Buscar

Língua Portuguesa Fundamentos e Metodologias na Educação Básica APOL 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o fragmento de texto a seguir:
“É no diálogo real que esta alternância dos sujeitos falantes é observada de modo mais direto e evidente; os enunciados dos interlocutores (parceiros do diálogo), a que chamamos de réplicas, alternam-se regularmente nele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 294.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, alguns fatores que interferem na comunicação entre os falantes: ritmo de fala; altura tom de voz e entonação vocal; segurança; adequação ao interlocutor e ao contexto; linguagem corporal. A que se refere a adequação ao interlocutor e ao contexto?
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	a adequação ao interlocutor e ao contexto ocorre quando o falante sabe com quem está falando e utiliza de uma variedade de língua adequada ao ouvinte e à situação de fala.
	
	B
	a adequação ao interlocutor e ao contexto diz respeito ao ritmo e a voz do falante que demonstram o quanto ele está seguro e também a qualidade do conteúdo da fala.
	
	C
	a adequação ao interlocutor e ao contexto está relacionada com a qualidade da voz e da vibração da emissão das palavras.
	
	D
	a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se com a velocidade que o falante imprime à sua fala.
	
	E
	a adequação ao interlocutor e ao contexto relaciona-se à mensagem corporal transmitida no momento da enunciação, bem como à maneira como a mensagem é recebida.
Questão 2/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia a passagem de texto abaixo:
“Alguns textos são mais adequados que outros para determinados propósitos de leitura – assim como para determinadas finalidades de escrita – e que as estratégias que utilizamos para ler se diversificam e adaptam em função do texto que queremos abordar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 2014. (s.p.).
De acordo com o livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, o conhecimento dos tipos de texto faz com que o leitor tenha expectativas a respeito do que vai ler. Essas expectativas se referem à estrutura gramatical, ao seu vocabulário e ao seu formato visual. Sobre a estrutura gramatical de um gênero, o que se pode afirmar? Analise as proposições a seguir:
I. A estrutura gramatical do texto se sobrepõe ao vocabulário e ao formato visual.
II. A extensão e a complexidade das sentenças dependem do gênero e do texto que está lendo.
III. Textos do cotidiano, como um recado para família, tendem a ter orações mais curtas.
IV. Textos do cotidiano tendem a ser agramaticais, ou seja, não atendem a uma estrutura gramatical.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	II, III e IV, apenas.
	
	C
	I, II e IV, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e IV, apenas.
Questão 3/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Leia o excerto de texto a seguir:
“Os estudos linguísticos modernos apresentam, de uma forma geral, abordagens que busquem um melhor entendimento dos fenômenos que envolvem a linguagem e seu uso. Tais abordagens apresentam suas discussões situadas em dois paradigmas principais, o formalismo e o funcionalismo. Nesse sentido, a divisão entre forma e função parece sugerir uma linha divisória entre as diferentes correntes pertencentes a cada uma das vertentes as quais os estudos estejam relacionados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://periodicos.ufes.br/percursos/article/download/1188/890>. Acesso em: 28 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre a abordagem formalista, o que é correto afirmar? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	A abordagem formalista prioriza a forma ou a estrutura como ponto de partida para qualquer pressuposto teórico ou explicação dos fenômenos da linguagem.
	
	B
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso ou função da linguagem, como atos realizados com objetivos definidos.
	
	C
	A abordagem formalista tem como base a oralidade, sendo evitada as formas escritas da linguagem.
	
	D
	A abordagem formalista prioriza a gramática, normatiza da língua portuguesa, rechaçando as discussões sobre linguagem.
	
	E
	A abordagem formalista parte do ponto referencial do uso de estratégias de leitura para o ensino de línguas, seja ela materna ou segunda língua.
Questão 4/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Atente para a seguinte citação:
“Língua escrita e língua falada são metodologicamente comparáveis, insistindo em que isso não implica propor uma dicotomia rígida – fato que, aliás, é de fácil consenso – do mesmo modo que não implica considerar que a simples comparação seja suficiente para caracterizar cada uma das duas modalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.scielo.edu.uy/pdf/ling/v27n1/v27n1a05.pdf>. Acesso em: 15 abr. 2016.
Sobre a linguagem escrita e a linguagem oral, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(    ) A linguagem escrita existe em todas as sociedades humanas.
(    ) A linguagem oral é adquirida naturalmente pela criança nos primeiros anos de vida.
(    ) A aquisição da escrita envolve uma série de variáveis, dentre elas, as metas do professor.
(    ) A linguagem oral requer uma interação.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	V – V – V – V
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 5/5 - Língua Portuguesa: Fundamentos e Metodologias na Educação Básica
Considere o trecho de texto abaixo:
“Ao ingressarem na escola, os alunos já dispõem de competência discursiva e linguística para comunicar-se em interações que envolvem relações sociais de seu dia-a-dia, inclusive as que se estabelecem em sua vida escolar. Acreditando que a aprendizagem da língua oral, por se dar no espaço doméstico, não é tarefa da escola, as situações de ensino vêm utilizando a modalidade oral da linguagem unicamente como instrumento para permitir o tratamento dos diversos conteúdos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/introducao.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2016.
Considerando o fragmento de texto acima e o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, sobre o processo de ouvir ou escutar citado pela autora, o que é correto afirmar? 
Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.
	
	A
	O processo envolve o domínio do código linguístico, mais especificamente, da norma culta.
	
	B
	O processo envolve uma parte anatômica, uma psicológica e outra social.
	
	C
	O processo envolve o conhecimento prévio da língua que o aluno tem, no caso de alunos cujos pais não dominam o código linguístico, o processo não se completa.
	
	D
	O processo de ouvir ou escutar está atrelado a escrita, a pessoa não-alfabetizada não completa o processo.
	
	E
	O processo deve ser instigado pelo professor, professores que não tenham a habilidade de instigar seu aluno, acabam por prejudicá-lo, visto que, só é desenvolvido na escola.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais