Buscar

Fichamento 01 A educação de Jovens e Adultos e a Disciplina de Química na Visão dos envolvidos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IFRJ
Aluno: Roberto Vides de Amorim Pireda da Silva.	
Orientador: Ismárcia.			
Co-orientador:
Tema/título TCC: 
	Fichamento nº 01
	Texto sobre:
( ) Química 
( X ) Educação
( ) Metodologia da Pesquisa 
( ) Educação Química
( ) Outro, qual? 
	Texto a ser fichado:
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A DISCIPLINA DE QUÍMICA NA VISÃO DOS ENVOLVIDOS
	Do que trata o texto? 
 Traçar um perfil identitário do perfil dos alunos de EJA, passando pelas metodologias de ensino utilizadas para o ensino de química, bem como pelas dificuldades diversas encontradas no decorrer do processo de ensino.
	Quais são os referenciais teóricos do autor? 
ANDRÉ (M.E.D.A.); BACHELARD; BONENBERGUER; BORGES NETO; LEI 9394; RESOLUÇÃO CNE 01/02 DE 2002; CUNHA JUNIOR, A.S. ARAÚJO, M.I.O.; DAMASCENO, D.; DI PIERRO, M.C.; FREIRE, P.R.N,; GOLDENBERG, M.; KASSEBOEHMER, A. C.; MACHADO, M.M.; MORAES, R.; MOREIRA, P.F.S.D.; MORTIMER, E.F.; PELUSO, T.C.L.; PINHEIRO, A.N. RUMMERT, S.M.; SANTOS, W.L.P.; SOUZA, C.R.S.; VIDAL, R.M.B.; WARTHA, E.J.; 
	Coloque um resumo das ideias gerais do autor.
 O autor discorre sobre a problemática do ensino de química na EJA, bem como a falta de uma metodologia própria para essa modalidade de ensino, citando assim os programas educacionais como a Alfabetização solidária, Brasil Alfabetizado, Todos pela Alfabetização, dentre outros; Em um apud ao autor Borges (2008), ele cita que a EJA da forma que é ofertada sendo ‘paralela’ ao ensino regular torna mais excludente o ensino, todavia no parágrafo seguinte afirma que atualmente existem ‘iniciativas’ com propostas pedagógicas mais adequadas aos discentes de EJA, como exemplo o PROJOVEM e PROEJA, com uma ênfase em profissionalização conjunta.
 Quanto ao ensino o autor defende que seja elaborado de forma mais contextualizada as disciplinas e cita os autores Vidal e Melo (2013), ao dizer que contextualizar não se trata apenas de exemplificar os eventos do cotidiano mas de em suma criar um ambiente de discussão para que exista uma relação de valor a partir da autoestima do aluno que agora se descobre capaz de formular suas teorias criando seus mecanismos de entendimento e associações para ampliação e/ou aplicação do conhecimento proposto.
Quanto ao professor o autor propõe que desde a formação dos mesmos seja trabalhado um conhecimento de contextualização, para que o futuro professor possua em sua ‘caixa de ferramentas’ um conhecimento estruturado do que representa essa metodologia.
O autor aborda bem resumidamente a forma estruturada do ensino regular de química com seus excessos de conteúdos científicos, com uma abordagem com foco em formação de futuros pesquisadores, que acabam por distanciar os discentes da compreensão e ampla aplicação do conteúdo em seu cotidiano, fazendo alusão a uma ferramenta de dominação a que se expõe o individuo ao priva-lo do conhecimento; e menciona também que o ensino deve levar em conta o a inter-relação entre o conhecimento químico e o contexto sociocultural a que está inserido o aluno.
Ao mencionar Chassot (2004), o autor resume sua ideia com a proposta de que se leve em consideração elaborar alternativas a fim de contribuírem para a alfabetização e letramento cientifico dos discentes.
 
	O autor discorda de quais autores?
Embora não mencione um autor específico, o autor discorda da estrutura do ensino regular com seus excessos de conteúdo.
	Citações importantes.
 
É preciso que a formação do professor contribua nesse sentido, para que ele seja estimulado na licenciatura, ainda enquanto discente, a conhecer e aplicar essas metodologias e que a continuação da sua formação de professor ocorra com cursos que também foquem EJA.
Apud: Vidal e Melo (2013) apontam que ensinar de modo contextualizado não é citar exemplos de eventos no cotidiano, mas vincular esses eventos ao conhecimento científico de forma a atrair o aprendiz às reflexões sobre o assunto;
 Apud: Como tem demonstrado Chassot (2004), o ensino de química brasileiro é inútil, ou melhor, só tem sido útil para ajudar os estudantes a serem mais dominados.
	Qual é a importância deste texto fichado para o seu TCC? 
No que tange ao ensino de EJA, o texto trata da ideia central da minha proposta de TCC, que tem ênfase na alfabetização e letramento do ensino de química em EJA, sendo portanto uma fonte indispensável para a elaboração do mesmo.

Outros materiais