Buscar

CÂNCER DE ESÔFAGO 1 MODIFICAR pronto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CÂNCER DE ESÔFAGO
 EQUIPE
EUGÊNIA FEITOSA
JOSEFA IVINI
LARISSA JAMYLE
LUANA NASCIMENTO
PATRICIA MARIA 
PAULO SÉRGIO
1
INTRODUÇÃO 
O esôfago é um tubo muscular membranoso e oco que liga a garganta ao estômago. Através de contrações musculares involuntárias, chamadas peristaltismo, ele impulsiona alimentos e líquidos presentes em seu interior no sentido do estômago. Sua parede é composta de uma camada muscular, mucosa e de tecido conjuntivo.
O câncer de esôfago também é conhecido como câncer esofágico ou neoplasias do esôfago e existem vários subtipos desse câncer. O tipo adenocarcinoma representa de 50% a 80% de toda a incidência de câncer de esôfago e surge a partir de células glandulares que estão presentes na junção do esôfago e do estômago. Há também o tipo de câncer de células escamosas, que surge a partir de células que revestem a parte superior do esôfago.
2
CAUSA 
As causas exatas do câncer de esôfago ainda não estão totalmente esclarecidas, mas sabe-se que a doença ocorre quando as células do esôfago desenvolvem mutações em seu DNA. 
As células que sofrem esse processo determinam o tipo de câncer que o paciente tem. Essas mutações fazem com que as células cresçam e se dividam a um ritmo acelerado e descontrolado.
 As que se acumulam formam um tumor no esôfago que pode se disseminar para outros órgãos e outras partes do corpo.
Fatores que causem refluxo gastroesofágico, como a obesidade e as cirurgias bariátricas, por exemplo, podem aumentar a incidência do câncer do esôfago. Também o alcoolismo e o tabagismo são fatores muito importantes para o surgimento desse tipo de câncer.
3
SINTOMAS
Em sua fase inicial, o câncer de esôfago não apresenta quaisquer sinais ou sintomas. No entanto, com o progresso da doença, alguns sintomas característicos deste tipo de câncer começam a aparecer, como:
Dificuldade ou dor ao engolir
Dor retroesternal 
Dor torácica
Sensação de obstrução à passagem do alimento
Náuseas e vômito
Perda de apetite.
 
Na maioria das vezes, a dificuldade de engolir, também chamada de disfagia, é um sinal de que o câncer já se encontra em estado avançado. Por causa dos sintomas, é comum que pacientes com câncer de esôfago percam muito peso. Casos extremos podem chegar a até 10% do peso corporal perdido.
4
DIAGNÓSTICO
A detecção precoce do câncer de esôfago é muito importante, já que a doença não manifesta sintomas em sua fase inicial, é bastante agressiva e progride rapidamente.
O principal exame para diagnóstico é a Endoscopia Digestiva Alta (EDA), que permite a visualização direta de todo esôfago e biópsia. Pode haver necessidade de exames radiológicos com contraste como a Tomografia Computadorizada ou Ultrassom Trans-esofágico para complementar o diagnóstico.
São realizadas biópsias das lesões suspeitas e examinadas histologicamente para descobrir se os tumores são malignos.
Se o diagnóstico do câncer de esôfago for confirmado, é importante fazer o estadiamento do tumor com base no tamanho da lesão, na presença e localização de linfonodos afetados e de metástases à distância para poder estabelecer o tipo de tratamento mais eficaz.
5
 TRATAMENTO 
O tratamento para câncer de esôfago pode ser feito em três abordagens distintas ou combinadas: cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Geralmente, uma combinação dos três tipos pode ser mais eficiente do que qualquer um deles isoladamente.
Entretanto, dependendo da extensão da doença, o tratamento pode ser unicamente paliativo, ou seja, sem finalidade curativa, por meio de quimioterapia ou radioterapia – as terapias convencionais para diversos tipos de câncer.
Tumores muito pequenos, em estágios iniciais, podem ser ressecados por via endoscópica. Alguns cuidados sintomáticos também podem ser realizados, como dilatações, colocação de próteses para impedir o estreitamento do esôfago e radioterapia com a implantação de sementes (pequenas partículas) radioativas. 
Devido às dificuldades alimentares e aos efeitos colaterais do tratamento, alguns pacientes podem necessitar receber nutrientes na veia por uma sonda, até que sejam capazes de comer normalmente.
6
 PREVENÇÃO
Pare de fumar
Ingira bebidas alcóolicas com moderação
Adote uma dieta com mais frutas e legumes
Mantenha um peso saudável.
A prevenção do câncer de esôfago pode ser feita evitando-se o FUMO, o ÁLCOOL e o uso excessivo de bebidas quentes. Além disso, os sucos naturais, frutas, legumes e verduras são fatores que estimulam a proteção do esôfago contra o câncer. A vitamina C e os carotenoides (alimentos de cor amarela, alaranjada, vermelha e verde) são outros fatores importantes de proteção. Deve-se evitar também o consumo de alimentos defumados.
7
 CURIOSIDADES
Na maioria das vezes as pessoas que têm câncer do esôfago são de meia-idade ou mais velhos. É mais comum em homens do que em mulheres.
CANCÊR ESÓFAGICO
Neoplasia estenosante de esôfago
Atualmente o tipo celular mais comum do câncer de esôfago nos Estados Unidos.
ADENOCARCINOMA
Brancos são quatro vezes mais afetados que negros, e homens têm risco 8 vezes maior que as mulheres.
Lesão ulcerada com bordas elevadas
PREVINA-SE DO CÂNCER DE ESÔFAGO
FIM !
10

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais