Buscar

Segunda semana do desenvolvimento embrionário

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segunda semana do desenvolvimento embrionário
Introdução
A implantação do blastocisto termina durante a segunda semana do desenvolvimento do embrião. 
Ocorrem transformações morfológicas na massa interna, ou embrioblasto, que levam à formação de um disco embrionário bilaminar, composto de epiblasto e o hipoblasto. 
O disco embrionário dá origem aos tecidos e órgãos do embrião. 
As estruturas extra-embrionárias, que se formam durante a 2ª semana, são a cavidade amniótica, o saco vitelino, o pedículo do embrião e o saco coriônico. 
Introdução
O sinciciotrofoblasto, invade o estroma endometrial, que sustenta os capilares e as glândulas. Enquanto isto, o blastocisto penetra lentamente no endométrio.
As células endometriais sofrem apoptose, facilitando a implantação. O sinciciotrofoblasto engloba essas células em degeneração, gerando uma rica fonte de nutrição embrionária.
Durante a implantação do blastocisto, maior quantidade de trofoblasto entra em contato com o endométrio e continua a diferencia-se em duas camadas:
		-O citotrofoblasto
		-O sinciciotrofoblasto
Introdução
O citotrofoblasto, uma camada de células ativas forma novas células trofoblásticas.
O sinciciotrofoblasto começa a produzir um hormônio, a gonadotrofina coriônica humana (hcG), que penetra no sangue materno das lacunas do sinciciotrofoblasto.
A hCG mantém a atividade endócrina do corpo lúteo durante a gravidez. É a base de testes de gravidez.
Formação da cavidade amniótica e do disco embrionário
A medida que a implantação do blastocisto progride, ocorrem transformações morfológicas no embrioblasto, formando uma placa bilaminar, chamado de disco embrionário - com duas camadas:
Epiblasto - Camada mais espessa, células colunares voltadas para a cavidade amniótica 
Hipoblasto - ou endoderma primitivo, pequenas células cubóides adjacentes à cavidade blastocística.
Conforme o avanço da implantação do blastocisto, aparece uma pequena cavidade na massa celular interna, é o primórdio da cavidade amniótica. 
Células amniogênicas, se separam do epiblasto e se organizam formando uma membrana delgada, o âmnio, que envolve a cavidade amniótica. 
O  epiblasto forma o assoalho da cavidade amniótica. 
O hipoblasto forma o teto da cavidade exocelômica e essas células migram para formar também a membrana exocelômica. A membrana e a cavidade logo se modificam formando o vesícula umbilical primária.
A camada mais externa de células da vesícula umbilical primária, forma uma camada de tecido conjuntivo frouxo, o mesoderma extraembrionário.
Durante a formação do âmnio, disco embrionário e saco vitelino primitivo, lacunas, aparecem no sinciciotrofoblasto. Que logo se enchem com uma mistura de sangue materno e secreções das glândulas erodias. (nutrição).
Formação da cavidade amniótica e do disco embrionário
A comunicação dos vasos uterinos erodidos com as lacunas representa o início da circulação uteroplacentária.
No 10 dia o embrião está completamente implantado no endométrio.
Conforme o mesoderma extraembrionário cresce, surgem em seu interior espaços celômicos extraembrionários isolados, que se fundem posteriormente, formando o celoma extraembrionário. 
Essa cavidade preenchida por um líquido envolve o âmnio e a vesícula umbilical.
Com a formação do celoma extraembrionário a vesícula umbilical primária diminui, e forma a vesícula umbilical secundária.
Formação da cavidade amniótica e do disco embrionário
O fim da segunda semana caracteriza-se pelo aparecimento de vilosidades coriônicas primárias. 
As projeções de células formam as vilosidades coriônicas primárias, primeiro estágio do desenvolvimento das vilosidades coriônicas da placenta.
O celoma extraembrionário divide o mesoderma extraembrionário em duas camadas:
mesoderma somático extraembrionário, forra o trofoblasto e reveste o âmnio
o mesoderma esplâncnico extraembrionário, envolve a vesícula umbilical.
Desenvolvimento do saco coriônico
Essas duas camadas constituem o córion, que forma a parede do saco coriônico (saco da gestação), dentro do qual o embrião e os sacos amnióticos e vesícula umbilical estão suspensos pelo pedículo do embrião.
A ultra-sonografia transvaginal é usada para medir o diâmetro do saco coriônico (da gestação). É importante para avaliar o desenvolvimento embrionário muito inicial e a evolução da gravidez. 
Desenvolvimento do saco coriônico

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais