Buscar

ARMAZENAMENTO EM NUVEM (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARMAZENAMENTO EM NUVEM: COMO FUNCIONA, VANTAGENS E COMO USAR
Quer conhecer o armazenamento em nuvem e como funciona? Na verdade, não há nada de complicado em seu funcionamento, tudo é muito simples, fácil e prático. Se você sabe como salvar, editar e acessar um arquivo em seu computador, também saberá como fazer as mesmas coisas em arquivos guardados na nuvem, com a vantagem de que não estão ocupando o espaço de sua máquina e de se poder acessar esses arquivos de onde estiver, além de compartilhar facilmente com outras pessoas, entre diversas outras funcionalidades.
E o armazenamento em nuvem funciona tanto para o trabalho quanto para sua vida pessoal. Sabe aqueles milhões de fotos que você tira, juntando cada vez mais todos os dias, e que ficam acumuladas em celulares e máquinas fotográficas digitais? Às vezes você até baixa algumas fotos do celular e só baixa as da máquina digital quando ela está lotada. Mas ocupam um espaço enorme no seu PC. Que tal enviar tudo isso para a nuvem, organizar em álbuns, com datas e comentários, e poder ver suas recordações sempre que quiser e de onde estiver? Use a nuvem!
E o mesmo se aplica para arquivos do seu trabalho, como planilhas, documentos de texto, arquivos de apresentação de slides e muitos outros!
Sem falar em aplicativos e programas que podem ser acessados pela nuvem e você usa tranquilamente em seus dispositivos. Toda vez que você usa o Waze no trânsito ou acessa o LinkeIn, por exemplo, você está usando um aplicativo armazenado na nuvem. Viu como o armazenamento em nuvem funciona?
Mas vamos ver mais alguns detalhes sobre armazenamento em nuvem e como funciona.
COMO FUNCIONA O ARMAZENAMENTO EM NUVEM
É muito simples. Algumas empresas especializadas e altamente tecnológicas, como Googe e Microsof, mantêm enormes servidores onde os arquivos são armazenados da mesma forma que você os armazena em seu computador, só que a quilômetros de distância de onde você está.
E como você acessa esses seus arquivos, agora tão longe? Hora: você usa a internet, digita um login e uma senha de segurança para se conectar à sua conta (igual quando você entre no facebook ou em outra mídia social) e acessa os seus arquivos nessas máquinas distantes muito rapidamente!
E pode ficar tranquilo! Para garantir a segurança dos seus arquivos, a maioria das empresas que oferecem esses serviços guarda os seus dados em duplicidade, isto é: os arquivos são salvos mais de uma vez e, muitas vezes, em servidores diferentes. Assim, se um deles não estiver funcionando, ele automaticamente achará o arquivo para você no outro servidor, sem que você nem note isso.
Outro truque dessas empresas é “quebrar” os arquivos em pedaços menores e guardar uma parte em cada lugar, evitando que alguém não autorizado consiga acessá-los indevidamente e, além de tudo isso, os dados podem ser criptografados!
São inúmeras as vantagens do armazenamento em nuvem e de como funciona em seu dia a dia!
VANTAGENS DO ARMAZENAMENTO EM NUVEM
Segurança
Como você viu, a segurança do armazenamento em nuvem funciona muito bem. E sua empresa não precisará investir em tecnologias de proteção de seus arquivos e se preocupar com ataques de rackers, está tudo protegido lá na nuvem!
Backups automáticos
Outra vantagem: nada de ficar salvando tudo em duplicidade em seus servidores, seus arquivo estão na nuvem.
Seus arquivos em qualquer dispositivo
Seja no computador do trabalho ou de sua casa, e mesmo de um amigo, no tablet, no laptop ou no smartphone, seus arquivos sempre estarão ao seu alcance, basta se conectar à internet.
Mobilidade
Se você pode se conectar de qualquer dispositivo, significa que você também pode se conectar de qualquer lugar que estiver!
Colaboração e trabalho em equipe
Armazenando seus arquivos na nuvem você poderá compartilhá-los muito mais facilmente com seus colegas de trabalho, trazendo mais agilidade e produtividade.
Não precisa instalar
Muitos programas que são acessados pela nuvem vão beneficiar você, como editores de texto, planilhas eletrônicas, softwares de gestão e CRM e muitos outros. E por estarem na nuvem, você não precisa instalar nem atualizar.
Sem custos de manutenção e de compra de equipamentos
Se você não precisa mais de um servidor enorme para armazenar arquivos, os custos de compra e manutenção vão diminuir drasticamente.
Agora que você sabe mais sobre o armazenamento em nuvem e como funciona, que tal passar a usá-lo em sua empresa e no seu dia a dia
6 INCRÍVEIS VANTAGENS DO ARMAZENAMENTO EM CLOUD
Muitas empresas ainda usam premissas errôneas que freiam a adoção do armazenamento em cloud, como a incerteza quanto à sua segurança.
 
Mas você se lembra dos primeiros passos do comércio eletrônico? Naquela época, todos desconfiavam em usar um cartão de crédito pela internet. E ver um extrato bancário pelo Internet Banking? Nem sonhávamos com essa possibilidade.
 
Hoje, todos esses receios foram vencidos, e utilizamos esses serviços de computação em nuvem naturalmente. A seguir, conheça seis benefícios da nuvem, incluindo sua segurança, que certamente acabará com o seu receio de consolidar esse modelo.
 
1. Acesso Móvel
Vai viajar para outro país e quer levar seus documentos com você? Isso não é problema. Sendo armazenados na nuvem, você pode acessá-los em qualquer lugar que possua conexão à internet.
 
A nuvem disponibiliza o acesso universal à computação de alta potência, com recursos de armazenamento em servidores de arquivos na nuvem para qualquer usuário com um dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet, com acesso à rede.
 
Sem o armazenamento na cloud, você teria que utilizar HDs externos para guardar dados importantes da empresa, correndo o risco de perde-los por roubo ou danos no aparelho.
 
2. Alta Colaboração
Para muitos funcionários de empresas, o trabalho colaborativo é um dos melhores benefícios que a nuvem pode oferecer.
 
No Google Drive for Work, vários usuários podem ter acesso aos documentos de um projeto simultaneamente, e quando há edições, as modificações aparecem automaticamente na tela dos outros usuários que estão utilizando o documento.
 
Voltando à sua viagem, como você faria para se comunicar com sua equipe está dentro da empresa? Você teria que se manter contato apenas por telefone, e-mail e redes sociais, não podendo acompanhar o andamento da empresa.
 
Com a nuvem, é possível melhorar muito a comunicação interna na empresa, realizar reuniões e conferências online através de Hangouts, mesmo que você esteja no outro lado do mundo.
 
3. Escalabilidade
Preocupado com o espaço para armazenamento em cloud? Com o crescimento da demanda na sua empresa, será necessário fazer um grande investimento de capital em máquinas físicas.
 
Mas com o novo modelo de computação em cloud, você pode executar tarefas que necessitam de computação de alto desempenho utilizando milhares de servidores na nuvem.
 
Em outras palavras, você executará tarefas muito maiores na nuvem do que em um servidor, e sem gastar muito por isso. A capacidade de armazenamento de arquivos em nuvem é ilimitada, e basta alocar mais um disco para aumentar seu espaço em disco.
 
4. Baixo Custo
Armazenamento em cloud computing é sinônimo de economia, pois reduz custos de aquisição, entrega e manutenção do poder computacional. Ao invés de investir em uma infraestrutura complexa e de alto custo, você pode comprar apenas os serviços de computação necessários para o seu negócio.
 
É possível contratar servidores apenas para suprirem um pico de utilização e, posteriormente, dispensá-los quando não forem mais necessários. Anos atrás, comprar um servidor de última geração certamente estaria fora de cogitação para um negócio com poucos colaboradores.
 
Hoje, seus dados podem estar rodando no mesmo servidor que os de uma multinacional.
 
5. Segurança Total
Diferentemente da computação tradicional, onde uma simples falha no disco rígido pode excluir todos os dados de seu negócios, um computador ou dispositivo móvelcom problemas na nuvem não afeta o armazenamento de informações.
 
O que aconteceria caso seu computador fosse roubado ou travasse durante seu trabalho? Todos os dados seriam perdidos, resultando em uma grande “dor de cabeça”. Na nuvem, mesmo que esses problemas ocorram, seus documentos permanecerão intactos.
 
6. Super Maximização de recursos
Se o seu departamento de TI estiver sobrecarregado, a computação em nuvem pode aliviar a carga de trabalho intensa.
 
Com isso, a equipe fica livre para trabalhar em tarefas relacionadas a negócios, e livra-se de pesadelos como falhas de rede. E caso você adote servidores físicos em sua empresa, com certeza terá custos maiores com manutenção, treinamento de funcionários e atualizações de softwares. Com um servidor de arquivos na nuvem, tudo isso é reduzido.

Outros materiais