Buscar

APOL 4 OSM e Design Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/4 - OSM e Design Organizacional
A utilização de técnicas, de representação e símbolos se busca facilitar a realização de atividades que são desempenhadas pelos profissionais de OSM, e permite as pessoas identificarem aspectos à estrutura e a gestão organizacional que não são claramente comunicados pelas empresas aos seus diversos públicos de interessados.
A respeito destas técnicas de representação e símbolos, pode-se afirmar:
	
	A
	Representam uma única solução possível de representar a estrutura formal da empresa bem como seus fluxos operacionais;
	
	B
	Indicam as operações que serão realizadas pela empresa e aplicáveis a todos e quaisquer clientes e fornecedores, impondo-se o padrão organizacional que a empresa pretende apresentar a seus públicos alvo;
	
	C
	Visam representar o fluxo ou sequência normal de trabalhos e tarefas realizadas na empresa e também representam de forma gráfica a estrutura formal da organização em dado momento;
	
	D
	Dentre as técnicas destaca-se o fluxograma que representa a forma gráfica da estrutura formal da empresa que não se altera enquanto permanecerem os mesmos sócios.
	
	E
	Observa-se que formulários e manuais têm sido cada vez mais usados como substituição das representações gráficas por serem mais ricos em termos de conteúdo informativo.
Questão 2/4 - OSM e Design Organizacional
O MASP é um método prescritivo, racional, estruturado e sistemático para o desenvolvimento de um processo de melhoria num ambiente organizacional, visando solução de problemas e obtenção de resultados otimizados.”
O que significa a sigla MASP?
	
	A
	Método de Análise e Solução de Problemas.
	
	B
	Método de Análise e Situações de Problemáticas
	
	C
	Metodologia de Análise e Simulações de Problemas.
	
	D
	Metodologia de Apontamentos e Solução de Problemas.
	
	E
	Método de Apontamentos de Solução de Problemas.
Questão 3/4 - OSM e Design Organizacional
A respeito do MASP e suas etapas de análise visando identificação do problema, indique, dentre as alternativas abaixo a única que NÃO contém a correspondência verdadeira entre a etapa e sua descrição.
	
	A
	Identificação do Problema - Fase inicial do processo, aqui o objetivo é definir o problema que ser estudado e apresentar as justificativas que motivaram a escolha. Após escolha, o problema é apresentado e são fornecidas todas as informações conhecidas para a ocorrência do fato. Nesta etapa, também é apresentado o período a que se refere o problema, as possíveis perdas e ganhos com sua existência e os responsáveis pelo estudo.
	
	B
	Observação do Problema - Por meio da observação contínua, o objetivo é descobrir as características do problema através da coleta de dados sobre vários pontos de vistas, tais como: tempo, local, tipo e etc. Nesta fase, a demora é extremamente saudável, pois quanto maior o tempo de observação do problema, menor será o tempo gasto para resolvê-lo. A análise deve ser realizada onde o problema for identificado, de modo a resguardar todas as características de forma a não gerar uma observação distorcida do problema.
	
	C
	Análise - Neste processo, são identificadas a causas reais influentes do problema, para facilitar esse processo é utilizado Gráfico de Ishikawa, onde são lançadas as causas referentes a pessoas, armazenagem, método, sistemas e materiais. Após utilização do Gráfico de Ishikawa, os dados são lançados numa tabela que permita o detalhamento dos motivos possíveis de cada causa apresentada.
	
	D
	Plano de ação   - Confirmadas as causas fundamentais do problema, o próximo passo é elaborar o Plano de Ação que englobe as ações propostas, para isto, monta-se uma tabela com as seguintes colunas (sugestão): ações propostas; ação sobre causa ou efeito; existência de efeito colateral; prazo de implantação e custo de implantação. Para bloquear as causas prováveis, utiliza-se a técnica 5W2H, além disso, é preciso estabelecer as metas a serem atingidas.
	
	E
	Execução - As instruções utilizadas no processo de desenvolvimento do MASP devem sofrer alterações antes de serem mapeadas, é vital que após o mapeamento dos processos, antigos vícios não tornem a aparecer, incorporando padrões de trabalho que qualquer trabalhador possa realizar a tarefa. Os novos procedimentos devem ser amplamente divulgados a todos os envolvidos no processo, expondo as razões, motivos e benefícios das mudanças. Outro fator importante para o sucesso da ação é a realização do treinamento no próprio local de trabalho.
Questão 4/4 - OSM e Design Organizacional
De acordo com o material disponibilizado para estudos, bem como as explicações e considerações apresentadas nas aulas indique, dentre as alternativas abaixo, a única correta que trata sobre os princípios e fundamentos sobre as ferramentas de análise de dados e resolução de problemas.
	
	A
	As ferramentas de análise de problemas fundamentam-se em razão de princípios quantitativos que interferem na lucratividade das organizações exigindo, portanto, retificações para recuperação do lucro;
	
	B
	Os métodos e aplicações das técnicas de resolução de problemas são sempre identificadas e aplicadas em razão do problema gerado na estrutura da produção e cuja solução tem aplicação em todo o processo de transformação do produto, ou serviço;
	
	C
	As técnicas de análise de resolução de problemas baseiam-se, fundamentalmente, no âmbito de gestão de pessoas, devendo a organização sempre ter em conta que a capacitação e treinamento das pessoas é essencial para o bom funcionamento da organização;
	
	D
	As ferramentas de análise e resolução de problemas se baseiam em princípios e fundamentos de dados quantitativos e qualitativos que podem ser aplicados de forma isolada, ou complementares;
	
	E
	Existem diversos tipos de ferramentas e técnicas de analise para resolução de problemas e em função disto, cada empresa vai adotar ferramentas diferentes, que ela mesma vai estabelecer em razão do que pretende identificar, não sendo possível uma mesma ferramenta ser aplicada a empresas diferentes.

Outros materiais