Buscar

Roteiro Para Relatório de Bromatologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatório de atividades práticas/ teórico-práticas
	Disciplina: Bromatologia e Nutrição
	
Título da atividade: Aula prática de amostragem de alimentos 
	
 Data: 02/09/17
	
	Aluno: Sandy Monyque Silva de Lima
	
	Introdução
	
A técnica de amostragem é uma série de operações para que se possa obter, do material escolhido, uma porção pequena, do tamanho necessário para o trabalho no laboratório, mas que representa a composição média do produto estudado.
Por conta da variabilidade dos produtos alimentícios, a amostragem se torna muito importante para que se tenha resultados representativos. Fazer o uso correto, o manuseio de forma que não altere a amostra, é de imensa importância. 
	Objetivo
	
Coletar amostras dos alimentos que sejam representativos e depois fazer a asseguração de que não aconteça alterações na composição entre amostragem e analise, logo em seguida, fazer a documentação da variabilidade natural da amostra, sobre seu estado e fatores.
	Métodos
	
Primeiro faz-se a coleta da amostra, o preparo da amostra varia entre os tipos de produtos, e após a divisão por classificação entre alimentos secos, líquidos, úmidos. Após a divisão, e os processamentos feitos para que se tenha a quantidade necessária das amostras, logo em seguida faz-se a identificação das embalagens plásticas, colocando nome da empresa, nome da preparação ou do alimento, a data da coleta, o horário da coleta da amostra, e o nome dos funcionários que realizaram a coleta. É de grande importância ficar atento ao manuseio, em como será feito o trabalho manual para obtenção de dados, não ter contato com a parte interna da embalagem, para que não se tenha mudanças na composição da amostra, a coleta também deve ser feita com utensílios apropriados para a preparação, sempre tendo cuidado para que não exista contaminação em todo o processo de coleta.
	Resultados
	
Fizemos a coleta da amostra do baião, para que se fosse avaliado, e observado todas as suas alterações.
 
	Conclusão
	
Ficou claro que é necessário antes de tudo, uma higienização adequada, fazer uma amostragem de alimentos não começa somente no ato de separar as porções em suas embalagens, mas verificar ambiente, se todos os utensílios estão devidamente limpos, a maneira como vai se manusear, o jeito com fazer a divisão, é de grande importância. E ter uma amostragem de alimentos é essencial para que se tenha controle e ter até uma certa prevenção do que está saindo de nossos restaurantes, empresas, para as mesas de quem vai fazer a ingestão de tal alimento.

Outros materiais