Buscar

Aeroportos apresentação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aeroportos
SISTEMAS DE DRENAGEM E MATERIAIS USADOS
Alunas:
Kelly
Vanda
A infraestrutura aeroportuária pode dividir-se em duas zonas distintas:
“Lado Ar” é definido pelo conjunto da área de movimento de aeronaves do aeroporto, dos seus terrenos adjacentes e dos edifícios, aos quais o acesso é controlado. No total, ocupa entre 80 a 95% da área de implantação da infraestrutura aeroportuária. 
“Lado Terra” é constituído por parte dos edifícios para passageiros, parques de estacionamento, estradas de acesso e áreas de carga, cujo acesso não é controlado, ocupando entre 5 a 20% do total da infraestrutura
Os pavimentos são projetados, construídos e reabilitados para suportar as cargas impostas pelas aeronaves bem como para proporcionarem uma circulação segura e confortável. 
A qualidade global do pavimento deve permitir que este resista à ação do tráfego, às condições atmosféricas a que está sujeito, a ações de sopro/sucção dos reatores e hélices, bem como a ações químicas provocadas pelo derrame de combustíveis, óleos e outros compostos poluentes. 
A par destas características, deve ainda manter-se limpo e livre de partículas soltas que possam pôr em causa a segurança de circulação das aeronaves.
Pavimentos
O adequado dimensionamento do pavimento é fundamental para atingir o nível de serviço de operação requerido. Para tal, é necessário definir:
A espessura das camadas; 
Os materiais constituintes; 
Os processos de construção a empregar tendo em conta elementos como o: 
Número, duração e o tipo de movimentos (pontos de viragem, de aterragem, etc.);
 Tipo de cargas a serem transportadas;
Qualidade do solo; 
Materiais de fundação;
Condições do meio (como a distribuição da precipitação, a temperatura ambiente, a temperatura dos jactos ou o derrame de combustíveis e óleos).
Pavimentos
Classificação dos Pavimentos
Os pavimentos comportam-se de forma diferente às solicitações impostas pelo tráfego e variações climáticas de acordo com os materiais usados nas diferentes camadas. A escolha do tipo tem em consideração razões de ordem técnica e econômica. 
Em geral, os pavimentos aeronáuticos dividem-se em
duas classes: 
pavimentos flexíveis e pavimentos rígidos. 
A tendência é utilizar:
Pavimentos flexíveis nas pistas e caminhos de circulação, devido às suas boas características de atrito, regularidade e conforto. 
Pavimentos rígidos nas áreas de estacionamento de aeronaves devido à sua maior resistência química aos combustíveis, óleos e lubrificantes.
Pavimentos flexíveis
Nos pavimentos flexíveis as camadas devem estar dispostas de maneira a que os respectivos módulos de elasticidade ou rigidez sejam progressivamente decrescentes em profundidade.
Os pavimentos flexíveis porosos, constituídos por uma mistura aberta de agregados e betumes melhoram a drenagem do pavimento e consequentemente a visibilidade das marcas horizontais em tempo de chuva. 
Os pavimentos modificados por adição de resinas e endurecedores são menos 
susceptíveis à temperatura e muito resistentes a ataques químicos de combustíveis e óleos.
Pavimentos flexíveis
Pavimentos rígidos
O pavimento rígido é constituído por uma camada superior (laje) de betão de cimento, geralmente cimento portland, que funciona simultaneamente como camada de desgaste e de base, com funções de suporte. A elevada resistência à flexão do betão de cimento faz com que o pavimento não sofra deformações acentuadas, mesmo quando sujeito a temperaturas elevadas, a tráfego pesado e intenso
Tipos de pavimentos rígidos
Pavimentos rígidos
Projeto e seção típica para pavimentos de pista
Espessuras mínimas da base
Tabela de equivalência para projeto de reforço
SUB-BASE
Tabela de equivalência para projeto de reforço
BASE
Dimensionamento de material 
Os pavimentos para aeronaves leves podem ser definidos como instalações de pouso que visam acomodar aeronaves particulares ou outras menores que estejam engajadas em atividade não programadas como, por exemplo, na agricultura ou em voos de instrução. Esses pavimentos não serão utilizados por aeronaves que excedam o peso bruto de 30000 libras (13000Kg) e, em muitos casos, essas aeronaves não excederão sequer as 12500 libras (5700Kg). 
b) Alguns aeroportos podem não precisar de áreas operacionais pavimentadas. As condições do terreno podem ser aceitáveis para o desenvolvimento de uma superfície gramada adequada para as operações das aeronaves leves. É possível construir uma pista de solo estabilizado gramado, melhorando a estabilidade do solo com a adição de agregado antes do desenvolvimento do gramado. 
c) Na maioria das áreas, entretanto, não é possível obter e manter uma superfície gramada estável, devido às condições adversas do tempo ou alta densidade do tráfego. 
d) Os pavimentos projetados para servir aeronaves de menos de 30.000 libras (13.000Kg) de peso bruto, podem ser do tipo flexível ou rígido
Pavimentos para Aeronaves Leves 
Projeto e seção típica de pavimentos para aeronaves leves
Drenagem dos Pavimentos
Um sistema de drenagem de um aeroporto deve assegurar as seguintes ações:
evitar que a água caída nos terrenos limítrofes aceda ao pavimento; 
retirar, com rapidez, a água caída sobre a superfície do pavimento; 
evitar o acesso da água à fundação do pavimento; 
restabelecer as linhas de água naturais interrompidas.
Tipos de Drenagem – Drenagem Superficial
A drenagem superficial coleta a água das chuvas e do degelo que se acumula na superfície do pavimento e nos terrenos circundantes e, é conseguida através da impermeabilização do pavimento, inclinações transversais bem como de uma rede de coletores e órgãos acessórios (sumidouros, caixas de visita, etc.). 
O dimensionamento de um sistema de drenagem superficial é feito com base no estudo hidrológico da zona de análise. 
O estudo tem como objetivo calcular a “precipitação de projeto”, de modo a determinar o “caudal de dimensionamento” da rede de drenagem pluvial. 
Essa precipitação corresponde à “intensidade de precipitação”, a qual, por sua vez, depende do “período de retorno”, e da “duração da chuvada” considerados. 
Tipos de Drenagem – Drenagem Superficial
Construção de Sumidouro
Sumidouro pronto
O encaminhamento e reunião das águas superficiais para fora do pavimento são feitos através de inclinações transversais, sumidouros/caleiras e valas. 
Os sumidouros/caleiras captam a água reunida através de entradas superiores constituídas por caixas de betão, cujo topo permite a sua passagem através de rasgos contínuos ou gradeamentos (de aço fundido, ferro fundido ou betão reforçado). 
O gradeamento deve ser dimensionado para suportar a pressão de 
Contato e a carga exercida pelas rodas das aeronaves que 
servem a infraestrutura aeronáutica. 
A tubagem, que pode ter diferentes formas (retangular, quadrada, oval, “pão de forma” e mais correntemente circular) e constituída por diferentes materiais (betão, metal ou plástico), não deve possuir um diâmetro inferior a 0,3 m, de forma a permitir um escoamento adequado em quaisquer circunstâncias e deve estar colocada a uma profundidade tal que consiga suportar o peso do tráfego.
Ao longo dos coletores que asseguram o transporte dos caudais pluviais, desde os dispositivos de entrada até a um ponto de lançamento, são introduzidas caixas de visita como forma de acesso, para limpeza e manutenção
Tipos de Drenagem – Drenagem Subterrânea ou Profunda 
A drenagem subterrânea ou profunda pretende travar o aumento do teor em água nos solos de fundação através da intersecção e desvio as águas subterrâneas, por remoção da água livre contida no solo de fundação e abaixamento do nível freático.
Este tipo de drenagem é desejável em locais onde existe a possibilidade do nível freático estacionar a menos de 300 mm da camada de base.
A drenagem da camada de base é conseguida através da instalação de drenos colocados adjacente e paralelamente aos bordos do pavimento, aos quais se dá o
nome de drenos de intercepção longitudinal.
Os solos de fundação são drenados através de tubos instalados ao longo dos bordos do pavimento e, em algumas situações, onde o nível freático é muito elevado, por baixo do pavimento. O centro do dispositivo de drenagem (dreno) deve estar colocado a menos de 300 mm acima do nível da água subterrânea. Quando instalados ao longo dos bordos do pavimento, os drenos também podem ser usados para drenar simultaneamente a camada de base.
Tipos de Drenagem – Drenagem Subterrânea ou Profunda 
A drenagem subterrânea é conseguida essencialmente através de drenos que são dispositivos constituídos por valas preenchidas com material permeável encerrado em geotêxtil, (material esse que deve estender-se até ao topo da camada de base e por tubos de drenagem perfurados, situados no mínimo 300 mm abaixo do topo da camada de base.
O material permeável permite a passagem da água para o tubo drenante e impede a passagem de partículas finas que possam colmatar o tubo e o próprio material. O tubo drenante pode ser de betão simples, betão armado, metal ondulado, etc. Aplicação de geotêxteis é feita para que seja mantida a permeabilidade e a integridade estrutural sem que haja erosão interna do dispositivo
Dreno: secção transversal
Secção transversal do sistema de drenagem tipo de uma pista
Nas inspeções periódicas ao sistema de drenagem dos pavimentos deve dar-se especial importância a um conjunto de situações que podem significar problemas eminentes, tais como:
zonas de água acumulada;
solo acumulado na borda do pavimento impedindo o escoamento;
erosão de órgãos de captação de água;
entradas de sumidouros obstruídas;
saídas do sistema de drenagem profunda obstruídas;
tubagens deformadas ou danificadas;
erosão em torno de entradas;
descoloração no pavimento em juntas ou fendas.
Conservação dos Sistemas de Drenagem
Exemplo De Projeto de Drenagem
Trecho ampliado
Minimização dos problemas relativos à drenagem
Os problemas causados pela água livre na estrutura dos pavimentos podem ser a princípio, solucionadas por uma das seguintes formas: 
mantendo-se a água fora das estruturas dos pavimentos, através da impermeabilização; 
retirando-se de forma rápida e segura as águas que se infiltram no pavimento; 
dimensionando a estrutura do pavimento para resistir aos carregamentos dinâmicos e estáticos na presença de água em excesso.
Portanto, para que o dimensionamento seja eficiente, o pavimento deve ser tão impermeável quanto possível, para que o volume de água que infiltre seja minimizado; deve propiciar, também, a rápida eliminação de água de infiltração, para que a estrutura seja solicitada por um tempo curto com taxas de umidades elevadas e as camadas de base, sub-base e subleito devem considerar a eficiência da camada drenante.
A sinalização aeronáutica, diurna, vertical e luminosa, é extremamente importante para a navegação aeronáutica, servindo de orientação aos pilotos durante os procedimentos de descolagem, aterragem, circulação e parqueamento.
Durante o período diurno com luminosidade 
adequada, não existe necessidade de utilizar 
sinalização luminosa, no entanto é extremamente
 importante que exista um bom contraste entre 
as marcas da pista e o pavimento, assim como 
um índice de refletância adequado para que as 
características importantes do aeroporto sejam 
visíveis e consigam orientar as aeronaves
 relativamente ao seu posicionamento. 
A experiência tem demonstrado que a identificação do horizonte, dos limites, do início e do centro da pista é o mais importante para os pilotos.
Sinalização
Aeroporto Estadual Prof. ERIBELTO MANOEL REINO – São Jóse do Rio Preto
GROOVING
O Serviço de grooving tem a finalidade de manter permanentemente o contato entre o pneu e a superfície do pavimento, acelerar o escoamento da água em condições climáticas adversas e permitir que a mesma escoe para fora da área de tráfego.
O sentido de corte em aeroportos é transversal seguindo o padrão de corte em Aeroportos de 6mm de espessura x 6mm de profundidade x 32mm entre centros.
Grooving é executado utilizando um equipamento autopropelido com sistema de coleta integrada de resíduos durante a execução dos serviços, promovendo um serviço limpo com condições de liberação imediata de tráfego.
Os benefícios do Grooving são diversos: 
Em aeroportos o grooving atua de diferentes maneiras de acordo com a porção da pista. Na zona de toque permite que mesmo em dias de chuva a pista seque mais rápido possível dando condições semelhantes à dias normais. Na porção central e final da pista, por não acumular água, deve-se ter um maior coeficiente de atrito a fim de proporcionar a frenagem mais segura da aeronave e reduzir o volume de spray no acionamento dos reversos, aumentando a visibilidade no perímetro.
maiores aeroportos do mundo
Aeroporto Internacional Hartsfield – Atlanta - Estados Unidos –
 97 545 226 de passageiros
Aeroporto Internacional de Beijing 
(Pequim) - China – 
87 768 501 de passageiros 
1º 
2º 
maiores aeroportos do BRASIL
Aeroporto Internacional de Guarulhos - 36.678.452/ano
Aeroporto de Congonhas (não internacional) - 17.119.530
 
1º 
2º 
Aeroportos
SISTEMAS DE DRENAGEM E MATERIAIS USADOS
Alunas:
Kelly
Vanda
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais