Buscar

Atividade Avaliativa Organização e Legislação da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE GUARULHOS
PEDAGOGIA
ORGANIZAÇÃO E LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO
 EDUCANDA: ANGELA MARIA DE SOUZA DOMINGOS
Analisando a questão como mãe do educando faria valer os direitos do meu filho, pois desde o ano de 1989 na Lei nº 7.853/89 Art. 8º diz: “Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos”; então faria matricula dele na escola regular mesmo que fosse mediante força judicial.
Já como alguém que orientaria a família colocaria da seguinte forma:
“Guarulhos, 29 de Novembro de 2017.
Aos Responsáveis do educando Rafael
Frequentar a escola regular é direito humano fundamental. Crianças com deficiência são seres humanos e logo têm direito à escola comum, inclusive a privada, aberta ao público em geral e essas devem obedecer às regras de educação nacionais. 
A Constituição Brasileira pelos Decretos 186/2008 e 6.949/2009, explicita em seu Artigo 24 que “os Estados Partes assegurarão às pessoas com deficiência sistema educacionais inclusivo em todos os níveis” e ainda deixam claro que negar matrícula a aluno com deficiência é crime desde 1989: “Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos”. (Art. 8º da Lei nº 7.853/89). 
Do ponto de vista pedagógico, pesquisas no Brasil e no Exterior comprovam que crianças com deficiência apendem mais e melhor em escolas comuns, preparando-as para o mercado de trabalho e para vida autônoma. As próprias crianças sem deficiência, quando expostas ao convívio com colegas com deficiência desenvolvem maior naturalidade para lidar com as diferenças e tem a oportunidade de consolidar a aprendizagem por meio dos recursos alternativos de ensino, disponíveis em salas de aula inclusiva.
Recomendo que procurem apoio junto a Secretaria de Educação para que façam valer o direito de seu filho a uma educação pública de qualidade e com o suporte necessário. 
Sem mais.
Ângela Maria de Souza Domingos “

Outros materiais