Buscar

ANATOMIA SLIDES HJ 12 (colégio tecnico)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANATOMIA 
Professora: Sonia Martins
Especialista em Gestão e Organização da Saúde/Unicentro
Programa da Saúde Familia/UFRS
Licenciatura Plena em Biologia/UTFPR
 ANATOMIA E FISIOLOGIA 
Anatomia (do grego, ana = parte, tomia = cortar em pedaços) é a ciência que estuda os seres organizados. O seu estudo pode ser realizado microscopicamente, ou seja, por meio de um microscópio, e também macroscopicamente, isto é, a olho nu, sem auxílio de aparelhos, que é o propósito
 deste livro.
O termo fisiologia se originou a partir da junção do grego physis, que significa “funcionamento” ou “natureza”, com a palavra logos, que quer dizer “estudo” ou “conhecimento. Ou seja o funcionamento. 
 TECIDOS 
No nosso corpo, existem muitos tipos de células, com diferentes formas e funções. As células estão organizadas em grupos, que “trabalhando” de maneira integrada, desempenham, juntos, uma determinada função. Esses grupos de células são os tecidos.
Os Órgãos
Os tecidos também se agrupam em nosso organismo.
Um agrupamento de tecidos que interagem forma um órgão.
Sistemas
Vários órgãos interagem no corpo humano, desempenhando determinada função no organismo. Esse conjunto de órgãos associados forma um sistema.
Esse sistema é formado pela:
 boca;
 faringe;
 esôfago;
 estômago;
 intestino delgado e
 intestino grosso. 
SISTEMAS 
Além desses órgãos, o sistema digestivo humano compreende glândulas anexas, como as glândulas salivares, o pâncreas e o fígado. Os sistemas funcionam de maneira integrada, e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo e, consequentemente, a vida.
 DIVISÕES E PLANOS 
Entre os profissionais da saúde é indispensável saber e usar corretamente os temos usados para designar partes do corpo.
posição anatômica- todas as descrições a seguir partem da posição anatômica
A posição anatômica possui as seguintes características:
- Individuo em pé, ereto com cabeça e olhos voltados para frente
- Membros superiores pendentes com a palma da mão virada para frente
- Membros inferiores juntos com os dedos do pé para frente
 PLANOS ANATÔMICOS 
Plano Sagital: são todos os planos verticais com orientação paralela à sutura sagital do crânio (ou da orelha). O plano sagital mediano (ou plano mediano) divide o corpo em duas metades iguais, direita e esquerda.
PLANO FRONTAL
Plano Frontal: são todos os planos verticais com trajeto paralelo à sutura coronal do crânio (ou da “testa”). O plano coronal divide o corpo em duas metades diferentes, anterior e posterior.
PLANO TRANSVERSAL 
Plano Transversal: são todos os planos que cortam o corpo horizontalmente. Divide o corpo em duas metades diferentes, superior e inferior.
Os tecidos do corpo humano podem ser classificados em quatro
grupos principais:
tecido epitelial;
 tecido conjuntivo;
 tecido muscular e
 tecido nervoso.
Tecido epitelial
 TECIDO CONJUNTIVO 
As células do tecido conjuntivo são afastadas umas das outras, e o espaço entre elas é preenchido pela substância intercelular. A principal função do tecido conjuntivo é unir e sustentar os órgãos do corpo.
São eles: 
 Tecido adiposo;
 Tecido cartilaginoso;
 Tecido ósseo e
 Tecido sanguíneo.
TECIDO ADIPOSO 
O Tecido encontra-se abaixo da pele, formando o panículo adiposo e, também está disposto em volta de alguns órgãos.
As funções desse tecido são:
fornecer energia para o corpo;
 atuar como isolante térmico,
diminuindo a perda de calor do
corpo para o ambiente;
 oferecer proteção contra choques
mecânicos (batidas, por exemplo). 
Tecido Cartilaginoso
Forma as cartilagens do nariz, da orelha, da traqueia e está presente nas articulações da maioria dos ossos. É um tecido resistente, mas flexível. 
Tecido Ósseo
Tecido Sanguíneo
É formado por diferentes tipos de células como:
 os glóbulos vermelhos ou hemácias, que transportam oxigênio; 
 os glóbulos brancos ou leucócitos, que atuam na defesa do corpo
contra microrganismos invasores;
 fragmentos (pedaços) de células, como é o caso das plaquetas,
que atuam na coagulação do sangue. 
SANGUE
 Tecido Muscular
O tecido muscular pode ser de três tipos:
 tecido muscular liso;
 tecido muscular estriado esquelético e
 tecido muscular estriado cardíaco.
Função: 
 tecido muscular relaciona-se com a locomoção e outros movimentos do corpo.
Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade.
O Tecido Muscular
O Tecido Nervoso
As células do tecido nervoso são denominadas neurônios, que são capazes de receber estímulos e conduzir a informação para outras células através do impulso nervoso.
Os neurônios têm forma estrelada e são células especializadas. Além deles
o tecido nervoso também apresenta outros tipos de células, como as células da glia, cuja função é nutrir, sustentar e proteger os neurônios.
O tecido é encontrado nos órgãos do sistema nervoso como o cérebro e a medula espinhal.
 TECIDO NERVOSO
TECIDO NERVOSO
A função do tecido nervoso é fazer as comunicações entre os órgãos do corpo e o meio externo.
Tudo acontece de forma muito rápida. Através dos neurônios, o sistema nervoso recebe estímulos, decodifica as mensagens e elabora respostas.
Por exemplo: o frio (estímulo externo) é recebido pelos receptores da pele, transmitido por neurônios sensitivos e interpretado no sistema nervoso central.
 CARTILAGENS
O tecido cartilaginoso apresenta uma coloração esbranquiçada ou cinzenta. É encontrado em várias partes do corpo humano, como: nariz, traqueia, laringe, orelhas, cotovelos, joelhos, tornozelos, dentre outras
 Funções
A cartilagem reveste as articulações ósseas. O amortecimento do impacto previne o atrito entre os ossos e auxilia o movimento. Dessa forma, oferece sustentação e proteção para algumas partes do corpo.
Portanto, a presença do tecido cartilaginoso nas articulações que sustentam peso é fundamental, uma vez que esse tecido admite uma grande quantidade de carga. Isso ocorre nas regiões do quadril, joelhos e tornozelos.
O tecido cartilaginoso é predominante no sistema esquelético do embrião. Ele serve de molde para os ossos em formação. Com o desenvolvimento embrionário, ele vai sendo substituído.
 Articulações
As articulações podem ser definidas como o local de união entre dois ou mais ossos e podem ser classificadas em fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
O sistema articular é formado pelas articulações, que podem ser definidas como a região de união entre dois ou mais ossos. Todos os ossos do corpo, com exceção do osso hioide, apresentam articulação com pelo menos um outro osso.
 Articulações 
Tipos de articulações 
Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
- Articulação sinovial – Nessa articulação, também chamada de diartrose ou móvel, observa-se o livre deslizamento entre a superfície de um osso e outro em virtude da presença de um líquido denominado de sinovial. Diferentemente das outras formas de articulação,
as peças articuladas unem-se por meio da cápsula articular, onde o líquido está localizado.
 FUNÇÕES DAS ARTICULAÇÕES 
As articulações, também chamadas de juntas, possuem duas funções principais: manter os ossos juntos e permitir a movimentação do esqueleto. Graças à presença das articulações, temos um corpo estável que consegue, por exemplo, manter a postura ereta. Além de garantir a união do esqueleto, as articulações evitam também o desgaste dos ossos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Organizacao.php
http://www.infoescola.com/anatomia-humana/articulacoes/
http://cienciasmorfologicas.webnode.pt/introdu%C3%A7%C3%A3o%20a%20anatomia/planos-e-eixos-do-corpo-humano/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais