Buscar

Staphylococcus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Staphylococcus
Cocos (forma esférica).
GRAM POSITIVOS (se coram com violeta).
Crescem com perfil semelhante a CACHOS DE UVA, podendo aparecer como células únicas ou aos pares.
Ausência de endósporo.
Catalase-positivos (enzima que cataliza o H2O2, formando H2O e O2).
Geralmente são aeróbios facultativos.
Bactérias presentes na pele e nas mucosas humanas.
São importantes patógenos para o ser humano, causando grande diversidade de doenças.
Staphylococcus aureus
É o mais virulento.
Colônias douradas (pigmento carotenóide).
Única espécie que produz a enzima COAGULASE, que resulta na formação de um coágulo. Além disso, ÁCIDO TEICOICO (ao se ligar no peptidoglicano, estimula uma resposta de anticorpos específicos para determinado antígeno) e PROTEÍNA A (ligação de anticorpos) podem auxiliar na identificação.
Fatores de virulência que incluem componentes estruturais como CÁPSULA (proteção contra anticorpos), CAMADA LIMOSA (adesão em corpos estranhos, como próteses), PEPTIDOGLICANO (produção de pirogênios, ativação de complemento, agregação de PNM para formação de abscesso), além de toxinas (citotoxinas, enterotoxinas, ETA e ETB) e enzimas hidrolíticas (coagulase, hialuronidases, lípases, nucleases, fibrinolisina).
Causam doenças mediadas por toxinas como INTOXICAÇÃO ALIMENTAR (após consumo de alimentos contaminados com a toxina, o paciente apresenta vômito, diarréia e cólicas abdominais), SÍNDROME DA PELE ESCALDADA (descamação do epitélio em crianças, causando bolhas sem microorganismos ou leucócitos), SÍNDROME DO CHOQUE TÓXICO (intoxicação sistêmica caracterizada por febre, hipotensão e erupção eritematosa macular. Pode levar à morte se não tratada com antibioticoterapia). 
Cutâneas: carbúnculo (coalescência de furúnculos), foliculite, furúnculos (nódulos cutâneos cheios de pus, grandes e dolorosos), infecções de feridas
Outras doenças sistêmicas (pneumonia, endocardite, bacteremia, artrite séptica, osteomielite).
Estão ligados a infecções hospitalares e comunitárias causadas por MRSA (superbactéria resistente).
Disseminação pessoa-pessoa por contato direto ou exposição a objetos contaminados (roupas de cama, roupa íntima, toalhas).
Fatores de risco incluem a presença de um corpo estranho (farpa, sutura, próteses, cateter), procedimentos cirúrgicos e uso de antibióticos que suprimem a microbiota normal.
Diagnóstico por microscopia para infecções piogênicas, mas não para infecções sanguíneas ou mediadas por toxinas. Os estafilococos crescem rapidamente quando cultivados em meios seletivos (Agar manitol salgado), podendo ser identificados com testes baseados em ácidos nucléicos. Na cultura, as colônias de Staphylococcus aureus vão aparecer amareladas. Ainda, podem ser identificados por testes bioquímicos (coagulase-positivos, proteína A, ácido teicoico) ou método FISH (para os que são coagulase-negativos). 
Tratamento e prevenção: Drenagem de abscessos (foco da infecção), limpeza apropriada de feridas (desinfetantes), uso de antibióticos é OXACILINA ou VANCOMICINA (para infecções por MRSA, usar SULFAMETOXAZOL-TRIMETROPIM, CLINDAMICINA, LINEZOLIDA, DAPTOMICINA OU QUINUPRISTINA-DALFAPRISTINA), além do uso de proteção para a pele exposta do paciente, e lavagem de mãos pelos profissionais (para evitar disseminação).
Staphylococcus epidermidis e outros estafilococos coagulase-negativos
São menos virulentos que os coagulase-positivos, porém, camada limosa pode permitir a aderência a corpos estranhos (próteses, shunts, cateteres, válvulas artificiais) e a proteção contra a fagocitose e antibióticos.
Doenças como Endocardite de válvulas artificiais, com introdução do microorganismo no momento do transplante (tratamento deve ser rápido, para evitar dano tecidual ou formação de complexos imunes). Sinais clínicos desenvolvem-se após um ano do procedimento. Ainda, infecções de cateter e shunts, próteses articulares e infecções no trato urinário (mulheres jovens e sexualmente ativas, apresentando disúria, piúria – pus na urina – e numerosos organismos na urina).
Tratamento com antibióticos (oxacilina – penicilina – ou vancomicina). Pode ser necessária a remoção dos corpos estranhos contaminados (próteses, shunts, cateteres).

Outros materiais