Buscar

PREVISÃO DE ENCHENTES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PREVISÃO DE ENCHENTES
Acadêmicos: Ianca Elen
			 Jefferson Luis
 Kyciane Kyvia
DEFINIÇÕES
Enchente
As enchentes são aumentos anormais do escoamento superficial, decorrente do excesso de chuva, que pode resultar em inundação ou não.
Inundação
A inundação é o extravasamento d’água do canal natural de um rio, que provoca, possivelmente, prejuízos.
Alagamento
O alagamento é o acúmulo de água pluvial na superfície devido a problemas de drenagem.
Fig.1: Representação gráfica para enchente, inundação e alagamento
Macrodrenagem x Microdrenagem
MICRODRENAGEM
É o sistema de drenagem relacionado com as vias locais, constituído pelas sarjetas, bocas-de-lobo, poços de visita, redes e outros dispositivos para coleta e condução das águas pluviais.
MACRODRENAGEM
É o sistema de drenagem constituído pelos principais talvegues, como os rios, córregos, canais e outras estruturas que armazenam e conduzem grandes volumes de água
PERÍODO DE RETORNO
“É um parâmetro fundamental para a avaliação e projeto de sistemas hídricos, como reservatórios, canais, vertedores, bueiros, galerias de águas pluviais, etc” (Righeto, 1998). 
Na adoção do Tr das enchentes, são utilizados alguns critérios, tais como (VILELA, 1975): 
Vida útil da obra 
Tipo de estrutura 
Facilidade de reparação e ampliação 
Perigo de perda de vida
EQUACIONAMENTO
Tr = 1/p
p é a probabilidade do ser igualado ou superado
A unidade Tr, geralmente em anos, será a mesma utilizada para calcular p.
Assim se uma determinada grandeza hidrologica tem a probabilidade de ser igualada ou excedida igual a 5% (p=0,05) seu período de retorno (Tr) será:
T= 1/p = 1/0,05 = 20 anos
MEDIDAS ESTRUTURAIS
Correspondem às obras que podem ser implantadas visando a correção e/ou prevenção dos problemas decorrentes de enchentes.
Exemplos:
Obras de contenção, drenagem; (barragens, diques, canalizações)
Reurbanização
Relocação de moradias e população
MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS
São aquelas em que se procura reduzir os danos ou as consequências das inundações pela introdução de normas, regulamentos e programas.
Exemplos:
Planejamento urbano
Cartas geotécnicas e de risco
Planos preventivos de Defesa Civil
Educação ambiental 
EXEMPLO
	Taió é um município localizado no Alto Vale do Itajaí, onde se instala uma das três barragens de contenção de cheias do estado de Santa Catarina. A Barragem Oeste está localizada a montante da área urbana em aproximadamente 9,5 km. A imagem 1 mostra o curso do Rio Itajaí do Oeste do início da jusante da barragem até o centro da cidade de Taió. 
Imagem 1 – Rio Itajaí do Oeste da Barragem Oeste até o centro da cidade de Taió-SC.
 
Fonte: Google Earth. 
Imagem 2 – Barragem Oeste em Taió com canal extravasor em funcionamento 
 
Fonte: Google Imagens. 
MEDIDAS ESTRUTURAIS CONSIDERADAS
Barragem Oeste: Ligada ao controle das cheias, que opera desde 1973 em construção de concreto estrutural, com volume de reservatório de 99,3 milhões de metros cúbicos e sete comportas de 1,5 m de diâmetro cada.
Sobre elevação da barragem: Aumento de dois metros de altura da obra física da barragem operando desde 2016, para aumentar a capacidade de armazenamento do reservatório. Com a sobre elevação, a altura do vertedouro passou de 21 m. para 23 m. acarretando acréscimo de cerca 20% na capacidade de armazenamento, passando de 83 milhões de m³. para 99,3 milhões de m³. 
Canal Extravasor: Canal de descarga para liberar a água do barramento de uma maneira mais veloz, operando desde 2015. Possui uma abertura com 5 metros de base e 6 metros de altura tendo capacidade de vazão de 180 m³/s enquanto as 7 comportas trabalhadas juntas têm capacidade de vazão de 163 m³/s. O canal começa a funcionar quando a montante alcança 11,3 metros. 
Radar Meteorológico: Instalado na cidade de Lontras desde 2014, repassa informações meteorológicas. Área de cobertura de 77% do estado. 
MEDIDAS NÃO-ESTRUTURAIS CONSIDERADAS
Plano de contingência de Defesa Civil: Plano elaborado para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a se concretizar. No município de Taió o plano ainda encontra-se em fase de elaboração. 
Plano Diretor: Instrumento legal voltado ao ordenamento e normatização do uso do solo. Em Taió o Plano Diretor é regulamentado pela Lei Complementar n. 117/2009. 
Operacionalização da barragem: A operacionalização é realizada pela Defesa Civil Estadual que leva em consideração, toda a bacia hidrográfica. 
Dados em Geral: Precipitações pluviométricas, níveis dos rios, número de desabrigados, decretos, sistema de comunicação local etc. 
CONCLUSÃO
A previsão de enchentes é de suma importância para a Engenharia Civil, pois através delas é possível projetar estruturas que possam suportar um evento com Período de Retorno.
O conhecimento sobre hidrologia/hidráulica é de suma importância para o engenheiro, pois este deve estar preparado para resolver as deficiências encontradas e apresentar soluções adequadas.
 
É de responsabilidade do Município e demais órgãos, a fiscalização, manutenção e a adoção de soluções adequadas quanto às deficiências relativas à drenagem urbana.
REFERÊNCIAS 
TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA. Nº. 016/ 2012 CREA/MG E FUNASA. Setembro/2013
MACHADO, Orli José; POLEZA, Maristela Macedo Poleza: Medidas estruturais e não estruturais implementadas para minimizar impactos com as inundações no município de Taió. 2017. 
http://www.comunitexto.com.br/controle-de-enchentes-medidas-estruturais-e-nao-estruturais/#.WgiUmFWnHIU

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais