a Questão (Ref.: 201513210397)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	No âmbito do neoconstitucionalismo, prevalece a tese da força normativa da Constituição. Assim sendo, a ideia de que existe uma dificuldade financeira de o Estado garantir todo o rol de direitos sociais recebe a denominação de:
		
	 
	Reserva do possível fática
	
	Reserva do possível jurídica.
	
	Reserva do Impossível.
	
	Dificuldade exegética
	 
	Dificuldade contramajoritária.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512727912)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I. o conceito de núcleo essencial dos direitos fundamentais deve projetar a ideia de um conteúdo jurídico mínimo que deve ser garantido pelo poder judiciário, independentemente de lei regulamentadora. II. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal não reconhece, no direito brasileiro, o núcleo essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.
		
	 
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	
	as duas assertivas são falsas.
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	
	ambas assertivas são verdadeiras.
	 
	ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512727206)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	Com relação aos direitos sociais, é correto afirmar que sua efetividade:
		
	
	é facilitada pelo caráter negativo dos direitos sociais que demandam apenas posturas absenteístas de não intervenção do Estado nas relações privadas.
	
	é dificultada pela alta densidade normativa dos direitos sociais que são normas jurídicas fechadas aplicadas mediante subsunção.
	 
	é dificultada pela falta de recursos financeiros do Estado, representada pela reserva do possível fática.
	
	é facilitada pelo caráter programático dos direitos sociais que não se submetem à regulamentação superveniente do legislador ordinário.
	 
	independe da falta de recursos financeiros do Estado.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512727215)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	A questão da falta de legitimidade democrática do poder judiciário para formular políticas públicas no lugar do legislador democrático, ou seja, o fato de que o poder judiciário não é eleito pelo povo, caracteriza o conceito de:
		
	
	Dificuldade legislativa
	
	Reserva do possível fática.
	 
	Dificuldade contramajoritária do poder judiciário.
	
	Reserva do possível flexível
	 
	Reserva do possível jurídica.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513153239)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	O Ministério Público ajuízou ação civil pública em face do Município Xi, devido à extinção do programa municipal de prestação de assistência social, psicológica e médica às crianças e adolescentes vítimas de abuso e/ou exploração sexual. O Município réu argüiu, no mérito, que não dispõe de recursos financeiros necessários para continuar atendendo aos assistidos, motivo pelo qual deixou de prestar o serviço. Diante de tal situação é correto afirmar que o município alegou em sua defesa o princípio da:
		
	
	reserva de jurisdição
	 
	reserva do possível fática
	
	mínimo existencial
	
	reserva do possível jurídica
	 
	dificuldade contramajoritária
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513218879)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (3)
	
	Acerca dos direitos sociais, é correto afirmar que:
		
	
	c) nunca dependem da disponibilidade de recursos financeiros para a sua implementação.
	 
	d) a superação da tese da reserva do possível fática (e, na sua esteira, da impossibilidade financeira do Estado) deve se limitar à garantia do conteúdo mínimo das normas constitucionais
	 
	a) sempre exigirão uma omissão por parte dos poderes constituídos.
	
	b) podem ser vistos como a primeira dimensão ou geração dos direitos fundamentais.
	
	e) somente devem ser atribuídos às pessoas naturais, jurídica e economicamente classificadas como necessitadas.
		DIREITOS HUMANOS
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 
	Exercício: CCJ0058_EX_A6_201512531979_V1 
	Matrícula: 201512531979
	Aluno(a): FRANCISCA KERLANE SOUSA DO NASCIMENTO SILVA
	Data: 14/11/2017 17:22:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201512760009)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 3)       Saiba  (0)
	
	O surgimento da primeira dimensão dos direitos fundamentais surge com a Revolução francesa de 1789, ocasião em que o paradigma estatal absolutista (Estado de não-direito) deixa de existir, surgindo em seu lugar o Estado liberal de Direito. Assim sendo, é correto afirmar que são direitos de primeira dimensão:
		
	
	os direitos difusos
	 
	os direitos civis e políticos
	
	os direitos coletivos
	
	os direitos sociais
	
	os direitos individuais homogêneos
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512769262)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Especificamente quanto aos direitos sociais, é comum afirmar-se que, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, dentro de um panorama de escassez de recursos, o poder judiciário não poderia interferir no âmbito das escolhas relacionadas à alocação dos recursos públicos a não ser para garantir:
		
	
	a dificuldade contramajoritária do poder jurisdicional de juízes e tribunais
	
	a reserva do possível fática encontrada na dignidade da pessoa humana
	 
	o mínimo existencial representado pela garantia apenas da igualdade formal
	 
	o mínimo existencial representado pela garantia de condições mínimas de vida digna para todos
	
	a reserva do possível jurídica representada pela falta de recursos financeiros do Estado
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512817845)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	¿O ser humano é um ser social, não vive de forma isolada. Dessa necessidade primária, aliada à de autopreservação, de forma remota, tem-se a origem do Estado, sob a sistemática de um contrato social, como garantidor da ordem social em contrapartida à concessão feita pelos indivíduos de algumas de suas liberdades. O Estado, atendendo a tendências que foram surgindo nas diferentes épocas, foi assumindo ao longo dos tempos, variadas formas e foi, com isso, adotando posições em relação aos direitos a que fazem jus os indivíduos. A princípio se tem os direitos humanos, que são a eles inerentes e decorrentes da própria condição de ¿ser humano¿. Com o passar do tempo e à medida que foram sendo reconhecidos pelas ordens jurídicas dos diversos Estados, através de sua positivação em textos constitucionais, tornaram-se eles, então, direitos fundamentais.¿ Considerando o texto do enunciado, aponte qual das opções seria aquela que melhor corresponde à ideia de mínimo existencial no contexto constitucional pátrio.
		
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado apenas com os direitos negativos, que somente são passíveis de tutela pela atuação do Poder Judiciário, pois a efetivação dos direitos positivos, por demandarem recursos, estariam sujeitos somente à vontade do Poder Executivo.
	 
	o principio do mínimo existencial está relacionado com o fato de nem a separação de poderes nem o princípio majoritário, serem absolutos em si mesmos, sendo possível excepcioná-los em determinadas hipóteses, especialmente quando se tratar de garantia dos direitos fundamentais e da dignidade dapessoa humana¿, pois esses dois subsistemas não justificam a alegada impossibilidade de se reconhecer a eficácia positiva às normas pertinentes à dignidade da pessoa humana em seu aspecto material, sendo assim possível, se reconhecer ao judiciário a legitimidade de sindicar algum efeito mediante provocação.
	
	o principio do mínimo existencial corresponde à analise de uma previsão legal para a prestação efetiva de direitos, observado os recursos materiais disponíveis para sua satisfação, motivo pelo qual, em fase judicial, defende-se que os juízes não teriam capacidade funcional necessária para garantir a efetivação das prestações dos direitos sociais, tratando-se que questão que foge dos âmbitos judiciais.
	
	o principio do mínimo existencial está relacionado ao fato do Poder Judiciário ser o órgão competente para proporcionar a concreta observância dos preceitos constitucionais, já que, não obstante tais normas tenham imperatividade, na prática social, não raras vezes, são eles, descumpridos. É um princípio aplicável somente para proteção dos direitos fundamentais das minorias socialmente discriminadas e grupos não privilegiados, que dependem em última instância da atuação do Poder Judiciário¿.
	
	o principio do mínimo existencial procura identificar o fenômeno econômico da limitação dos recursos disponíveis diante das necessidades quase sempre infinitas a serem por eles supridas pelo Estado. Assim, o que este princípio significa, é que há um limite de possibilidades para a concretização de direitos, independentemente da previsão legal.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513153242)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Leia o trecho abaixo retirado do voto de Celso de Mello na ADPF 54: A meta central das Constituições modernas, e da Carta de 1988 em particular, pode ser resumida, como já exposto, na promoção do bem-estar do homem, cujo ponto de partida está em assegurar as condições de sua própria dignidade, que inclui, além da proteção dos direitos individuais, condições materiais mínimas de existência. Ao apurar os elementos fundamentais dessa dignidade (o mínimo existencial), estar-se-ão estabelecendo exatamente os alvos prioritários dos gastos públicos. A partir do texto, aponte a única resposta que não corresponde ao conceito de mínimo existencial:
		
	
	Os direitos sociais, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o conjunto mínimo de condições de vida digna para todos.
	
	a íntima vinculação de diversos direitos sociais com o direito à vida e com o direito à dignidade humana leva à necessidade de se reconhecer que as condições existenciais mínimas representam claro limite à liberdade de conformação do legislador democrático.
	 
	No âmbito do direito à saúde, a argumentação de que os recursos públicos são limitados e, portanto, autoriza o gestor público a adotar uma política que atente aos princípios da economicidade das ações e do custo-benefício dos tratamentos não afasta o dever do Estado de garantir o mínimo existencial.
	 
	Os direitos sociais ligados ao mínimo existencial, por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, não autorizam o ativismo do poder judiciário na sua concretização.
	
	O Supremo Tribunal Federal vem reconhecendo a efetividade dos direitos sociais atrelados ao mínimo existencial, reconhecendo, portanto, que tal mínimo gera um conjunto um direito subjetivo a prestações garantidores de vida digna.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513153244)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A efetividade dos direitos fundamentais de segunda dimensão tem sua aplicabilidade atrelada:
		
	
	ao mínimo existencial e à aplicação mecânica de regras constitucionais
	
	à dificuldade contramajoritária e a negação do ativismo judicial
	
	à reserva do possível e ao garantismo liberal
	 
	à reserva do possível e ao positivismo jurídico
	 
	ao mínimo existencial e ao pós-positivismo
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512745272)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA: I - Por implicarem custos que devem ser arcados pelo Estado para a sua satisfação, dentro de um panorama de escassez de recursos, o poder judiciário não pode, em nenhuma hipótese, interferir no âmbito das escolhas relacionadas à alocação dos recursos públicos. II - O mínimo existencial implica, desde logo, o respeito a uma dimensão prestacional mínima dos direitos sociais.
		
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	as duas assertivas são falsas
	
	ambas assertivas são verdadeiras e a assertva I justifica a assertiva II
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	 
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512744721)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Leia o trecho abaixo extraído de uma ementa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, in verbis: "A norma constitucional que estabelece o direito à saúde tem natureza programática. As normas programáticas, muito embora não possuam eficácia plena, prestam-se a garantir o mínimo existencial ali previsto. Esse mínimo existencial vem a ser o núcleo de cada direito fundamental. O dever de prestar saúde é uma norma programática, que gera em contrapartida o direito ao seu acesso. Embora esse direito não possa ser exercido de maneira plena, cabendo ao 'Estado' estabelecer suas metas de atendimento ao bem comum, há necessidade de garantir-se o seu núcleo, que é o direito à vida. Não garantindo esse mínimo existencial, pode o Judiciário determinar que o Executivo cumpra com o seu dever, pois a Constituição Federal, nesse ponto, possui densidade normativa suficiente para tanto."A partir da leitura do texto, Marque a resposta correta:
		
	
	O direito à saúde é uma norma programática logo não tem nenhuma eficácia jurídica enquanto não for editada a lei regulamentadora.
	
	O direito à saúde é uma norma de eficácia limitada, pois, não tem natureza programática.
	
	O direito à saúde é uma norma de eficácia contida, pois é aplicada diretamente, podendo, entretanto, o legislador democrático restringir o seu alcance.
	
	O núcleo essencial do direito à vida, muito embora atrelado ao conceito de mínimo existencial, não possui eficácia plena e nem gera direito subjetivo.
	 
	O núcleo essencial do direito à vida pressupõe um espectro normativo de eficácia plena e positiva, capaz de gerar posições subjetivas de vantagens.
	
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201513218880)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	E M E N T A: Recurso Extraordinário. Criança de até seis anos de idade. Atendimento em creche e em pré-escola. Educação infantil. Direito assegurado pelo próprio texto constitucional (CF, art. 208, IV). Compreensão global do direito constitucional à educação. Dever jurídico cuja execução se impõe ao poder público, notadamente ao município (CF, art. 211, § 2º). Recurso improvido. RE 410715 AgR AG.REG. Relator: Min. Celso de Mello Publicação: DJ - 03/02/2006. Sobre o conteúdo da ementa explicitada, marque a alternativa correta:
		
	
	d) Por tratar-se de um direito de segunda dimensão, reporta-se a uma decisão judicial que viola a discricionariedade do administrador, sendo admissível a alegação da reserva do possível.
	
	a) Está relacionado a um direito fundamental de primeira dimensão, o qual pressupõe o acesso à educação como uma liberdade individual.
	
	c) Menciona um direito fundamental não sindicável em juízo, isto porque o atendimento em creche e pré-escola constitui

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes