Buscar

AV libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	Avaliação:  CEL0284_AV_201608156362      Data: 26/11/2016 15:08:08 (A)       Critério: AV
	Aluno: 201608156362 - RAI GOMES RIBEIRO
	Nota Prova: 7,5 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 841928)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o modelo gerativista (Chomsky, 1984), as línguas de sinais e as línguas orais possuem uma gramática universal, ou seja, todos os idiomas comportam uma estrutura profunda, princípios comuns, que vão se transformando por meio de regras particulares na superfície dos enunciados, das orações, das sentenças. A exemplo disso, todas as línguas constroem frases, as quais requerem sujeitos e predicados nas sentenças, porém os seus núcleos são marcados de forma específica, a saber, em português os verbos podem ser conjugados, em LIBRAS os verbos se apresentam sempre no infinitivo. Sustentando-se nessa concepção, explicite as principais diferenças entre a LIBRAS e a língua portuguesa.
 
 
 
 
 
		
	
Resposta: Na Língua Brasileira de Sinais temos os verbos direcionais com concordância, e os verbos não direcionais que não tem concordância. Isso não ocorre na língua portuguesa, uma vez que todos verbos devem ser conjugados de acordo com a concordância adequada. Além disso, na LIBRAS temos a ausência dos artigos. E também temos a presença da estrutura do Foco, por exemplo: Eu poder ir poder. No foco temos uma ênfase da ideia que se deseja transmitir.
	
Gabarito:
A LIBRAS é uma língua de modalidade viso-espacial, baseada nas experiências visuais das comunidades surdas, mediante as interações culturais surdas, sendo a primeira língua dos surdos brasileiros. Estrutura as frases e sentenças em uma sintaxe espacial. Seu plano fonológico é constituído por 5 parâmetros (Configuração de mãos, Orientação, Ponto de Articulação, Movimento, Expressões Faciais e Corporais), não tem marcação de gênero nem escrita, ou seja, é uma língua ágrafa. Para os ouvintes é uma segunda língua.  A língua portuguesa é um língua de modalidade oral-auditiva, o seu plano fonológico é constituído de sons e letras. A formação das frases e sentenças segue uma sintaxe linear, uma palavra após a outra. Para os ouvintes brasileiros é a primeira língua, enquanto para os surdos brasileiros é a segunda língua. O gênero é marcado e a escrita é alfabética.
 
 
 
 
		
	
	 2a Questão (Ref.: 832051)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A língua é um constante processo de interação mediado pelo diálogo - e não apenas como um sistema autônomo. A língua provê todos os elementos necessários para que possa ser utilizada em situações objetivas e subjetivas. Segundo Pizzio, Rezende e Quadros (2009), as expressões faciais também fazem parte da comunicação em LIBRAS e exercem um papel fundamental na construção dos discursos, e são divididas em dois grupos: expressões faciais afetivas e gramaticais. Discorra sobre: a) a obrigatoriedade do uso de expressões faciais gramaticais; b) a relevância das expressões faciais afetivas na conversação; c) os tipos de frases indicadas pelas expressões faciais.
		
	
Resposta: a) As expressões faciais gramaticais permitem a mudança de significado de um sinal por exemplo. b) Elas são muito importantes para demonstrar se a pessoa surda está bem, feliz, triste, etc. c) Frases afirmativas, negativas, interrogativas, exclamativas e imperativas.
	
Gabarito: a) As expressões faciais gramaticais são exclusivas das línguas de sinais e estão relacionadas a certas estruturas específicas, sendo elementos formativos da LIBRAS; b) as expressões faciais afetivas são utilizadas para expressar sentimentos (alegria, tristeza, raiva, etc.) e não são exclusivas das línguas de sinais, mas são indispensáveis nessa língua.; c) as expressões faciais são responsáveis por indicar determinados tipos de construções, como sentenças negativas, interrogativas, afirmativas, condicionais, relativas, construções com tópico e com foco.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 239437)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), quando transcrita para o português escrito, lê-se:
		
	 
	Fruta
	
	Treta
	
	Sutra
	
	Truta
	
	Trufa
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 132356)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A fluência em LIBRAS não implica:
		
	 
	A uso de leitura labial.
	
	A ampliação da consciência corporal e uso do espaço.
	
	A competência no uso e leitura da datilologia.
	
	O conhecimento dos sinais e competência em seu uso.
	
	O uso da expressão corporal e facial.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 633589)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na história da educação de surdos podem ser observadas posturas que vão desde o oralismo até o bilinguismo. Dos princípios inerentes a essa última, pode-se concluir que:
		
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira dos cegos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos ouvintes não significa que sejam incapazes de aprender LIBRAS.
	 
	O fato de a LIBRAS ser a primeira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a terceira língua dos surdos não significa que sejam incapazes de aprender português.
	
	O fato de a LIBRAS ser a segunda língua dos surdos não significa que sejam capazes de aprender português.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 234529)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As relações familiares são de extrema importância para o nosso desenvolvimento psicossocial. No caso de surdos filhos de pais surdos, há uma cultura a partir dessa relação familiar, assinale a alternativa que corresponda ao que acontece nesta situação:
		
	
	Provoca a exclusão familiar e a necessidade de adoção medidas de inclusão familiar.
	 
	Provoca a aquisição natural da LIBRAS e relações intrafamiliar mais plena.
	
	Provoca uma rejeição, por ser uma criança deficiente.
	
	Provoca um desespero, pois a criança precisará de cuidados especiais.
	
	Provoca uma corrida à escola, para que a criança aprenda LIBRAS o mais rápido possível.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 238129)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As comunidades surdas por todo o mundo protagonizam fatos que podemos classificar como sociolinguísticos por natureza. A existência das Comunidades Surdas pode ser explicada como: (adaptada da questão 31, do concurso público da UFRJ de 2009)
		
	
	Doença irreversível e incapacitante, pois afeta a capacidade cognitiva dos indivíduos, impede os surdos a tirarem carteira de motorista.
	
	Má formação do indivíduo tendo como principal conseqüência a incapacidade para a socialização e dificuldade de aprendizagem na idade escolar.
	
	Deficiência segregadora que acarreta a inibição e o isolamento social levando aos sujeitos surdos que participam de associações de surdos a viverem em guetos.
	
	Aspectos patológico sque provocam limitações no nível das relações pessoais e problemas linguísticos, impedindo os surdos de apreenderem uma língua.
	 
	Fenômeno cultural onde se concentram as relações sociais, emocionais e intelectuais, porque tratam de questões em que a língua serve como marca de identidade pessoal e de grupo.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 620347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O conceito mais comum sobre o adjetivo é que é uma categoria gramatical cuja palavra caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, condição. Na LIBRAS, além dessa definição, o adjetivo tem três características peculiares em sua estrutura. Assinale a ÚNICA alternativa correta que evidencia esses aspectos dos adjetivo da LIBRAS:São posicionados no final da frase após os verbos, marcam os gêneros e flexionam em número.
	
	Flexionam em gênero, número e grau superlativo.
	
	Assim como na língua portuguesa há concordância de gênero e número, não são fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o verbo.
	 
	Não há concordância em relação ao gênero ou ao número. São fundamentais para a formação de classificadores descritivos, assumindo de maneira icônica a qualidade/forma de um objeto. São posicionados na frase logo após o substantivo.
	
	Está dividido em adjetivos pátrios, adjetivos neutros e em locução adjetiva.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 132844)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vimos que a estruturação das sentenças em LIBRAS quanto à ordem das palavras, inclusive do sujeito, é diferente daquela do português e que inclusive as marcas de flexão são bastante específicas da modalidade visual-espacial de língua. Marque a única alternativa que justifica essa afirmação.
		
	 
	Porque se apoiam na configuração do sinal.
	 
	Porque se apoiam na direcionalidade do movimento do sinal.
	
	Porque se apoiam na articulação do sinal.
	
	Porque se apoiam na não direcionalidade do sinal.
	
	Porque se apoiam na ligação do movimento do sinal.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 240068)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao considerar a língua de sinais brasileira como língua natural ou como um sistema linguístico legítimo, Stokoe(1960) afirma que:
		
	
	A língua de sinais brasileira é uma patologia da linguagem.
	 
	A língua de sinais brasileira compartilha uma série de características que lhes atribui caráter específico e a distingue dos demais sistemas de comunicação.
	
	A língua de sinais brasileira é incapaz de expressar conceitos abstratos.
	
	A língua de sinais brasileira é uma representação mímica da linguagem
	
	A língua de sinais brasileira é um sistema de comunicação com conteúdo restrito.

Outros materiais