Buscar

Qualidade de vida no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Qualidade de vida no trabalho
Numa apresentação corriqueira a primeira pergunta que lhe fazem após falar seu nome é: o que você faz? O lado profissional passou a ser face predominante do ser humano que se esforça cada vez mais para ser melhor, mais eficiente, bem sucedido, nem que para isso consuma grande parte do seu tempo. Mais do que promover a sobrevivência, satisfação das necessidades básicas, o trabalho confere uma identidade social, permite ao trabalhador um papel ativo na sociedade.
Dada a devida importância, empresas estão investindo em Programas de Qualidade de Vida e tem como meta conciliar o interesse dos indivíduos e das organizações, transformando o ambiente de trabalho num lugar melhor para o desenvolvimento de seus colaboradores, buscando o equilíbrio entre a vida pessoal e a realização profissional melhorando também a produtividade da empresa.
A Revista Você S/A elege as 150 melhores empresas para se trabalhar e todas elas tem o comprometimento com seus colaboradores como um ponto em comum.
A Caterpillar, empresa fabricante de máquinas indústriais e agricolas ficou com o primeiro lugar. No ano passado, investiu 32 milhões de reais em programas de saúde. Os funcionários têm dois ambulatórios médicos internos e médicos disponíveis 24 horas. Para atender também os familiares, a empresa construiu a Vila Saúde, voltada para a prevenção e promoção da saúde.
Na companhia, a remuneração está vinculada ao desempenho e funciona como instrumento de atração e retenção de talentos. Pelo menos uma vez por ano, todo funcionário pode ter um aumento salarial compatível com seu desempenho no período.
A missão estratégica de um programa de qualidade de vida no trabalho como este, canaliza seus esforços para alcançar os seguintes resultados:
Resultados
■Aumentar os níveis de SATISFAÇÃO E SAÚDE do colaborador/ consumidor/ comunidade.
■Melhorar o CLIMA ORGANIZACIONAL 
■Afetar beneficamente processo de FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO humano, agregando competências
■Influenciar na diminuição da PRESSÃO NO TRABALHO e do DISTRESSE individual e organizacional
■Melhorar DESEMPENHO das atividades do dia-a-dia. 
Um programa de QVT deve promover ações que sejam revertidas em benefícios à saúde dos funcionários. Mais do que praticar atividades físicas, ter uma alimentação adequada, aproveitar melhor o tempo livre, aprimorar seus relacionamentos, qualidade de vida é um meio para que a empresa possa aproveitar melhor o potencial dos seus colaboradores.
Benefícios:
■ Melhoria da produtividade
■ Empregados mais alertas e motivados
■Melhoria da imagem corporativa
■Menos absenteísmo
■Melhoria das relações humanas e industriais
■Baixas taxas de enfermidade
■Melhoria da moral da força de trabalho
■Redução em letargia e fadiga
■Redução de turnover
“A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo”. (Domenico De Masi)
Em outras palavras, a realização pessoal passa pelo aprendizado, pela busca contínua de conhecimento, pelo prazer em executar uma ação, exercendo uma atividade na qual o sujeito veja resultado. Como dizia Max Weber: “o trabalho dignifica o homem”.

Outros materiais