Buscar

A família e o auto cuidado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Disciplina: Atenção Básica Professora: Camila Costa
Email: 
camila.fscosta2@gmail.com 
*
A família e a comunidade como cenários de cuidado
*
*
*
Autocuidado
Para melhorar a saúde é preciso pensar sobre seu estilo de vida atual e assumir hábitos saudáveis, que podem ser em relação à alimentação, à atividade física, ao lazer ou a outras mudanças que promovam o bem estar e evitem o aparecimento ou complicações de algumas doenças. 
*
Autocuidado
Isso é o autocuidado: olhar para si, observar e escolher ações e formas para cuidar da sua saúde. 
*
Autocuidado
Para que as pessoas possam se cuidar é preciso que estejam motivadas e informadas. Essas orientações são, geralmente, realizadas pelas equipes de saúde, mas também podem ser oferecidas por pessoas próximas, como a família e os amigos. 
*
Autocuidado
Os profissionais de saúde podem e devem orientar, auxiliar e acompanhar as pessoas nesse processo. Sempre que precisar, procure ajuda na sua Unidade Básica de Saúde. 
*
Autocuidado
A pessoa é quem decide quais comportamentos quer adotar neste momento e elabora um plano de ação para isso, o Plano de Autocuidado. Para a elaboração e o acompanhamento do plano, a equipe de saúde deve favorecer e apoiar o processo de mudança e não dirigi-lo. É uma parceria que se estabelece entre os profissionais de saúde, os usuários, seus familiares e a comunidade. 
*
Autocuidado
Neste sentido, o Ministério da Saúde lançou, no Dia Mundial do Cuidado da Pessoa com Diabetes, o primeiro site relacionado ao autocuidado para o cidadão brasileiro. 
*
Dia mundial do diabetes 2016
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais