Buscar

estudo de caso Vygostky

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
Para Vygotsky, “a integração de crianças em diferentes níveis de desenvolvimento passou a ser encarada como um fator determinante no processo de aprendizado.” “E a zona proximal de hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã" Ou seja: aquilo que nesse momento uma criança só consegue fazer com a ajuda de alguém, um pouco mais adiante ela certamente conseguirá fazer sozinha. Assim, a decisão mais acertada, de acordo com a teoria de Vygotsky, é trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas.
Então o professor deve manter o mesmo planejamento para toda turma, porém com atividades diferenciadas ou com o auxilio de um colega com um bom desempenho, para que o ajudante também não se prejudique. Isso para que o aluno com dificuldades não se sinta excluído ou muito inferior aos demais colegas. E ainda tentar estimular ao máximo esses alunos, para que tanto eles mesmos e os demais vejam sua evolução.
Ainda para Vygostsky, as funções psicológicas não podem ser vistas isoladamente, e sim fazer parte de todo um complexo que é o ser humano. Sendo essa compreensão decorrente da adoção do ponto de vista dialético do desenvolvimento. Pois é preciso que o aluno se sinta a vontade, não que ocorra uma pressão psicológica, por não ter o mesmo desempenho que os demais colegas. Além disso, é preciso que ocorra o respeito e a inclusão desses alunos. Falar de aprendizagem, não é somente uma transmissão de conhecimento, mas de apropriação, por que todos esses fatos contribuem para o desenvolvimento da pessoa.

Outros materiais