Buscar

APOL 3 Negócios Eletrônicos e Marketing Aplicado a Logística NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

APOL 3 – Negócios Eletrônicos e Marketing Aplicado a Logística
Questão 1/5 - Negócios Eletrônicos
O comércio eletrônico, com suas aplicações inovadoras e revolucionárias, é tido como uma das tendências emergentes com maior poder potencial de inovação nos processos de negócio nos vários setores econômicos. Com a crescente utilização de comércio eletrônico, inclusive Internet, ficam cada vez mais críticos os aspectos de segurança e privacidade das informações que estão sendo utilizadas. Além disto, esses aspectos interferem significativamente na adoção dessa tecnologia. A dúvida sobre a segurança do comércio virtual é frequente. É verdade que a bem pouco tempo atrás, com o início do comércio eletrônico, os mecanismos de proteção para as transações feitas via internet eram ineficazes e não raro os sistemas de bancos de dados das lojas virtuais serem invadidos e os dados completos dos clientes eram acessados e usados para clonagem de cartões e invasão de contas bancárias. Conforme o comércio eletrônico foi se firmando como um negócio muito além de uma simples alternativa para as compras físicas, os mecanismos de proteção ás compras dos clientes foram aprimorados e segurança virou uma prioridade na construção da loja virtual. Stefano & Zattar (2016), mencionaram que existem três pontos chaves quanto à vulnerabilidade ao se lidar com o e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale aquela que comtempla os três pontos chaves quanto à vulnerabilidade de se lidar com o e-commerce.
	
	A
	O cliente, o servidor e o canal de comunicação.
	
	B
	O fornecedor, o servidor e o canal de comunicação.
	
	C
	O canal de comunicação, o governo e o fornecedor.
	
	D
	O cliente, o servidor e a cadeia de suprimentos.
	
	E
	Os processos, o cliente e o fornecedor.
Questão 2/5 - Marketing Aplicado a Logística
Se um produto possui um preço abaixo do esperado pelo mercado, o consumidor poderá duvidar da qualidade do produto ou serviço e suas condições. Quando este valor é acima da média, ele acredita que terá vantagens e benefícios, mas este preço elevado deverá ter uma justificativa plausível para influenciá-lo a comprar. Portanto, definir uma política de preço é um processo cuidadoso e que precisa ser muito bem estudado. As grandes empresas adotam políticas diferentes dependendo do perfil, necessidade e exigência dos seus clientes. Mesmo que seja um mesmo produto ou serviço, o preço sofrerá uma variação caso seja oferecido para fornecedores, lojistas e clientes. Para a obtenção de lucro o preço praticado pelas empresas deve ser maior do que o preço de revenda, exceto para grandes quantidades. Isto deve acontecer porque o consumidor final consulta revendas e lojas, que podem, inclusive, serem clientes da empresa e neste cálculo já inserem a margem de lucro desejada. Normalmente, as empresas estabelecem uma lista em torno da qual são desenvolvidas as situações de preços, ou seja, os preços base, sendo, que nessas listas é possível desenvolver políticas de descontos para os preços anunciados, não comprometendo assim suas margens de lucro.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando como essas ações de descontos podem ser desenvolvidas.
(  ) Descontos por quantidade.
(  ) Descontos cumulativos (somatório do volume de compras).
(  ) Descontos com prazos sazonais (compras antecipadas).
(  ) Descontos para compras à vista.
(  ) Desconto comercial (possibilita ao comprador revender o produto com sua margem de lucro e cobrir suas despesas).
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – V – V – V – V
	
	D
	F – V – V – F – V 
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 3/5 - Marketing Aplicado a Logística
Segundo Andrade (2012) o objetivo principal da empresa é obter lucros e se possível ter o mínimo possível de gastos e custos operacionais. Sendo assim, a determinação e administração de preço acabam se tornando um fator primordial para a sobrevivência, tendo em vista que quanto mais próximo da realidade está o custo, mas correto será o preço estabelecido e melhor ou maior será o lucro. O autor também determina três perspectivas diferentes de determinação de preço.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequencia assinale a alternativa que corresponde às três perspectivas citadas pelo autor.
	
	A
	Custos, concorrentes, qualidade.
	
	B
	Custos, venda e situação de mercado.
	
	C
	Qualidade, preços e situação de mercado.
	
	D
	Lucro, venda e preços.
	
	E
	Lucro, venda e situação de mercado.
Questão 4/5 - Negócios Eletrônicos
Comércio eletrônico é aquele comércio realizado por meio da internet. Este é o conceito mais simples e amplo que se pode formular. Diversos tipos de relações comerciais estão inclusos nesta definição: entre empresas e consumidores, empresas e empresas ou entre consumidor e consumidor. Apesar de ainda engatinhar, a legislação brasileira já contempla o comércio eletrônico. Conhecer e respeitar tais regras são essenciais para o sucesso do negócio. A legislação do e-commerce é composta, principalmente, de dois materiais: o Código de Defesa do Consumidor (CDC), criado em 1990 quando o comércio eletrônico praticamente não existia, portanto sem elementos específicos para o comércio pela Internet; e o Decreto nº 7.962/2013, que completou as lacunas e passou a vigorar em paralelo ao CDC, tornando-se o principal regulamento do e-commerce no Brasil. Além dos direitos autorais e comerciais, a internet também obriga as empresas a cumprirem as obrigações fiscais, como qualquer empresa, tratando-se dos tributos incidentes nas operações comerciais. De acordo com Stefano & Zattar, a relação entre fronteiras geográficas e limites é baseada em quatro elementos:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e em seguida assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas considerando os quatro elementos citados pelos autores.
 ( ) Poder
 ( ) Sucesso
 ( ) Efeitos
 ( ) Legitimidade
 ( ) Aviso
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	F – V – V – V – V 
	
	B
	V – V – V – F – V
	
	C
	V – V – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V – V
	
	E
	V – V – F – V – V
Questão 5/5 - Marketing Aplicado a Logística
O marketing está exercendo cada vez mais um papel importante na administração da empresa, tendo alcançado o posto de uma ferramenta primordial no alcance das metas estipuladas da organização, sendo ele responsável por estudar o “ouro” das organizações, ou seja, os consumidores finais, conseguindo assim delinear melhor seus produtos e serviços. Devemos enfatizar que a missão do marketing não se limita somente a “captar” o consumidor, mas também fazer com que esse consumidor seja retido pela marca. Para essa estratégia dar certo, cada vez mais as empresas investem em mix de produtos, aumentando assim sua gama de produtos ofertados, o que consequentemente o permite atingir um maior público. Para chegar a esse patamar de diferenciação, a empresa passa por todo um processo, pois ela nasce, cresce e sobrevive no mercado, pois devido a grande concorrência de ofertas o desafio de manter-se ativa em um mercado altamente globalizado é muito grande.
A partir do texto acima e dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que compete ao fator relevante para sobrevivência da empresa.
	
	A
	É a busca por menores custos operacionais, pois com preço competitivo a empresa consegue estabelecer-se no mercado.
	
	B
	É a pesquisa de mercado, ela deve saber quais são as tendências de mercado, o comportamento e os desejos do consumidor.
	
	C
	É a busca pela qualidade do produto final, empresas que alcançam esse patamar tendem a se tornarem sólidas no mercado.D
	É a opção de melhores linhas de crédito, pois com capital de terceiros as empresas tendem a apresentar maior lucratividade.
 
	
	E
	É a constante busca pelo melhor preço de venda e rapidez na entrega, pois a junção desses dois fatores pode significar excelentes resultados à organização.

Outros materiais