Buscar

AOL 6 Aspectos SocioAntropologicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU – FMN
Curso de Pedagogia (EAD)
ANDRÉA NOGUEIRA DE MOURA
AVALIAÇÃO ON-LINE 6 (AOL 6) - ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
ASPECTOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Fortaleza
Maio/2017
Educar ainda é uma tarefa complexa, mas a escolarização é o melhor meio para distribuir conhecimento. Com a quantidade de meios de informação disponíveis, é um grande desafio preparar os alunos para o entendimento da diversidade. A necessidade de existir profissionais que dominem a multiplicidade de questões que rodeiam a diversidade é crescente, o desafio maior está em ultrapassar os objetivos que norteiam o currículo formal e abranger mais os aspectos que trazem á sala de aula discussões que facilitem o entendimento do aluno no âmbito da diversidade. Torná-los esclarecidos acerca das diferenças é a melhor saída para combater a exclusão dentro da escola.
Os saberes difusos trazem a perspectiva de diversidade. Viñao explica a cultura escolar como uma “síntese de algo que permanece e que dura”, que resiste à reformas e é nesse aspecto que aparece a possibilidade da dificuldade de introduzir a diversidade e explaná-la de forma eficiente.
O professor surge como uma chave para abrir a porta que fecha o acesso ao discernimento do que é a diversidade. O papel do professor é fundamental na inserção da diversidade em sala de aula, conhecer, interpretar e compreender as diferentes linguagens que englobam as estruturas básicas do meio para desenvolver o diálogo com os alunos. Um exemplo a ser tido para conhecimento seria o próprio processo migratório existente no Brasil, as culturas pelo país espalhadas, onde são encontradas linguagens e práticas distintas. 
Corrêa sugere a “possibilidade de se romper gradativamente com uma cultura escolar que impões aos alunos uma cultura rígida, homogênea e, em grande medida, separada do universo social mais amplo que tem muito pouco a ver, geralmente, com a realidade familiar e social dos alunos”. O que mais um vez, relaciona-se com a formação do profissional de educação.

Outros materiais