Buscar

avaliando aprendizado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601820424)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE 2013 TJ-PI TITULAR NOTARIAL) Túlio sequestrou Caio com o intuito de obter vantagem pecuniária por meio da exigência de resgate. Durante o período em que a vítima permaneceu presa no cativeiro, entrou em vigor uma nova lei penal que agravou a pena referente ao crime de extorsão mediante sequestro. Alguns meses depois, a vítima foi solta em virtude do pagamento do resgate. Com base nessa situação hipotética e na jurisprudência firmada pelos tribunais superiores, assinale a opção correta.
		
	
	O crime de extorsão mediante sequestro consumou-se com a exigência do resgate.
	 
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, deve ser aplicada a nova lei penal mais gravosa.
	
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, não se deve aplicar a nova lei penal mais gravosa, em razão do princípio da irretroatividade da lei penal mais severa.
	
	Se Túlio for condenado por extorsão mediante sequestro, aplica-se uma combinação da lei antiga com a lei nova, para que sejam determinadas as disposições mais favoráveis das duas leis.
	
	O crime de extorsão mediante sequestro consumou-se com o pagamento do resgate.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601994243)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(PC-AP, FGV- Delegado - 2010) João e Marcos decidem furtar uma residência. Vigiam o local até que os proprietários deixem a casa. Tentam forçar as janelas e verificam que todas estão bem fechadas, com exceção de uma janela no terceiro andar da casa. Usando sua habilidade, João escala a parede e entra na casa, pedindo a Marcos que fique vigiando e avise se alguém aparecer. Enquanto está pegando os objetos de valor, João escuta um barulho e percebe que a empregada tinha ficado na casa e estava na cozinha bebendo água. João vai até a empregada (uma moça de 35 anos) e decide constrangê-la, mediante grave ameaça, a ter conjunção carnal com ele. Logo após consumar a conjunção carnal, com a empregada e deixá-la amarrada e amordaçada (mas sem sofrer qualquer outro tipo de lesão corporal), João termina de pegar os objetos de valor e vai ao encontro de Marcos. Ao contar o que fez a Marcos, este o chama de tarado e diz que nunca teria concordado com o que João fizera, mas que agora uma outra realidade se impunha e era preciso silenciar a testemunha. Marcos retorna à casa e mesmo diante dos apelos de João que tenta segurá-lo, utiliza uma pedra de mármore para quebrar o crânio da empregada. Ambos decidem ali mesmo repartir os bens que pegaram na casa e seguir em direções opostas. Horas depois, ambos são presos com os objetos. Assinale a alternativa que identifica os crimes que cada um deles praticou.
		
	
	João: furto simples e estupro. Marcos: furto simples e homicídio qualificado.
	 
	João: furto qualificado e estupro. Marcos: furto simples e homicídio qualificado.
	 
	João: furto qualificado e estupro. Marcos: furto qualificado e homicídio qualificado.
	
	João: furto simples, estupro e homicídio qualificado. Marcos: furto qualificado, estupro e homicídio simples.
	
	João: furto qualificado, estupro e homicídio simples. Marcos: furto qualificado, estupro e homicídio qualificado.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601807461)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Israel, com 18 anos de idade, na companhia de seu amigo Paulo, com 22 anos de idade, furtou R$500,00 (quinhentos reais) da carteira do avô de Israel, seu Valmir, que na data do furto tinha 62 anos de idade. A respeito da responsabilização penal dos autores da conduta criminosa, é correto afirmar:
		
	
	Haverá isenção de pena quanto a Israel, por se tratar de descendente da vítima, circunstância que se estenderá a seu amigo Paulo.
	 
	Israel responderá pelo delito de furto qualificado, assim como seu amigo Paulo, sendo que não haverá isenção de pena para qualquer um dos agentes.
	
	A responsabilização penal de Israel dependerá de queixa-crime e a de seu amigo Paulo dependerá de representação da Vítima.
	
	A responsabilização penal de ambos os agentes dependerá de representação da vítima, seu Valmir.
	
	Israel ficará isento de pena, mas tal circunstância não alcançará seu amigo Paulo.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601878668)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A", com 17 anos, privou Maria de sua liberdade, mediante sequestro, sem fins patrimoniais, liberando-a após um ano e meio. Neste caso é correto afirmar que a conduta de "A":
		
	
	não responderá por crime algum, pois liberou a vítima.
	
	não configura crime algum, pois quando privou a vítima de sua liberdade era menor de idade.
	
	responderá pelo delito de sequestro qualificado de acordo com as regras do ECA.
	 
	responderá pelo delito de sequestro qualificado de acordo com as regras do CP.
	
	responderá pelo delito de sequestro, na modalidade simples, de acordo com as regras do ECA.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601988200)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	NATASHA, travesti de 25 anos de idade, residente no Brasil, procurou SÉRGIO (35 anos) por saber que este possui contatos com casas de prostituição na Itália, para onde costumeiramente encaminha travestis com o objetivo de se prostituírem. Com tudo acertado, SÉRGIO realizou todos os procedimentos necessários para encaminhar NATASHA para trabalhar em Roma. Ocorre que tudo foi descoberto pela Polícia, sendo que ao desembarcar na Itália, NATASHA foi imediatamente mandada de volta para o Brasil. Nessa situação, segundo a doutrina majoritária:
		
	
	c) Tanto SÉRGIO quanto NATASHA devem responder pelo crime previsto no art. 231 do CP, na modalidade tentada, considerando que a saída do território nacional para o exercício da prostituição no estrangeiro foi feita de comum acordo.
	
	d) Para o crime do art. 231 do CP se consumar tem que haver o tráfico de uma pluralidade de pessoas (pelo menos três), pois somente assim estará caracterizado o tráfico internacional, que demanda uma potencialidade lesiva bem maior que o tráfico interno.
	 
	b) No caso se consumou o crime de tráfico internacional de pessoa para fim de exploração sexual (art. 231 do CP).
	
	a) O fato é atípico, pois NATASHA voluntariamente se dispôs a ir para a Itália com o objetivo de se prostituir.
	
	e) Todas as alternativas estão incorretas.

Outros materiais