Buscar

geologia (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade de Ciências e Tecnologia Salvador
Docente: Carine Santana Silva
Discente: Rhaissa Matias Lima
Geologia Aplicada
Lista - 2 
Explique porque a produção de solo é um processo de retroalimentação progressiva?
R: Uma vez iniciado o processo de formação do solo, ele funciona como um processo e m cadeia que acelera a alteração d a rocha. O solo retém a água da chuva e hospeda diversos vegetais, bactérias e outros organismos. Essa for, mas de vida geram u m ambiente ácido, que, juntam ente com a umidade, promove o intemperismo químico, o qual altera e dissolve os minerais. Raízes de plantas e cavidades feitas por organismos no solo promovem o intemperismo físico, pois ajudam a criar fraturas na rocha. O intemperismo químico e mecânico, por sua vez, leva a formação de mais solo. 
Porque em regiões de clima tropical o solo é mais espesso?
R: Precipitações e temperaturas elevadas favorecem os processos de formação do solo. Climas úmidos e quentes com nas regiões tropicais, são fatores favoráveis à formação de solos muito intemperizados, profundos e pobres, o que resulta em acidez e baixa fertilidade.
O mesmo tipo de rocha pode gerar diferentes tipos de solo? Justifique.
R: Sim, pois o clima é um fator que regula o tipo e a intensidade do intemperismo e controlam o tipo e a taxa de crescimento dos organismos, em climas distintos, um material derivado da mesma rocha pode formar solos completamente diferentes. Em um mesmo regime climático, materiais diferentes podem resultar em solos similares. Regiões climáticas semelhantes caracterizam-se por sustentarem vegetações semelhantes, assim como também são semelhantes os tipos de solos.
Explique a sequencia de formação dos horizontes em um solo.
R: Horizonte O (horizonte orgânico) – camada externa do solo composta por material orgânico em estágio de decomposição.
Horizonte A – é o horizonte mineral mais próximo da superfície, com uma relativa presença de matéria orgânica.
Horizonte B – é o horizonte de acumulação, com uma grande presença de minerais e com baixo acúmulo de material orgânico.
Horizonte C – camada formada por partes fragmentadas da rocha mãe, muitas vezes com sedimentos menores nas suas partes mais altas e com saprólitos e partes de rochas em sua parte inferior.
 
Qual o principal solo brasileiro?
R: Aluviai, é um tipo de solo identificado em todos os pontos do Brasil, é formado a partir do acúmulo de sedimentos em várzeas, vales e etc.
Qual o solo mais problemático para construção civil e porque? 
R: O vertissolo que é formado por um horizonte vértico apresentando fendas profundas na época da seca e expansão quando úmido. Há também grandes movimentações de massas devido à presença de argilas expansivas

Outros materiais