Buscar

Sífilis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sífilis 
Conceito: Doença infecciosa crônica a qual tem como agente etiológico o Treponema pallidum e pode acometer diversos sistemas e órgãos, como pele, fígado, coração e sistema nervoso central.
Os mecanismos de contágio podem ser via transplacentária, por contato direto com as lesões de sífilis na pele, ou ainda transfusões sanguíneas.
Agente etiológico: bactéria espiroqueta, denominada Treponema pallidum, com cerca de 5-20 mm de comprimento e apenas 0,1 a 0,2mm de espessura. Não possui membrana celular e é protegido por um envelope externo com três camadas ricas em moléculas de ácido N-acetil murâmico e N-acetil glucosamina. Apresenta flagelos que se iniciam na extremidade distal da bactéria e encontram-se junto à camada externa ao longo do eixo longitudinal.
Patogenia: varia de acordo com os estágios ou fases da sífilis, que podem ser primária, secundária, latente, terciária e congênita.
Sífilis primária: lesão especifica e cancro, em media três semanas após a infecção. No começo e uma pápula de cor rósea, que de, pois evolui para um vermelho mais intenso. Em geral o cancro único, praticamente sem manifestações inflamatórias borda indutadas, descem suavemente ate um fundo liso e limpo, recoberto por material seroso. No homem é mais comum na região do prepúcio. Na mulher são comuns na boca, região mamária, e ânus.
Sífilis secundária: Desenvolve-se após depois de seis a oito semanas de latência, agrupam-se pápulas em volta do nariz e boca, simulando dermatite seborréia. Nos negros, as lesões faciais fazem configurações anulares e circinações. Em alguns pacientes pode ocorrer ainda perda dos cílios e porção final das sobrancelhas.
Sífilis terciária: Desenvolvem lesões localizadas envolvendo pele e mucosas, sistema cardiovascular e nervoso (neurossíflis). Em geral a característica das lesões terciarias è formação de granulomas destrutivos e ausência quase total de treponemas. Podem estar acometidos ainda ossos, músculos e fígado. 
Sífilis congênita: Disseminação teratogênica T. pallidum da gestante infectada, a infecção do embrião pode ocorrer em qualquer face gestacional ou estágio da doença materna. 
Material coletado: Serosidades obtidas por expressão das lesões das lesões primarias para a evidenciação de espiroquetas, sangue para as reações sorológicas.
Diagnóstico laboratorial: 
Microscopia em campo escuro: Visualização do T. pallidum através da luz indireta, vivo, móvel, corpos espiralados brilhantes e brancos, iluminados contra um fundo preto.
Microscopia de imunofluorescência: Detecção direta de treponemas nas lesões, anticorpos marcados com isotiocianato de fluoresceína (FITC) específicos para T. pallidum, mostrando a necessidade de perceber a motilidade das bactérias.
VDLR : Tem por base o fato de que partículas de antígeno lipídico permanecem dispersas no soro normal (negativo), mas combinam-se com a reagina, para formar agregados visíveis quando agitados ou centrifugados (positivo).
FTA-Abs: Emprega imunofluorescência indireta (T. pallidum mortos + soro do paciente + gamaglobulina anti-humana marcada) e mostra especificidade e sensibilidade excelente para os anticorpos contra o T. pallidum.
Prevenção: Baseiam-se apenas em relações sexual com o uso de camisinhas, não compartilhar agulhas ou seringas e tratamento das pessoas com a doença.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes