Buscar

Questões Reações de Hipersensibilidade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 – A reação de hipersensibilidade do tipo I é também conhecida como imediata ou hipersensibilidade anafilática. Esse tipo de reação geralmente ocorre imediatamente após o contato com o antígeno pelo indivíduo sensibilizado, podendo envolver a pele, causando urticária e eczema; os olhos, causando conjuntivite; a nasofaringe, causando rinorreia e rinite; os tecidos bronco-pulmonares, causando asma e o trato gastrointestinal, causando gastroenterite. Em alguns casos, esse tipo de reação pode levar à morte. Em relação às reações de hipersensibilidade do tipo I, responda:
a) Explique como ocorre o processo de sensibilização a um antígeno caracterizado como alérgeno (ex. pólen) por um indivíduo atópico. (Obs: Falar sobre apresentação de antígenos, ativação de linfócitos T e B, troca de classe, perfil Th2, mastócitos e IgE)
b) O que ocorre quando o indivíduo do item a, que foi sensibilizado, sofre uma reexposição ao pólen? (Levando-se em conta que esse indivíduo tem uma alergia leve/moderada ao pólen). Explique os mecanismos imunológicos que ocorrem citando as células, os mediadores e os processos envolvidos. 
c) A asma, uma das doenças crônicas mais comuns em todo o mundo, é uma síndrome inflamatória complexa das vias aéreas, com diferentes fenótipos clínicos em adultos e em crianças. Sabendo que a asma é considerada uma grave reação de hipersensibilidade do tipo I, explique, de forma sucinta, os mecanismos imunopatológicos dessa doença, citando as principais células e os mediadores envolvidos nesse processo. 
2 - Hipersensibilidade se refere às reações imunes excessivas, indesejáveis e prejudiciais que são direcionadas inapropriadamente aos tecidos do hospedeiro causando lesão tecidual e doença. Acerca desse tema, responda: 
a) Mãe Rh- teve o 1º filho com grupo sanguíneo Rh+ e não fez terapia com a vacina Rogam, ou seja, durante o parto houve a sensibilização da mãe após o sangue do filho entrar em contato com sangue dela. O que acontecerá se essa mãe engravidar novamente e o 2º filho tiver grupo sanguíneo Rh+? Qual a reação de hipersensibilidade que caracteriza esse processo? Justifique. Explique sucintamente os mecanismos imunológicos envolvidos. (Obs: Falar sobre: o processo de sensibilização, troca de classe, tipo de imunoglobulina envolvida, célula(s) ou componentes imunológicos envolvidos.)
b) Uma paciente de 20 anos procura atendimento com queixas de febre, dores articulares generalizadas e a presença de lesão facial do tipo asa de borboleta. É feito o diagnostico de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES). Sabendo que essa doença é considerada um protótipo de reação de hipersensibilidade do tipo III, explique de acordo com seus conhecimentos e como foi explicado em sala de aula, os mecanismos imunológicos que caracterizam essa doença, citando os componentes imunológicos e as células envolvidas nesse processo. Além disso, explique as características dos antígenos envolvidos nessa reação e defina o termo fagocitose frustrada. 
c) Um paciente fez o teste da tuberculina (PPD) e tem resultado positivo. Ao fazer um exame de imagem do tórax, detectou-se a presença de um granuloma no pulmão esquerdo. O granuloma formado na tuberculose latente, em resposta a infecção pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis caracteriza qual tipo de reação de hipersensibilidade? Justifique. Por que essa bactéria induz a formação desse processo inflamatório granulomatoso? Ilustre (desenhe) um granuloma, indicando todas as células e mediadores envolvidos.

Outros materiais