Buscar

AV PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Prévia do material em texto

s
	Avaliação: CEL0733_AV_» PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES
	
	
	Tipo de Avaliação: AV
	
	
	
	
	
	Professor:
	DILSON PALHA TAVEIRA
	Turma: 9005/AE
	Nota da Prova: 7,0 Nota de Partic.: 0 Av. Parcial 0 Data: 14/11/2017 18:58:54
	
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201511416298)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	Ford, em sua fábrica de automóveis, adota os princípios tayloristas de organização do trabalho, introduzidos desde o fim do século XIX. O taylorismo é, portanto, anterior ao fordismo. Explique como Taylor buscou obter mais produtividade.
		
	
Resposta: Dividindo o trabalho por etapas, colocando cada trabalhador com uma função
	
Gabarito: Taylor buscou obter maior produtividade, organizando racionalmente o trabalho na fábrica. A gerência pensava e os trabalhadores executavam apenas uma pequena parcela do processo de trabalho, que era dividido de modo a aumentar a produção. Para aumentar a produção, e consequentemente os lucros, Taylor dava prêmios aos operários que produzissem mais e buscava ensinar os movimentos que cada operário deveria fazer para agilizar o processo de produção.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511416315)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	O treinamento no paradigma fordista ocupa-se apenas em adequar o trabalhador ao posto de trabalho. E no paradigma flexível, no que se baseia o treinamento?
		
	
Resposta: O paradigma flexivel esta assentado em novs tecnicas e modelos proutivos, caracterizado pelo uso intensivo de tecnologias microeletrônicas; com o processo de restruturação produtiva marcado pela crescente incorporação da tecnologia o trabalhador precisa ter iniciativa, capacidade de inovar, de trabalhar em equipe e adaptar-se facilmente a mudanças.
	
Gabarito: No paradigma flexível, o treinamento passa a preocupar-se com a formação e crescimento das pessoas.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta adequada.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201510747962)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
	
		
	
	
	I, II e III
	 
	I, II, III, IV e V
	
	I e II
	
	I, IV e V
	
	III e IV
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511277154)
	Pontos: 0,0 / 1,0
	A produção fordista, baseada na eletromecânica característica desta fase, de modo geral operava com equipamentos rígidos, adequados à produção em larga escala. A partir dos textos estudados, não é correto afirmar com relação a produção fordista que:
	
		
	
	
	Esta produção era provocadora de grande rotatividade da força de trabalho.
	
	Havia uma intensa divisão e fragmentação do trabalho.
	 
	Os trabalhadores passavam a exercer tarefas coletivas, integradas, significando uma real qualificação.
	 
	Adotava-se um processo de trabalho extremamente rígido.
	
	Havia um acentuado controle da supervisão sobre o funcionamento de linhas de produção.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201510781464)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	LEIA O TEXTO QUE SEGUE, IDENTIFIQUE OS ITENS COMO VERDADEIROS OU FALSOS E DEPOIS MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
NOS ANOS 70 A PARTIR DA CRISE OCORRIDA NO ESTADO DE BEM ESTAR SOCIAL OCORRE UMA TRANSIÇÃO NO REGIME DE ACUMULAÇÃO E NO MODO DE REGULAMENTAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA A ELE ASSOCIADO. ASSIM, A DÉCADA DE 70 REPRESENTOU UM MOMENTO HISTÓRICO CENTRAL, QUANDO CONSIDERAMOS AS MUDANÇAS OCORRIDAS NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA. SURGE ENTÃO, A PARTIR DESTA DÉCADA, UMA NOVA CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA DO CAPITAL, CARACTERIZADA, PRINCIPALMENTE, POR SEU ACENTUADO PROCESSO DE MUNDIALIZAÇÃO E PELO ADVENTO DE UM NOVO FORMATO DE REGULAÇÃO ESTATAL: O ESTADO NEOLIBERAL, SENDO ESTE UM NOVO REGIME DE ACUMULAÇÃO: O PARADIGMA FLEXÍVEL. EM SABER QUE O PARADIGMA FLEXÍVEL ESTÁ ASSENTADO EM NOVAS TÉCNICAS E MODELOS PRODUTIVOS, CARACTERIZADOS PELO USO INTENSIVO DE TECNOLOGIAS DE BASE MICROELETRÔNICAS É CORRETO AFIRMAR QUE:
I.A NOVA BASE TÉCNICA ORIENTOU UM NOVO PARADIGMA TECNOLÓGICO DENOMINADO DE PARADIGMA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL. ( )
II.A NOVA BASE TÉCNICA PROVOCOU UM IMPACTO NA CONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO. ( )
III.UMA NOVA REALIDADE TOMA CONTA DO CENÁRIO SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.( )
IV.O NOVO PARADIGMA ESTÁ FUNDAMENTADO NA AUTOMAÇÃO E NA INFORMATIZAÇÃO, SENDO CARACTERIZADO PELA: INTEGRAÇÃO, FLEXIBILIDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DO PROCESSO PRODUTIVO. ( )
V.O TOYOTISMO PODE SER APONTADO COMO A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DO CAPITAL FRENTE ÀS MUDANÇAS ESTRUTURAIS NO CAPITALISMO. ( )
AGORA MARQUE A SEQUENCIA CORRETA.
	
		
	
	
	E-( ) F,F,V,F,V
	
	B.( ) V,F,F,V,V.
	 
	C.( ) V,V,V,V,F.
	
	A-( ) V,V,F,V,V
	
	D.( ) F,V,V,V,V
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511120836)
	Pontos: 0,0 / 1,0
	Após a crise dos anos 70, com o processo de reestruturação produtiva, marcado pela intelectualização das tarefas e pela crescente incorporação da tecnologia em todos os níveis de produção, passa-se a exigir dos trabalhadores maior escolaridade, capacidade de compreender os princípios de suas ações (e não apenas de executá-las), iniciativa, capacidade de inovar, de trabalhar em equipe e de se adaptar a mudanças. Surgem , então, as empresas hipermodernas. Podemos citar característica desta nova empresa, exceto que:
	
		
	
	
	Para que esse tipo de trabalhador mais qualificado possa manter sua adesão ao projeto capitalista e se comprometer com as finalidades da organização, certamente passa a ser necessário que as empresas desenvolvam novas estratégias e mediações, pois agora é mais difícil controlar os trabalhadores.
	
	As organizações hipermodernas desenvolvem mediações econômicas mais amplas, oferecendo salários mais elevados, possibilidades de ascensão na carreira e educação permanente, de modo que os trabalhadores aceitem o trabalho excessivo, os objetivos de lucro da empresa e a própria dominação capitalista.
	
	Nas empresas hipermodernas, os empregados são permanentemente submetidos a uma evangelização representada pelos manuais, pelo treinamento, pelas regras que lhe são impostas.
	 
	As organizações hipermodernas sofisticam e complexificam as mediações exercidas, de modo que os chefes são os detentores do poder e o determinador da conduta dos funcionários, com o objetivo de controlar e impedir conflitos.
	 
	A organização hipermoderna passa a produzir ela mesma uma ideologia conformista. Ela passa a produzir, de modo autônomo, uma ideologia, uma religiãoda empresa, um credo ao qual todos os trabalhadores devem fazer sua profissão de fé, do qual devem compartilhar e aderir.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201511161089)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	As transformações ocorridas no mundo do trabalho a partir dos anos 70 colocam em questão o paradigma tradicional de gestão das organizações, com sua concepção científica de administração (mesmo que enriquecida com as contribuições das teorias dos Sistemas e das Relações Humanas) e sua visão da formação profissional. De fato, a abordagem pautada na engenharia mostrou-se muito rígida e inadequada para suportar a rapidez das mudanças e as novas necessidades do processo de acumulação capitalista, que agora exige das empresas maior competitividade, supondo não só a incorporação das inovações tecnológicas, bem como novos modos de organizar a produção. (MALVEZZI, 1999)
 
Com base no estudo do texto anterior torne a frase abaixo VERDADEIRA marcando os itens com V para verdadeiro e com F para falso.
 
No paradigma flexível, o modelo de gestão foi assumindo uma nova feição, reorientando-se por uma estratégia de modernização que incorporava quatro novos elementos:
 
( ) a inovação.
( ) a flexibilidade.
( ) a organização estrutural.
( ) a integração
( ) a descentralização.
 
Agora assinale a sequência correta.
 
	
		
	
	
	( ) F,V,F,V,V,
	
	( ) F,F,V,V,V,
	 
	( ) V,V,F,V,V.
	
	( ) F,V,V,V,V,
 
	
	( ) F,V,V,V,F.
 
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511108747)
	Pontos: 1,0 / 1,0
	Considere as seguintes situações: 1. O funcionário de uma empresa ao ver o produto que ajudou a fabricar o percebe como algo estranho e hostil; 2. Uma funcionária desta mesma empresa, trabalha 8 horas por dia, mesmo sem gostar do que faz, porque precisa sustentar os filhos. Para ela o trabalho é determinado pela necessidade externa. As características descritas acima definem o processo de:
	
		
	
	
	Automatização
	
	Tomada de consciência
	 
	Alienação
	
	Flexibilização
	
	Governança
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201511365251)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	O treinamento consiste em um ciclo composto por quatro etapas: 1. DIAGNÓSTICO, 2 PLANEJAMENTO OU DESENHO, 3 IMPLEMENTAÇÃO . 4 AVALIAÇÃO. Assinale a resposta que se refere e ao DIAGNÓSTICO
	
		
	
	
	Abrange o acompanhamento e a verificação dos resultados do treinamento, assim como a análise crítica de todo o processo;
	
	Abrange a elaboração da programação dos treinamentos para atender às necessidades diagnosticadas;
	
	Abrange a elaboração da programação dos treinamentos para atender às necessidades diagnosticadas
	
	Trata-se da realização, da administração, da aplicação, da condução, do acompanhamento e da manutenção dos programas de treinamento previamente definidos;
	 
	Consiste no levantamento das necessidades de treinamento a serem satisfeitas. Elas podem ser passadas, presentes ou futuras;
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510777241)
	Pontos: 0,5 / 0,5
	A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo ¿ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais¿ (Quartiero & Cerny, 2005, p.24) Neste sentido, podemos afirmar que:
	
		
	
	
	(D) Contemplar a possibilidade de ser um projeto apenas presencial , e não necessariamente um local físico.
	 
	(C) A Educação corporativa deverá preocupar-se em desenvolver competências críticas no público interno e externo (familiares, clientes, fornecedores, distribuidores, parceiros comerciais e comunidade), e não somente nos funcionários
	
	(B) A educação corporativa deverá privilegiar o aprendizado organizacional fortalecendo o conhecimento individual
	
	(E) Aumentar a competitividade entre os indivíduos, e não apenas as habilidades individuais.
	
	(A) Um sistema de educação corporativa necessita preocupar-se com o desenvolvimento das competências exclusivamente empresariais, consideradas a única estratégia de viabilização de bons negócios

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes