Buscar

Josi Apanhado Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem

Prévia do material em texto

Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem 
(6X) 1 - Alexander Neill é um nome importante quando pensamos em uma educação de base humanista. Uma frase sua foi bastante difundida e sintetiza seu pensamento: “ gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Com ela o Autor quis dizer que: 
A erudição nunca proporciona felicidade
Somente é possível ser feliz realizando tarefas simples como varrer ruas.
Ele defende um ensino baseado principalmente em tarefas intelectuais.
A erudição não é garantia de felicidade.
Os varredores de rua devem ser os modelos de felicidade para os alunos. 
(6X) 2 - A abordagem Comportamental tem em Burrhus Frederic Skinner o seu mais importante teórico. Sobre isso, analise as três afirmações a seguir: 
I – A modelagem do comportamento humano ocorre a partir da manipulação de reforços, enfatizando-se fatores não observáveis como sentimentos e emoções.
II – O condicionamento operante consiste no aumento ou diminuição da probabilidade de ocorrência de um comportamento em função do efeito obtido a partir dele. 
III – A ciência tem o papel não apenas de descrever fenômenos, mas de descobrir 
suas causas, de modo a prever e com isso alterar o futuro 
Está(ão) correta(s): 
A) Somente as afirmativas I e II
B) Somente as afirmativas I e III. 
C) Somente as afirmativas II e III
D) Somente a afirmativa I
E) Somente a afirmativa II
(5X) 3 - A psicanalise é uma vasta teoria sobre o desenvolvimento psíquico humano. Um de seus conceitos principais é o de inconsciente, que foi amplamente difundido e incorporado em nosso dia a dia , o que nem sempre garante uma compreensão clara sobre ele, assinale a alternativa incorreta: 
O inconsciente freudiano é mais do que um estado mental (um adjetivo): trata-se de uma dimensão psíquica, com modos de funcionamento próprios.
O consciente refere-se a fenômenos que podem ser percebidos facilmente pelos sujeitos (como saber onde se está).
O pré-consciente trata-se de fenômeno que podem tornar-se conscientes mediante nosso esforço (lembrar o número do telefone de um amigo por exemplo).
O inconsciente consiste de fenômenos que demandam um trabalho específico, como a análise pessoal para que possam ser lembrados.
E) O inconsciente é um fenômeno que se manifesta somente numa sessão de análise. 
(5X) 4 - A abordagem humanista destaca algumas importantes características pessoais que o professor deve cultivar em si mesmo para favorecer que o mesmo ocorra com seus alunos. Assinale a alternativa cuja característica não corresponde a essa abordagem: 
A) Empatia
B) Rigidez
C) Respeito
D) Congruência
E) Autenticidade 
(4X) 5 - Num livro de extrema importância para os educadores, intitulado Para onde vai a educação? E comentado em nosso livro texto, Piaget destaca quatro aspectos essenciais para uma educação democrática . Assinale qual alternativa não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano: 
Preparação do Professor
Disciplina rígida
Educação familiar e escolar
Interdisciplinaridade
Educação científica
 
(4X) 6 - Observe a seguinte cena apresentada no texto de Fernando Becker (2001) : Julia 7 anos , entra correndo em sua sala de aula e mostra , animada , para a professora um livro sobre gatos que ganhou de aniversario de seus pais. Ela diz professora a gente podia estudar a vida dos gatos ? eu adoro gatos e queria saber mais sobre eles. A professora responde: Julia , aqui não temos tempo para ver os livros que os alunos trazem de casa; vocês estão aqui para aprender ler e escrever, conforme os exercícios que eu trago preparado antes das aulas. Guarde seu livro e se quiser, pode levar no recreio e mostrar para seus colegas. A atitude da professora corresponde a uma pedagogia de tipo: 
A) Diretiva 
B) Não diretiva
C) Relacional
D) Apriorista
C) Autoritária
(3X) 7 - Com relação a teoria construtivista de Piaget, analise a cena a seguir: 
"Joaquim tem dois anos e apresenta uma habilidade motora fina cada vez mais desenvolvida , conseguindo segurar diversos objetos Dias desses, entretanto, sua mãe sua mãe o observou tentando segurar um ovo cru e Joaquim o apertou demais , fazendo com que se quebrasse.Tentou novamente, mas ele o segurou de modo muito solto, deixando-o cair no chão." 
Assinale a alternativa que explica teoricamente e de forma correta essa cena: 
A) Joaquim está tentando assimilar seus esquemas de preensão ao ovo cru.
B) Joaquim está tentando analisar simbolicamente o peso e a forma do ovo cru
Joaquim está tentando introjetar o conceito de ovo cru em seus esquemas motores
D) Joaquim está tentando acomodar seus esquemas de preensão ao ovo cru.
E) Joaquim está tentando desenvolver a reversibilidade frente ao ovo cru
(3X) 8 - A epistemologia Interacionista tem como um dos seus principais representantes Jean Piaget . Analise as afirmações a seguir e assinale aquela que não corresponde a essa concepção sobre o conhecimento humano: 
A razão sem a experiência é vazia; a experiência sem a razão é cega.
Invenção e descoberta integram-se num processo de construção contínua.
Sua compreensão genética do desenvolvimento humano refere –se á dimensão biológica e hereditária.
O conhecimento é resultante da relação dialética entre o sujeito e objeto do conhecimento.
As estruturas da inteligência são fruto da relação entre desenvolvimento e aprendizagem. 
(3X) 9 - Demerval Saviani , importante estudioso da educação brasileira, fala de um certo tipo de método de ensino que é basicamente verbal e expositivo e fundamentado no pensamento indutivo, o qual se baseia em três etapas fundamentais : observação, generalização e confirmação. Tal método corresponde a qual corrente epistemológica? 
A) Empirista 
B) Inatista
C) Interacionista
D) Sociocultural
E) Humanista
(3X) 10 - Imagine que você está fazendo um estagio numa escola e encontra outra estagiária de pedagogia. Vocês começam a conversar sobre o curso e as teorias de desenvolvimento e ela lhe diz o seguinte: “ A teoria de desenvolvimento cognitivo de Piaget é muito individualista e racionalista. Para esse autor, a inteligência se resume ao raciocínio lógico e ele não dá nenhuma importância ás relações sociais “. Com base nos estudos sobre essa teoria, assinale a alternativa que indique a resposta correta diante do comentário de sua colega: 
Concordo totalmente com você.
Concordo em parte com você, a inteligência é o mesmo que razão e lógica, mas ele fala, sim, da importância das interações sociais.
Concordo em parte, ele não fala das interações sociais, mas a inteligência para ele é mais do que a lógica, de ver a inteligência do bebê, que é sensório-motora.
Discordo totalmente; ele fala da importância das interações , dá influência do outro no desenvolvimento do pensamento e da moral , e a inteligência é mais do que o pensamento lógico, ela existe desde o bebê. 
Não sei o que dizer, pois não estudei esses temas no meu curso.
(3X) 11 - Piaget condena a escola tradicional que se baseia na memorização e no treino intelectual. Tendo em mente as idéias desse autor sobre a Educação, analise as quatro afirmações a seguir: 
I – Ele defende a educação como espaço de construção de autonomia intelectual e moral.
II – Ele destaca a importância do trabalho em grupo na escola. 
III– Ele entende os erros como situações que favorecem a tomada de consciência dos alunos e com isso, seu progresso cognitivo. 
IV – Ele defende métodos ativos de aprendizagem. Que integrem trabalhos individuais e trabalho em grupo. 
Todas as afirmativas 
Somente as afirmativas I, II e III
Somente as afirmativas I, III e IV
Somente as afirmativas I, II e IV
Somente as afirmativas II e IV
(3X) 12 - Ao propor sua teoria das inteligências múltiplas, Gardner (1995) parte de algumas criticas à educação e à sociedade contemporâneas . Assinale a alternativa que não indica uma critica desse autor: 
Crítica à visão unidimensional e incompleta dos testes de inteligência.
Críticaaos instrumentos de ensino e de avaliação que utilizam lápis e papel, semelhantes aos testes.
Crítica a uma escola baseada excessivamente num currículo essencial, com poucas disciplinas optativas.
Crítica a sistemas de produção de gênios, à supradeterminação precoce das crianças.
Crítica à valorização excessiva da inteligência logico – matemática , que corresponde a uma visão pluralista da mente. 
(3X) 13 - Tendo em mente os diferentes modos que o inatismo, o empirismo e o interacionismo compreendem o conhecimento e a inteligência humana, assinale a 
alternativa incorreta: 
O inatismo entende a inteligência humana como um dom pessoal, como um potencial herdado.
O empirismo compreende o sujeito como uma tabula rasa, como folha de papel em branco que será preenchida por experiências externas.
as ideias próprias ao inatismo fundamentaram o desenvolvimento de testes de inteligência ( testes de QI) 
 O empirismo questiona a importância da experiência sensível, dando mais importância à introspecção.
O empirismo tem uma concepção exógena de conhecimento, enquanto o inatismo tem uma concepção, endógena.
(3X) 14 - Dentre os fenômenos que foram conceituados pela psicanalise, há um em especial que interessa ao campo pedagógico. Freud percebeu que , na situação analítica ( e que também ocorre na relação pedagógica) o paciente vive sentimentos que derivaram de relações que haviam sido vivenciadas em relações familiares mais antigas e primitivas. O nome utilizado por Freud para tratar desse fato foi: 
A) Inconsciente
B) Transferência
C) Correspondência
D) Sexualidade
E) Trauma
(3X) 15 - Quando assistimos a uma cena triste num filme, é comum nos comovermos imediatamente, chegando a ficar com os olhos marejados. Essa reação de acordo com a Teoria da inteligência emocional, indica que: 
Reagimos de acordo como nosso pré-consciente emocional.
Reagimos de acordo com nossa mente racional.
 Reagimos de acordo com padrões condicionados desde o berço
Reagimos de acordo com nossa mente emocional
Reagimos de acordo com estratégias de marketing 
(3X) 16 - A abordagem construtivista de Jean Piaget tem inspirado reflexões e praticas educacionais há varias décadas. Por ser muito divulgada, inevitavelmente ocorrem equívocos sobre seus conceitos e proposições. Leia as três afirmações a seguir: 
 I – O nome Epistemologia Genética, como é conhecida a teoria piagetiana, enfatiza o caráter inatista e hereditário (por isso o termo “genética”) do conhecimento humano.
II- O termo “Construtivismo” indica que as nossas estruturas mentais não nascem prontas 
III – O interacionismo de Piaget destaca que tanto o sujeito como o objeto numa relação de conhecimento, modificam -se e influenciam- se mutualmente.
Estão Corretas
Todas as alternativas
Somente as alternativas I e II 
Somente as alternativas II e III
Somente as alternativas I e III
Somente a alternativa III 
(3X) 17 - Ao defender uma educação construtivista, Leão (1999) , mencionada ao nosso curso, afirma:” É vital que a escola reconheça nessa construção do conhecimento infantil que as concepções das crianças( ou hipóteses) combinam – se ás informações provenientes do meio. Assim , o conhecimento não é concebido apenas como espontaneamente descoberto pela criança, nem como mecanicamente transmitido pelo meio exterior ou pelo adulto, mas como resultado dessa interação na qual o individuo é sempre ativo “ . Ela critica o conhecimento concebido como ” espontaneamente descoberto pela criança” e “ mecanicamente transmitido pelo exterior” . Essas expressões correspondem respectivamente, segundo Becker (2001) as pedagogias: 
Não diretiva/ relacional
Relacional/ não diretiva
Relacional/ diretiva
Não diretiva/ diretiva 
E ) diretiva/ não diretiva
(2X) 18 - De acordo com a teria de inteligência emocional , o professor não deve restringir se ao ensino de conteúdos acadêmicos. Imagine a situação : “ Catarina percebe uma briga entre dois de seus alunos, de 6 anos. João pega com raiva e quebra o lápis de Antônio, que imediatamente começa a chorar. Ela se aproxima e pergunta o que houve, ao que João responde : ‘ o Antônio perdeu minha borracha que eu tinha emprestado pra ele! Era minha preferida, por isso eu quebrei o lápis dele.’ Antônio continua chorando e repete varias vezes que foi sem querer “ Analise as condutas a seguir: 
I – Catarina deve reprender João e fazê-lo pedir imediatamente desculpas para Antônio, para que situação se resolva logo e eles não valorizem demais uma situação corriqueira.
– Catarina deve buscar refletir junto com os alunos sobre os sentimentos envolvidos ( como a raiva e a frustação de João por não ter sua borracha e a tristeza de Antônio por ter prejudicado o colega). 
– Catarina deve conversar sobre outras formas com que podemos expressar nossos sentimentos( como pelo uso das palavras) e resolver um dano que causamos a alguém ( como comprar outra borracha para o colega) 
– Catarina deve chamar os pais de ambos para alertar sobre o descontrole de João e a sensibilidade excessiva de Antônio.
Agora responda: quais condutas são compatíveis com a teoria citada?
Todas
Somente I, II e III
Somente II, III e IV
Somente I e IV
E ) Somente II e III 
(2X) Q 19 - Observe a seguinte citação de Macedo, autor de referência de nosso curso: “ inteligência é um todo, composto por um conjunto de estruturas ou esquemas que possibilitam nossos modos de compreensão ou realização conforme as caracteristicas determinadas por seu nível ou estagio. Quanto ao todo, o trabalho da inteligência é manter sua organização , em constante mudança no contexto de suas transformações. Quanto as partes, considerando a natureza complementar da relações, o trabalho da inteligência é assimilar, ou seja , compreender ou interpretar o que passa a fazer parte do sujeito e ao mesmo tempo acomodar suas estruturas ou esquemas ás características das coisas assimiladas “ 
Inatismo
Construtivismo
Empirismo
Comportamentalismo
Humanismo
Comentário: A definição apresentada de inteligência, que envolve processos de
organização, assimilação e interpretação das informações, corresponde à visão
interacionista e construtivista, defendida por Jean Piaget
(2X) 20 - Duas mães conversam no portão da escola enquanto aguardam seus filhos. Aracy diz: “ ah, Carmem , não sei oque fazer com o Junior...ele não para quieto um minuto! Desde bebe ele já era agitado , acho que isso nasceu com ele” . Carmem responde “Sei não Aracy, a Janaina era igualzinha e eu dei um jeito nela! Você tem que ser mais firme, tem que por de castigo. É você que tem que saber moldar seus filhos! As opiniões de Aracy e Carmem sobre seus filhos correspondem, respectivamente, a uma visão : 
Inatista e interacionista
Inatista e empirista
Interacionista e empirista
Empirista e interacionista 
(2X) 21 - Com relação á abordagem tradicional, assinale a alternativa incorreta: 
Valoriza o caráter acumulativo do conhecimento
Valoriza a memorização e fixação dos conteúdos ensinados pelo professor
Valoriza a transmissão de conhecimentos consagrados
Valoriza a heterogeneidade dos alunos. 
Valoriza a disciplina intelectual e os conhecimentos abstratos 
(2X) 22 - Freud afirmou que educar , assim como psicanalisar e governar, é uma ação impossível. O que ele quis dizer com isso? Assinale a alternativa correta: 
Que a educação é irrealizável e deve ser abolida
Que a educação é muito repressora em nossa sociedade
Que ele havia se decepcionado com a psicanálise, abandonando-a no final da vida
Que os professores não são corretamente capacitados, assim como psicanalistas e governantes
E) Que são ações nunca são integralmente alcançadas e é impossível controlar e dominar seus efeitos
(2X) 23 - Numa sala de aula de 3o ano do ensino fundamental, , no período após as provas, o professor Martins coloca no mural os nomes dos alunos em ordem decrescente, em função das notas obtidas. Os que estão acima da media ganham um chocolate, tem uma estrela dourada ao lado de seusnomes e recebem uma salva de palmas da classe, em função do seu bom desempenho. Perguntado sobreo porquê de realizar esse procedimento, Martins diz que acha fundamental premiar e valorizar os bons alunos e as boas notas, uma vez que isso serve como reforço para eles e exemplo para os demais. 
Com base no que estudamos , assinale a alternativa que define e justifica corretamente em que abordagem a atitude do professor se inspira: 
Tradicional, que valoriza o sistema do reforçamento dos bons alunos
Comportamental, que valoriza o sistema de reforçamento dos bons alunos
Comportamental, que valoriza a punição dos meus alunos
Construtivista que valoriza a motivação dos bons alunos
Psicanálise que valoriza a inibição dos maus alunos
(2X) 24 - Com relação a expressão educação bancaria ( cunhada por Paulo freire) e aos significados a ela associados, é incorreto afirmar que: 
Ela envolve uma crítica à concepção empirista.
Ela crítica uma posição de excessiva passividade dos alunos
Ela defende um olhar mais individualizado sobre os alunos
Ela faz uma crítica á acumulação do conhecimento
E) Ela defende que os conhecimentos devem ser depositados nos alunos. 
(2X) 25 - Goleman (1995) baseia sua teoria da inteligência emocional no valor das emoções para a sobrevivência de nossa espécie e para o tipo de sociedade que desejamos construir. Nesse sentido, assinale a alternativa que não corresponde ao que estudamos acerca desse tema: 
Evolutivamente as emoções como medo e raiva serviram como uma bússola, indicando a direção mais segura para que nossos ancestrais pudessem agir, antes mesmo de uma análise mais detalhada das situações.
A nossa mente emocional responde de modo rápido, impulsivo e simplificado (como quando percebemos a aproximação de um objeto que vai nos atingir e nos agachamos imediatamente)
A amigdala cortical processa as emoções mais sofisticadas como pensar sobre sentimentos e ter sentimentos sobre sentimentos, ficando a cargo do neocortex , a massa cinzenta que recobre nosso cérebro, as dimensões mais básicas das emoções
Uma característica da mente emocional é utilizar a lógica associativa (os símbolos evocam emoções, como quando nos emocionamos diante de uma obra de arte)
A inteligência emocional está relacionada a habilidades tais, como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações – controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas
(2X) 26 - Como vimos em nosso curso, Gardner(1995) defende que se um aluno, por exemplo, apresentar dificuldade de resolver um problema logico - matemático dentro de um sistema formal desse mesmo tipo, o professor deverá buscar outra forma ( por meio da linguagem ou de modelos espaciais, por exemplo), que seja mais bem desenvolvida no aluno e que , portanto, favorecerá seu entendimento. Essa ideia se baseia, especificamente, em qual conceito do autor: 
Escola pluralista
Professor facilitador
Rotas alternativas 
Inteligência pictográfica
Aluno participativo
(2X) 27 - As ideias de Freud influenciaram o pensamento sobre o desenvolvimento humano e de maneira especial na forma como compreendemos a sexualidade. Ele definiu 5 periodos ou fases relativas ao desenvolvimento psicossexual, que seguem um cronologia, culminando com a conquista da sexualidade adulta. Leia as alternativas a seguir e assinale a incorreta: 
Na fase oral, a excitação corporal concentra-se principalmente na boca e nos dentes.
Na fase oral, o controle do esfíncteres é a principal característica.
Na fase fálica ocorre a curiosidade da criança para o conhecimento e o desejo de saber.
No período da latência não há uma zona erógena corporal específica.
Na fase genital ocorre a estruturação da personalidade, com as escolhas amorosas associadas.
(2X) 28 - Um dos eixos da disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias de Aprendizagem consiste em analisar diferentes formas de se conceber a inteligência humana e, por conta disso , diferente maneiras de se compreender o processo de ensino e aprendizagem. A seguir você encontrara um diálogo entre duas professoras sobre esse assunto. Analise as duas posições : 
Margarete: “ Sabe Silvana , por que eu não gosto da teoria de Piaget? Ele diz que a inteligência serve pra nossa adaptação de mundo! Ele é muito conformista, ele acha que a gente deve se adaptar e se acomodar ao mundo...Eu não concordo com isso não !” 
Silvana: “ pois eu gosto da teoria dele sim. Ele defende que a gente deve deixa a criança explorar sozinha o mundo, deixar que inteligência de cada um afore, desabroche de forma espontânea, sem interferir. “ 
Agora assinale a correta: 
Ambas estão certas quanto ´s compreensão da teoria piagetiana
Somente Margarete está correta e Silvana está errada, pois ele não defende o desabrochar espontâneo da inteligência
Somente Silvana está correta e Margarete está errada, pois a adaptação da inteligência ao mundo é ativa e envolve transformações, sem uma visão conformista
Ambas estão erradas, pois Piaget não fala que a adaptação é função da inteligência, nem que a inteligência deve aflorar sozinha.
E ) Ambas estão erradas , pois o sentido de adaptação dado por Piaget é ativo e não conformista, e ele não defende o desabrochar espontâneo da inteligência
(1X) 29 - A teoria das inteligências múltiplas , de Gardner, traz relevantes contribuições para a prática pedagógica. Leia as alternativas a seguir e assinale aquela que não corresponde as ideias desse autor: 
A) Desde cedo, a escola deve construir o espectro das inteligência dos alunos, de forma a poder verificar em quais inteligências os alunos possuem mais facilidade e direcionar suas ações principalmente para o aperfeiçoamento destas
B) As avaliações devem ser de formas diversificadas, e não somente em lápis e papel, de modo a favorecer a expressão das diferentes inteligências.
C) todas as inteligências devem ser igualmente valorizadas pelo professor, e não somente a linguística e a lógico-matemática.
D) Os professores devem buscar rotas alternativas ou secundárias para atingir as inteligências em que os alunos demonstrem mais dificuldade.
E) As ações da escola devem visar não somente ao desempenho acadêmico, mas também à vida futura dos alunos e sua inserção na comunidade.
(1X) 30 - Mariana é professora há 33 anos e se orgulha de manter seus alunos disciplinados em suas aulas , pois,, segundo ela, “ o medo dos alunos é o melhor tempero para uma classe disciplinada. Analise e assinale a correta: 
Mariana baseia-se na visão humanista, pois está atenta aos sentimentos dos alunos, como o medo.
Mariana baseia-se no comportamentalismo, que defende punições e estímulos aversivos na educação.
Mariana baseia-se na visão tradicional de educação, que defende a submissão dos alunos, que devem temer a autoridade do professor.
Mariana baseia-se numa visão construtivista, a qual defende que o medo favorece a construção de personalidades autônomas.
Mariana baseia-se na visão tradicional que defende um olhar compreensivo e empático frente aos sentimentos dos alunos.
 
(1X) 31 - Hoje em dia é comum encontramos softwares de educação cujas atividades ou tarefas propostas são organizadas por grau de dificuldade crescente , fornecendo incentivos para o usuário a cada acerto e quando ele consegue passar para um nível de maior complexidade. Com relação as abordagens estudadas nesta disciplina , analise as três afirmações a seguir: 
I – Esses materiais se assemelham ao princípio de ensinar de Skinner
II- Essa organização dos conteúdos em grau crescente de dificuldade é uma característica dos programas de ensino de base tradicional 
III- Seguir o ritmo individual do usuário e fornecer um feedback dos seus acertos é um princípio adotado pela Abordagem Humanista. 
Estão incorretas:
A) Apenas as afirmativas I e II
B) Apenas as afirmativas II e III. 
C) Apenas as afirmativas I e III
D) Todas as afirmativas
E) Nenhuma das alternativas 
(1X) 32 - As abordagens Tradicional e Comportamental tem aspectos importantes em comum, mastêm também algumas divergências. Assinale com atenção as alternativas e assinale a correta: 
Ambas são de inspiração empirista, mas a Comportamental aceita a punição, enquanto a Tradicional não aceita.
Ambas defendem a punição psicológica e moral dos seus alunos, embora apenas a Tradicional aceita punições físicas, como o uso da palmatória.
Ambas possuem o foco no professor , que tem o controle do programa a ser ensinado, mas a Comportamental defende um ensino menos verbalista e mais baseado na experiência
Ambas possuem uma raiz empirista e possuem uma sólida base em conhecimentos científicos.
Ambas dão ênfase à figura de autoridade do professor e à validade dos seus conhecimentos técnicos, chamando-o de “engenheiro comportamental”
(1X) 33 - Considerando o tipo de aprendizagem preconizada pelo humanismo, ou seja , uma aprendizagem significativa, assinale a alternativa incorreta , isto é , que não corresponde a esse tipo de avaliação: 
Autoiniciada
Automotivada
Avaliada pelo educando
Superficial
Direcionada para os interesses do aluno
(1X) 34 – Com relação ao que estudamos acerca da psicanálise, leia a seguinte frase. Por meio da transferência, o aluno “transfere” de forma _____________, para a figura do professor, sentimentos vividos anteriormente em outras relações afetivas significativas, especialmente aquelas vividas com seus genitores”. Assinale a alternativa cujo termo preenche corretamente o espaço em branco:
Consciente
Proposital
Inconsciente
Neurótica
Casual 
(1X) 35 – Dentre as características de uma educação baseada em princípios comportamentalistas, assinale a alternativa inadequada, ou seja, que não corresponde a essa abordagem:
A Instrução programada, planejada rigorosamente
Objetivos específicos e organizados de forma progressiva
Controle de contingências relacionadas ao domínio de determinada habilidade
Foco no crescimento pessoal, interpessoal e intergrupal
Feedback constante quanto ao desempenho do aluno
36 – Pensando nas contribuições das ideias psicanalíticas para a educação estudadas na disciplina Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem , analise as alternativas e assinale a incorreta: 
D) Elas propõe ferramentas conceituais que garantem obtenção de um desempenho adequado dos alunos
37 - Em salas de aula tradicionais é comum encontramos as carteiras enfileiradas individualmente e direcionadas para a lousa, diante da qual existe um tablado para ser usado pelo professor, além de poucos materiais expostos nas paredes. Essas características significam que: 
O foco está no professor que requer a atenção individual e exclusiva dos alunos
O foco está no conhecimento transmitido pelo professor que deverá ser discutido entre os alunos
O foco está nos conteúdos ministrados oralmente pelo professor sem estímulos que distraiam os alunos
O professor deve fica num lugar de destaque , de modo a realçar a autoridade de seu saber
O foco está no aprendizado intelectual e racional dos alunos, anulando-se qualquer distração motora.
– Analise a seguinte conversa e uma sala de professores:
“Ana é professora recém-formada e pede ajuda a duas colegas sobre como lidar a indisciplina de seus alunos. Andrea diz que ela deve procurar conhecer individualmente cada aluno, valorizá-lo e procurar compreender empaticamente suas atitudes. Janaina discorda e acredita que é necessário discipliná-los com rigor, demonstrando sua autoridade perante os alunos, para que eles aprendam a obedecer às regras da instituição”
Com base no que estudamos, as falas das duas professoras baseiam-se, respectivamente, nas concepções:
Humanista e comportamental
Construtivista e tradicional
Humanista e tradicional
Inteligência emocional e comportamental
Inteligência emocional e psicanálise
39 - Alguns conceitos de psicanalise foram mencionados como base para a compreensão das contribuições dessa teoria para o campo educacional. Assinale a alternativa incorreta: 
Superego: corresponde à parte moral da mente humana e representa os valores da sociedade
Consciente: corresponde a fenômenos que podem ser percebidos de forma imediata e voluntária pelo sujeito (por exemplo, nosso nome)
Pré – consciente : são fenômenos que não são conscientes e somente com um trabalho especial podem tornar – se (que se revelam nos sonhos e durante uma análise) 
Id é a fonte de prazer (libido), formado pelos instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes, ele é regido pelo princípio do prazer.
Ego: cuida de nossa vida cotidiana, dos relacionamentos sociais e é regido pelo princípio da realidade.
40– Observe a seguinte situação em sala de aula:
“Ermínia é professora de educação artística e, numa de suas aulas, é interpelada por um aluno que lhe pergunta: Professora, fui com minha mãe na loja de quadros ontem e vi um muito bonito, de um tal de Kandirrsky: quem é ele? A professora não conhece o pintor e fica sem saber como agir.”
Assinale abaixo qual seria a atitude compatível com uma postura humanista?
Mudar de assunto para que os alunos não percebessem seu embaraço.
Inventar alguma resposta par não frustrar o aluno e depois levar a informação correta.
Assumir perante o aluno que não conhece o artista, mostrando-se congruente e verdadeira.
Dizer ao aluno que deixará a resposta para outro dia, pois não é hora de falarem do tal pintor.
Dizer que também gosta das obras do pintor, mostrando-se empática ao aluno.
- Um tema tratado por Piaget e que traz contribuições importantes para a educação é o desenvolvimento da moralidade. A esse respeito, assinale a incorreta: 
c. A moral heterônoma é dependente de uma autoridade externa (como pais ou professores) 
(2x) 42- As seguintes expressões: “ valorização da autodisciplina”; aprendizagem auto iniciada; tendência atualizante” são relativas a qual das seguintes teorias psicológicas:
b. humanismo 
43: Observe a seguinte situação. “ Pedro , professor de língua portuguesa, é ironizado por seus colegas, pois passa varias horas elaborando suas provas e avaliações. Ele busca tratar os temas dados em aula de diferentes maneiras, propiciando que todos os seus alunos, com suas diferenças, possam expressar o que aprenderam. Além disso, ele não abre mão do momento de correção coletiva das provas em sala discutindo as questões com seus alunos”. 
Qual o tipo de avaliação realizada por Pedro e em qual corrente epistemológica ela se baseia? 
C ) Avaliação formativa – interacionismo. 
 
44: O projeto espectro se baseia em quatro princípios que visam favorecer a identificação das diferentes inteligências nas crianças ( Gardner) Assinale a seguir que não corresponde ao que é proposto pelo autor: 
E ) Buscar observar a criança em ambientes nos quais elas sejam estimuladas a explorar os materiais sozinhas
45 – Com relação as contribuições das teorias Freudianas à educação, assinale a alternativa correta: 
e. Freud considerava a educação impossível, pois os educadores da época eram pessoas muito reprimidas, o que impedia que sustentassem as transferências de seus alunos. 
- Observe a seguinte situação fictícia num intervalo de aulas do ensino fundamental. 
“ Guilherme está na fila para comprar seu lanche, quando Jonas a empurra e toma seu lugar. Ele xinga o colega e ambos começam uma briga. A inspetora de alunos vê a cena e se aproxima dos dois. “ 
Com base na teoria de Goleman (1995_ e no papel dos educadores como preparadores emocionais, assinale a alternativa correta: 
e.A inspetora deve conversar com os dois para que percebam a perspectiva alheia e que encontrem outras formas de lidar com conflitos, sem agressões físicas 
 
Discursivas
(4X) 1 - Na abordagem humanista temos como características a valorização da dimensão afetiva e interpessoal da relação professor – aluno, ao defender que as experiências pessoais e subjetivas de ambos formam a base para a 
construção do conhecimento. Assim, umas das condições facilitadoras da 
aprendizagem éo desenvolvimento da empatia. Explique o que significa dizer 
que o professor deve desenvolver uma postura empática frente aos alunos , 
dando um exemplo concreto de sala de aula.(pag 55)
O professor tem que se colocar no lugar do aluno demonstrando assim empatia por eles. E o exemplo concreto, seria erro e o professor deve mostrar ao aluno que todos estamos sujeitos a errar e é com o erro que nos aprendemos
Desenvolver uma postura empática frente ao aluno é acreditar em sua capacidade de aprendizagem, incentiva -los através de elogios, estar disponível para ouvi -los, o professor deve deixar de lado suas próprias idéias valores e opiniões, ser sensível, amoroso e carinhoso.
(2X) 2 - Segundo Carl Rogers, principal teórico da Abordagem Humanista, o ser humano deve ser valorizado em sua liberdade e autenticidade. Esse autor utiliza uma expressão bastante significativa, ao afirmar que o ser humano é o “arquiteto de si mesmo”. Descreva com suas palavras o significado dessa expressão.
R: O ser humano se faz, não nasce pronto, e com o tempo aprende tudo que lhe é ensinado.
É o arquiteto de si mesmo, consciente de sua incompletude interior e exterior ,um ser em transformação de si e da realidade
(2X) 3 - Em nosso livro-texto, destacamos uma das afirmações muito conhecidas do educador Alexander Neil, qual seja “Gostaria antes de ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Explique qual o sentido dessa afirmação e como ela se relaciona com os pilares educacionais defendidos por esse autor.
R: Segundo o autor ele preferia ver uma pessoa feliz naquilo que se faz, e que o sucesso e di nhei ro, não trazem felicidade para ninguém, portanto a erudição não é garantia de felicidade 
(2X) 4 - Imagine a seguinte situação vivida por uma professora hipotética de Ensino Fundamental.
Mara está preocupada com seu aluno Júlio, de 10 anos, que apresenta grandes dificuldades nas aulas de matemática, na resolução de problemas que envolvem cálculos, proporções, etc. Conversando com ele, fica sabendo que Júlio gosta muito de montar quebra-cabeças e de brincar com locos de encaixe e que nos finais de semana ele costuma ajudar seu pai na Marcenaria que ele possui. Diz também quer ser marceneiro e que o pai elogia suas habilidades, ajudando-o na construção de caixas e pequenos armários.
Com base na Teoria de Inteligências Múltiplas, qual o conceito é bastante útil para auxiliar Mara a ensinar matemática para seu aluno? Explique em sua resposta como este conceito se aplica à situação vivida por la.
Mara deve utilizar o gosto que Julio tem pelas atividades do trabalho do seu pai e com isso aproveitar essas habilidades para auxiliá-lo nas aulas de matemática, pois essas habilidades serão úteis nas resoluções de matemática. 
R: A professora deve motiva-lo através das habilidades vividas dia -a-dia, quando Julio diz que gosta de quebra-cabeça e blocos de encaixe, são jogos lógicos e através dessas brincadeiras 
Mara pode ensinar matemática para Julio.
2X) 5 - O Escritor Rubem Alves, em seu livro “Pinóquio às avessas” (2010), apresenta e comenta vários exemplos relativos ao cotidiano escolar. Observe o seguinte trecho desta obra:
“No dia seguinte havia aula de desenho. A professora lhe deu o caderno para pintar. Tinha dois elefantes, Felipe pintou um de cor-de-rosa e outro de verde. A professora chamou o menino e disse que elefantes não eram cor-de-rosa nem verdes. Ele deveria pintar os elefantes da cor que eles eram. Felipe obedeceu. Passou a pintar os elefantes e todas as coisas do jeito como eram” (Alves, 2010, p 36)
Considerando os três tipos de Pedagogia propostos por Fernando Becker (2001), e estudados em nossa disciplina, responda este exemplo de ação docente ilustra que tipo de Pedagogia? Por quê?
Pedagogia diretiva. Porque a professora impôs como seria elaborada a atividade. 
Pedagogia diretiva: A P
(1X) 6 – As contribuições da teoria de Piaget a educação, em relação ao desenvolvimento cognitivo e social são bastantes conhecidas, tendo em vista os quatro estágios propostos pelo autor no entanto também vimos que também contribui de forma valiosa para o campo do desenvolvimento m oral. Explique com suas palavras, o que significa dizer que, na abordagem construtiva a “educação deve ser um espaço de construção e autonomia”. 
Na abordagem construtivista, na educação deve ser um processo de construção. O aluno é estimulado a uma posição ativa perante a construção de seu conhecimento na interação com o meio e o contexto onde vive
Devemos desenvolver a autonomia nas pessoas que educam os, em respeitar a liberdade d o outro e deixar-lhes a chance de escolher. A educação deve ser um processo de construção, o aluno é estimulado a um a posição ativa perante a construção de seu conhecimento. Essa posição faz com que a recíproca seja a m esma da parte do professor, ativo e com prometido com a construção do seu saber e seu fazer. Relações pautadas na cooperação
(1X) 7 - Duas abordagens mais recentes estudadas – Inteligências Múltiplas e Inteligência Emocional – são baseadas em crítica semelhante feita aos testes psicométricos, especialmente aos testes de inteligência.
Explique qual ideia central desta crítica e como estes instrumentos influenciam as escolas.
Howard Gardner (1943- ...)
Críticas em que a TIM se baseia: Visão unidimensional e incompleta dos testes de inteligência. - Inteligências lógico-matemática e
linguística (testes): insuficientes para muitas situações da vida
Gardner caracterizou oito tipos de inteligência (+2, Goleman).
Em geral, as inteligências funcionam de modo combinado. -Inteligência: não apenas a capacidade de resolver problemas (testes de QI), mas também a elaboração de produtos relevantes para determinado ambiente ou comunidade cultural. - Crítica à super estimulação ou produção de gênios precoces: deve-se tanto
identificar talentos quanto estimular os pontos fracos dos alunos.
Crítica à superestimulação ou produção de gênios precoces: deve-se tanto identificar talentos quanto estimular os pontos fracos dos alunos
Na Inteligência emocional Daniel Goleman (1946), faz uma crítica à visão “cognitiva da emoção proposta por Gardner
(1X) 8 - Daniel Goleman (1995), ao desenvolver a Teoria da Inteligência Emocional, defende que as escolas devem ter como meta não apenas o ensino das habilidades cognitivas e linguísticas, mas a “alfabetização emocional” dos alunos. Responda qual deve ser o papel dos adultos (sejam os professores, sejam os pais) nesta alfabetização e descreva ao menos dois tipos de atitude que compõem este papel.
R: Segundo Daniel Goleman os adultos (pai s e professores) devem motivar as crianças a persistir diante as frustrações, controlar os impulsos, apropriar situações de emoção, praticar gratificação e motiva -los
 (1X) 9 - Leia atentamente o seguinte trecho do artigo “Desenvolvimento e aprendizagem: reflexôes sobre uas relações e implicações para aPrática docente”, publicado na Revista Ciência e Educação (Meira, 1998, p. 62), em que a autora caracteriza uma das possíveis formas de se compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos: 
“{...} o pressuposto mais geral que fundamenta esta forma de compreender as dificuldades de aprendizagem dos alunos, ou seja, a ideia de que a aprendizagem depende diretamente do desenvolvimento. Nesta perspectiva, considera-se que determinados alunos apresentam dificuldades porque não atingiram o nível de desenvolvimento psico-intelectual necessário. Assim , o professor não pode ensinar porque estes alunos não têm condições de aprender, não lhe restando outra alternativa a não ser esperar que eles fiquem “maduros” para só então cumprir sua função de ensiná-los”
Agora, responda; esta concepção se baseia em qual das três Epistemologias estudadas em nossa disciplina? Por quê?
Empirismo:O conhecimento é adquirido/transmitido, exógeno: positivismo lógico.
O conhecimento está fora do aluno (sujeito): “descoberta”. S O
Aprendizagem/meio.
Ditado popular: “Diga-me com quem andas e te direi quem és.”
(1X) 10 - Observe atentamente o hipotético discurso de um professor a respeito de uma aluno a seguir:
“Não sei mais o que fazer com a Jéssica! Ela era uma boa aluna, quieta, na média, mas desde que começou a namorar o Diego, mudou totalmente! Ele está levando a menina para o “mau caminho”, eles faltam às aulas, ela não faz mais as lições e, o que é pior, começou a responder aos professores, do mesmo jeito que o Diego faz... Não adianta o que eu faça, pois parece ter virado “uma sombra” dele.
Agora ,responda: Essa fala baseia-se em qual das três Epistemologias estudas em nossa disciplina. Por quê?
Interacionismo: O conhecimento depende tanto de fatores externos como internos(sujeito + objeto): “construção”.S O
Desenvolvimento Aprendizagem
O conhecimento não é predeterminado;é fruto da interação de cada sujeito(aluno) com os objetos.
Música: Metamorfose ambulante (Raul Seixas).
(1X) 11 - Leia s seguir a suposta situação vivida por uma professora do Ensino Fundamental.
“Janaina está preocupada com sua aluna Mara de 10 anos , que apresenta grandes dificuldades nas aulas de Língua Portuguesa, na compreensão, escrita de testos, etc. Durante as suas aulas, bem como nas de outros colegas, ela notou que a aluna costuma desenhar em seus cadernos e que possui grande habilidade nessa direção. Numa reunião de pais, soube pela mãe de Maria que ela já havia ganhado um prêmio num concurso de desenho promovido pelo clube que elas frequentam, e que ela é repetidamente chamada pelos vizinhos do condomínio para ajudar na decoração das festas das crianças”.
Com base na Teoria de Inteligências Múltiplas e nas informações apresentadas, qual conceito tem maior utilidade para auxiliar, Janaina a ensinar Língua Portuguesa para sua aluna? Explique em sua resposta como esse conceito se aplica à situação vivida pela professora. 
Inteligência pictográfica: - Habilidade que a pessoa tem de transmitir, pelo desenho que faz, objetos e situações reais ou mentais. - Pintores, artistas plásticos, desenhistas, ilustradores, chargistas: - Leonardo Da Vinci; - Maurício de Sousa.
(1X) 12 – Ao estudarmos uma teoria, é importante contextualizarmos historicamente como e quando ela foi elaborada e, também , conhecermos possíveis equívocos ou distorções de que ela é alvo. Isso ocorre, por exemplo, com a Teoria Construtivista de Jean Piaget. Em bora tenha um a base sólida no interacionismo, ela é comum ente confundida com a concepção Inatista sobre o conhecimento e sobre o desenvolvimento humano. Expliquem que consiste essa distorção e com o ela atinge o papel do professor. 
R: É muito importante, pois, uma distorção comum que se faz a respeito das concepções. A atividade do aluno é fundamental para que construa conheci mento. Ela atinge o professor como condutor que realiza experiências, reflexões e sinteses. É fundamental que o professor entenda o processo do sujeito
Constitui na interpretação errônea do processo de construção espontânea que autor defende, com o processo inatista. O construtivismo em relação à educação não é a da espera passiva da construção pelo aluno, m as justamente a ideia d e método ativo. Com a escola construtivista, o aluno passa a ser o sujeito da sua aprendizagem , ele é ser ativo que participa do processo escolar. 
Tal método baseia -se, sobretudo no princípio de que é preciso inventar para compreender, reconstruindo, criando e não apenas repetindo. Dessa forma, o aluno é o centro do processo, mas não se pode esquecer da interação, da relação entre o sujeito e o meio que desencadeia as múltiplas equilibrações e reequilibrações individuais. O professor, nesse processo, com o parte integrante do meio, é aquele que abre ou fecha oportunidades, que cria ou não possibilidades de ação, que desafia ou não o pensamento; portanto, tem um papel essencial. 
(1X) 13 – Ao estudarmos as contribuições da Psicanálise para o campo da Educação, destacamos os conceito de transferência, que aponta para um grande desafio da função docente. Explique como compreender a transferência na relação entre o professor e aluno e de que se trata esse desafio. 
Marcada por conteúdos inconscientes, do aluno e do professor, através de uma relação transferencial.
Movida pelo desejo de saber (curiosidade) e pelo desejo de poder
(dominação), que precisam se conciliar para que haja crescimento
do indivíduo (aluno).
É nesse campo que se estabelecem as condições para o aprender,
independentemente de quais sejam os conteúdos transmitidos.
Professor: organiza, articula, torna lógico seu campo de conhecimento e o transmite aos alunos.
Aluno: desarticula, ingere e digere (“canibaliza”) estes elementos
transmitidos, que se vinculam a desejos mais profundos, por meio da transferência.
Lidar com a transferência do aluno: O lugar “vazio” do professor
Ele reconheceu a possibilidade de que a transferência acontecia na relação professor-aluno. Na relação professor-aluno, está implicada uma relação de amor, uma relação afetiva. Uma relação de confiança de valorização do conhecimento, da revelação das habilidades e potencialidades do outro, só é possível através da afetividade. Com o afeto a criança se redescobre, se percebe, se valoriza, aprende a se amar transferindo este afeto em suas vivências e consequentemente na aprendizagem escolar. A noção de transferência pode contribuir para entender esta relação que envolve interesses e intenções, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros das espécies humanas. 
14 – Aos estudarmos as contribuições da Abordagem Construtivista à educação, vimos que a base epistemológica interacionista está fortemente presente em seus pressupostos, o que vai influenciar a dinâmica estabelecida durante as aulas. Com base nessa abordagem, descreva como deve ser a interação entre aluno e professor e entre os alunos numa sala de aulas?
Educação como espaço de construção da autonomia intelectual e moral.
Relação professor-aluno: atividade e cooperação
15 - Observe o pequeno trecho de uma entrevista feita com Howard Gardner:
Nova Escola – A Teoria das Inteligência Múltiplas causou grande impacto na educação. Após 25 anos, o que mudou?
Howard Gardner – Durante centenas de anos, os psicólogos seguiam uma teoria: se você é inteligente, é assim para tudo. Se é mediano, se comporta dessa maneira todo o tempo. E, se você é burro sempre. Dizia-se que a inteligência era determinada pela genética e que era possível indicar quão inteligente é uma pessoa submetendo-a testes. Minha teoria vai na contramão disso.
Fonte: Revista Nova Escola. Disponível em : <http//revistaescola.abril.com.br/informação/formação-continuidade/difícil-fazer-certo-se-isso-contraria-nossos-interesses-502609.shtml>. Acesso em; 24 jun.2015.
Explique o que o autor quis dizer ao afirmar “minha teoria vai na contramão disso”.
Gardner queria dizer que a inteligência seja considerada como tal, ele apresentou sete inteligências, são elas: Inteligência verbal ou linguística; Inteligência lógico-matemática; Inteligência cinestésica corporal; Inteligência espacial; Inteligência musical; Inteligência interpessoal; Inteligência intrapessoal
16 – Observe a seguinte situação:
Sergio é coordenador de uma escola de Ensino Fundamental e tem notado que Pedro, um dos alunos da quarta série, costuma acompanhar os colegas nos dias de aula de recuperação, mesmo quando ele não precisa estar presente. É comum vê-lo apoiando e incentivando os colegas a estudarem mais, a ajudarem-se mutualmente e a acreditarem em seus potenciais, buscando promover um clima favorável à aprendizagem e a superação de dificuldades para todos.
Segundo Goleman(1995) , podemos dizer que Pedro está apresentando característicascompatíveis com que tipo de inteligência? Justifique sua resposta.
Inteligência intrapessoal - Capacidade de relacionamento consigo
mesmo, autoconhecimento. Habilidadede administrar seus sentimentos e
emoções a favor de seus projetos. É a inteligência vinculada à utoestima.
Indivíduos com equilíbrio emocional, geralmente por isso são líderes,
escritores: - Nelson Mandela; - Clarice Lispector.
Inteligência interpessoal -Capacidade de se dar bem com as pessoas, compreendendo-as, percebendo suas motivações ou inibições e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Habilidade de compreender e conviver com os outros. Líderes de grupo, políticos, terapeutas, animadores de espetáculos, professores: - Gandhi; - Mandela.
17 - 
Delas se baseia? Por quê?
10. Inteligência social (Goleman)
As interações sociais moldam o cérebro através da “neuroplasticidade”. São
indivíduos que percebem a importância do impacto dos relacionamentos
agradáveis (ou tóxicos) no nosso comportamento: capacidade de influenciar os outros.
 Líderes políticos, religiosos e empresariais:
 Tiradentes;
 Hitler.

Outros materiais

Perguntas Recentes