Buscar

AULA 4 PENAL IV ESTACIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SEMANA 4 Descrição
APLICAÇÃO: ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
CASO CONCRETO Leia a notícia abaixo e responda às questões formuladas. 
Tentativa de roubo de tênis termina com morte de uma adolescente em SP O criminoso queria roubar o tênis do namorado da vítima. Gabriela dos Santos tinha 17 anos, chegou com vida ao hospital, mas não resistiu. Disponível em: http://g1.globo.com/hora1/noticia/2016/11/tentativa-de-roubo-de-tenistermina-com-morte-de-uma-adolescente-em-sp.html (Atualizado em 16/11/2016 08h44) A polícia de São Paulo procura um motoqueiro suspeito de matar uma adolescente, na capital. Tudo aconteceu porque o criminoso queria roubar o tênis do namorado dela. O crime aconteceu por volta das 20h de segunda-feira (14). Uma câmera de segurança gravou a aproximação de uma moto preta, em baixa velocidade na avenida Arraias do Araguaia, em Sapopemba. A polícia suspeita que o rapaz que aparece nas imagens, de capacete preto e blusa vermelha, procurava uma vítima pelo bairro - e encontrou assim que entrou na travessa Alessandro Tassoni. Era um casal que saiu de uma padaria caminhando e foi parado quase na porta de casa. O namorado contou à polícia que o ladrão desceu da moto, apontou uma arma para o casal e exigiu que ele entregasse o tênis. Quando o rapaz se abaixou para tirar o calçado dos pés, o motoqueiro fez um disparo que atingiu a cabeça da namorada, que estava ao lado. O bandido fugiu sem levar nada. Os namorados tinham saído de casa só para trocar dinheiro e já estavam voltando quando foram abordados. O rapaz contou aos policiais que tudo foi muito rápido e quando ele pediu calma, o ladrão atirou. Gabriela dos Santos, de 17 anos, foi socorrida pelos parentes. Chegou com vida ao pronto socorro, mas algumas horas depois os médicos constataram a morte cerebral da adolescente. A vizinhança passou o dia tentando acalmar a família da jovem. Revoltados, os amigos e os parentes não quiseram falar sobre o crime. Até agora ninguém foi preso. A polícia disse que o suspeito aparenta ter menos de 20 anos e cerca de um 1,80m de altura. 
Com base nos estudos realizados sobre os crimes em espécies e delitos hediondos, responda às questões formuladas: 
a) Qual a correta capitulação da conduta do motoqueiro? Ainda, o delito restou tentado ou consumado? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
R: Latrocinío, ainda que não haja a consumação do roubo, basta que haja o homicídio consumado ou tentado. Conforme súmula 610 STF e art.
b) Caso o motoqueiro venha a ser preso e posteriormente condenado pelo delito praticado, sendo no curso do processo-crime descoberto que o mesmo é reincidente, qual 
será o prazo mínimo de cumprimento de pena para a progressão de regimes? Responda de forma objetiva e fundamentada. 
R: O crime de latrocínio é crime hediondo conforme lei 8.072/90, art.1 I-A, II. Sendo no caso de reincidente, a progressão de regime se dar em 3/5 da pena conforme art.2º §2º da lei 8.70/90 (crime hediondo).
Questão objetiva A respeito do que dispõe a Constituição Federal de 1988 e a Lei n.º 8.072/1990, assinale a opção correta. 
a) O agente que praticar homicídio simples, consumado ou tentado, não comete crime hediondo.
R: Correto! Somente homicídio privilegiadoe ou praticado por grupo de extermínio, e equiparado a crime hediondo. 
b) A prática de racismo constitui crime hediondo, inafiançável e imprescritível. 
R: Racismo é imprescritível e inafiançável, contudo não é crime hediondo e nem equiparado. Cabe diferenciar injuria racial (limita-se a ofensa, valoração negativa em virtude de preconceito por raça, cor, etnia/crime prescritível e afiançável/necessita de representação do ofendido) de racismo (diferenciar pessoa por motivo de raça, cor, sexo, etnia, segregando o racismo/imprescritível e inafiançável/não necessita de representação).
Ex 1º: Xinguei alque de crioulo, neguinho (injúria racial/Art.140§3º CP).
EX 2º: Impedir a entrada em estabelecimento por motivo de raça, cor (Racismo/Lei 7.716/89).
c) A tortura é crime inafiançável, imprescritível e insuscetível de graça ou anistia.
R: Errado! Não é imprescritível, sendo imprescritíveis somente o racismo e grupo armado, civis ou militares contra a ordem democrática.
d) O crime de lesão corporal dolosa de natureza gravíssima é hediondo quando praticado contra parente consanguíneo até o quarto grau de agente da segurança pública, em razão dessa condição.
R: Errado! Quando praticado contra parente consanguíneo até terceiro grau!
e) A lei penal e a processual penal retroagem para beneficiar o réu.
R: Errado! A lei processual penal tem aplicação imediata, respeitando os atos já realizados. Quando a lei penal, essa poderá retroagir quando para beneficiar o réu.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes