Buscar

CHOQUE HIPOVOLÊMICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CHOQUE HIPOVOLÊMICO (HEMORRÁGICO )
 OCORRE EM RAZÃO DE PROCESSOS HEMORRÁGICOS INTERNOS OU EXTERNOS.
A HEMORRÁGIA É CLASSIFICADA EM QUATRO DIFERENTES ESTÁGIOS GRADATIVOS . A PARTIR DO SEGUNDO ESTÁGIO , PASSA A SER GRANDE RISCO DE VIDA.
 PRIMEIRO ESTÁGIO
Nesta fase ,o organismo pode até 15% do seu volume de sangue circulante .são pouco significativas as variações funcionais ,com leve redução da pressão arterial , transpiração ,pulso acelerado ,pele fria e úmida , pupilas com dilatação e um quadro de angústia e aflição da vitimas .todos os esforços deverão ser tomados para que a hemorragia não ultrapasse este estágio.
SEGUNDO ESTÁGIO 
 Neste estágio , o corpo perde de 16% até 30% do total do volume sanguíneo. Surgem , como mudanças fisiológicas características a taquicardia ( a elevação da frequência cardíaca por minuto), pulso fraco ,atraso no enchimento capilar ( a transmissão entre as artérias e arteríolas ),náuseas , vômitos ,olhos fundos , palidez pele azulada , aumento da aflição da vítima .é o estágio intermediário.
TERCEIRO ESTÁGIO
O nível de perda de volume sanguíneo está na faixa de 31% a 40% do total . entra –se numa fase extremamente perigosa . o quadro clinico do acidentado apresenta: aumento considerável da frequência respiratória : aumento da frequência cardíaca , superior a 110 bpm : pulso fraco : hipotensão arterial sistólica abaixo de 90mmHmg : sonolência e a perda parcial da capacidade de raciocínio .é urgente a necessidade de reposição sanguínea.
QUARTO ESTÁGIO.
 A probabilidade de se chegar a óbito é elevadíssima . neste estágio , o organismo perde um volume sanguíneo igual ou superior a 41% , o que compromete todas as funções orgânicas e as atividades vitais . a vitima atinge o nível de inconsciência podem progredir ao coma profundo . a pressão arterial atinge os seus níveis mais baixos. A reposição sanguínea deverá ser imediatamente
Um conjunto de medidas emergenciais de combate ao choque hipovolêmico ela em muito as probabilidades de sobrevida , haja vista que o choque hipovolêmico é o é o responsável por inúmeros óbitos que antecedem a chegada da vitima no hospital.
Instalar 500ml de soro fisiológico 0,9% e correr livremente até um total de três frascos
(1.500ml), no mínimo . a regra é para cada um litro perdido repor 03 litros e assim sucessivamente.
Localizar pontos de hemorragia e buscar conter os sangramentos , comprimindo as lesões com pano limpo e estéril,. Outro artificio e a compressão das próprias artérias. 
A fim de prevenir um quadro de hipotermia a vitima deverá ser mantida aquecida.
É vetada a administração de qualquer substância , mesmo água , por via oral.
A intubação endotraqueal, para auxiliar no controle respiratório , busca –se carregar a hemoglobina com 02.
A venóclise ,para iniciar a ministração de sangue para repor o volume sanguíneo perdido. É indicada a punção das veias periféricas dos membros superiores ( braços e antebraços ) de alto calibre , para que seja obtido um bom fluxo durante a reposição , fator preponderante neste momento.
Ministração de soluções isotônicas , hipertônicas ou coloides , de acordo com a necessidade de cada vitima são; as soluções isotônicas mais empregadas são : soro fisiológico a 0,9% e o ringer lactato . a solução hipertônica mais utilizada é o cloreto de sódio a 75%. Entre os coloides , os dextrans de 40 e 70 são os mais utilizados. São indicados nos casos graves de insuficiência renal aguda. Por terem a capacidade de redução da viscosidade do sangue.
CHOQUE HIPOVOLÊMICO NÃO HEMORRÁGICO
 Nesta modalidade de choque a hipovolemia não se da por processos hemorrágicos , mas sim , pela perda abrupta de líquidos extramedulares e de plasma sanguíneo , que é a parte liquida do sangue.
E comum em vitimas de queimaduras , de média ou grande proporções : nos casos de fraturas de fêmur , os esmagamentos dos membros superiores e inferiores ; edemas; e desidratação aguda ( exemplo diarréia e cólera )
Nestes casos , a conduta medica emergencial será a reposição dos líquidos perdidos acidentalmente , através da ministração venosa de soluções isotônicas. A rapidez com o qual são processadas essas medidas será determinante na reversão ou não do quadro clinico da vitima . monitorar sinais vitais inclusive a temperatura do corpo . estando a vitima com lesão na cabeça ou dificuldade em respirar, proceder á elevação dos ombros e cabeça, em vitimas inconsciente ou consciente vomitando , fazer a manobra para posicioná-lo em decúbito lateral esquerdo , desde que não haja lesão cervical. 
CHOQUE CARDIOGÊNICO 
 No estado de choque por natureza cardiogênica , ocorre a insuficiência , ocorre a insuficiência cardíaca , pela incapacidade do coração em bombear corretamente o sangue para o coração em bombear corretamente o sangue para as artérias . a insuficiência miocárdica a causa mais comum . entre outras causa mais comum . entre outras causas do choque cardiogênico , destacamos : traumatismo do tórax : lesão valvar traumática ou infecciosa: aneurisma da artéria aorta : embolia pulmonar e tamponamento agudo de pericárdio devido a compressão feita por hemorragia entre os dois folhetos pericárdicos.
 Os sintoma mias comum é a dor aguda e muito forte no peito , típica do infarto do miocárdio . este tipo de acidente tem um índice de mortalidade superior a 80% , portanto é uma emergência com risco de vida extremamente muito alto.
Desobstrução das vias aéreas : ventilação mecânica: massagem cardíaca ; e transportar a vitima em posição supina , sendo baixa a pressão arterial , afrouxando as roupas que comprimam o corpo .
CHOQUE ANAFILÁTICO 
Trata -se da dilatação dos vasos sanguíneos por distúrbios circulatórios e a incapacidade de regulação vasomotora . a causa mais comum é a reação alérgica a substâncias estranhas injetadas na corrente sanguínea , e podem ser; drogas terapêuticas ( penicilina , anestésicos , etc..); veneno de animais peçonhentos (cobras , aranhas, escorpiões); picadas de insetos (abelhas , formigas ,marimbondos ,etc.); líquidos para contraste em exames radiológicos ,etc ; alimentos .venenos ,etc.
O mecanismo de ação se dá pelo desencadeamento do sistema imunológico do organismo em identificar a substancia como agressora . outra causa comum é a má circulação sanguínea , causada por obstrução dos vasos.
Os sintomas mais comuns são; edema de laringe , com a obstrução das vias aéreas ; distúrbios vasculares , com o quadro de hipotensão arterial , dificuldade na respiração , tonturas , dor no peito , vômito , náuseas e tosse , levando a vítima a fraqueza , sonolência , inconsciência e coma ; alterações gastrointestinais , com vômitos e diarreia ; perda da capacidade de controle urinário e intestinal ; erupções da pele , com formação de edemas e convulsões . trata-se de uma emergência médica.
O socorrista deverá buscar identificar qual substância provocou o estado de choque anafilático .
Tentar isolar o antígeno, antes que se espalhe por completo pela corrente sanguínea ; desobstrução das vias aéreas , com RCR , se necessário , manter o paciente em posição supina ; e transportar imediatamente ao hospital . é eficiente a manipulação de adrenalina subcutânea ou EV , meia ampola inicialmente.
CHOQUE POR INFECÇÃO GRAVE 
O estado de choque por infecção ocorre por quadros de infecção grave , tais como a septicemia (infecção generalizada) ; por pneumonia avançada , etc..
Trata-se de uma subespécie do choque anafilático também tendo como mecanismo de ação a vasodilatação , como colapso do sistema circulatório .
Alguns sintomas frequentes nestes casos são ; febre alta ( um sinal obvio de infecção ) ; queda da pressão arterial a níveis que comprometam a perfeita oxigenação celular s dos órgãos vitais ;pulso acelerado ; distúrbios dos sentidos : convulsão ; palidez da face cianose das extremidades (unhas) e lábios 
As medidas emergenciais a serem seguidas pelo socorrista é a mesma técnica usada para o choque anafilático

Outros materiais